TC 11,3 B (Salt.: sem III)
Terça-Feira da semana 11 do Tempo Comum.
São Romualdo, Abade, mf.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Todo este assunto se encontra no seguinte sítio («site» em inglês):
AQUI, letra S (Sinais dos Tempos).
*** *** ***
O homem sem DEUS no coração - longe da Sua companhia, que é tudo o que o coração humano deseja, o CÉU - é um infeliz e solitário, vive sem esperança, alimentando esperanças sem esperança. Pode até dizer que é feliz, e até acreditar no que diz!..., porque este mundo oferece muitas "drogas" para compensar a falta de sentido na vida. O problema é que, mais tarde ou mais cedo, vai cansar-se da "droga", que o aliena, esta não vai fazer mais o efeito desejável. Toma, então, consciência de sua realidade, uma vida sem sentido, vazia, e, se não se volta, cheio de esperança, para DEUS, cai no desespero e faz asneiras. Quantos já se suicidaram por causa disso mesmo? Da "droga", que o ia envenenando e à sua vida, e que aos poucos ia perdendo o seu efeito até não mais funcionar...
A única civilização que dá sentido e ilumina o homem, a família, a sociedade, a nação, o mundo, é a cristã, a própria história - não, nas excepções, mas na regra geral, é assim que se avalia alguma coisa, não citando excepções, mas observando a regra geral! -, mostra ao olho nú que é assim mesmo.
Se observarmos, mesmo as civilizações consideradas mais avançadas, podemos ver que é tudo só aparências, exterior, e o que prevalece, nos que vivem longe de DEUS, NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, é a miséria espiritual, que manifesta-se no egoísmo, nas palavras de ódio
(odiar, significa desejar a destruição do outro e o maior de todos os pecados é o ódio a DEUS, nenhum pecado é mais diabólico do que este!... Vemos muito isso na internet, a presença do ódio, o desejo de destruir o visado),
nas palavras doentias, na violência física com muita crueldade - não se limita à violência, mas inclui a crueldade -, na mentira, no roubo, na gula, na soberba, em todas essas coisas que são a herança do pecado original e que jamais darão a felicidade ao homem, jamais este terá paz e alegria no pecado.
Todas as outras civilizações, mais avançadas, menos avançadas, das mais avançadas, temos os romanos e os gregos, por exemplo, se observa, em todas elas. Quanta miséria e degradação social existia na Grécia antiga, por exemplo, quantas crueldades aconteciam, na adoração dos seus deuses. Uns mais deuses, outros menos deuses, porque deuses menores..., o politeísmo é uma degradação da religião, fruto da herança do pecado original.
Em todas as revoluções sociais, sem excepção, sempre tiveram um poder temporal a sustentá-la. O cristianismo foi a única que teve esse poder temporal a persegui-lo. Essa perseguição nunca deixou de existir, mesmo quando o poder temporal sabiamente se converteu a DEUS.
Em todas as revoluções sociais, sempre houveram vítimas e em grande número. No cristianismo, os "revolucionários" foram as vítimas, com o martírio de sangue ou da perseguição, e nunca mais parou de haver vítimas, até hoje.
Foi o cristianismo a causa eficiente da chamada civilização ocidental, que hoje não existe: foram os cristãos, com a sua FÉ em JESUS e no Seu EVANGELHO, que foram construindo a única civilização que se pode chamar de civilização do amor.
O mundo se afastou desta civilização. Aonde foi parar? Ainda não viu para onde caminha: sinais dos tempos!
Todas as revoluções sociais, sem excepção, usaram as técnicas de condicionamento social para imporem o seu modo de pensar à sociedade. Muito pensam pensar por conta própria e nem se dão conta que pensam segundo o condicionamento social. O cristianismo foi a excepção: aos poucos, e por fim, o próprio poder temporal, se foi descobrindo que ter a fé em JESUS CRISTO é o que o coração humano aspira, a ser feliz por ter DEUS a fazer parte da sua vida, dando sentido a todas as coisas e à sua própria vida.
Alguém andou a dizer que éramos cristãos, porque os nossos pais o foram, etc. Não misturemos alhos com bugalhos. Para ser cristão, não é preciso condicionamento social, basta descobrir como é bom ter DEUS por PAI, fazendo parte da sua vida. É claro que, sendo bom, vou desejar isso para os meus filhos, claro! Só o que não é bom - e tudo que ofende a DEUS e afasta o homem de DEUS não pode ser bom, mas mau e mal dos males - precisa condicionamento para enganar, para convencer que é bom. Mas, mais tarde ou mais cedo, se vê o resultado de tal engano.
Vivemos num mundo que é uma selva de leis cada vez mais espessa: leis e mais leis, regras..., cada vez menos liberdade. Se o mundo tivesse acreditado em JESUS CRISTO, como há-de acreditar no Juízo Final, não haveria essa floresta de leis para tentar remendar os males que uma civilização sem DEUS (no centro!) causa no homem e na sociedade. Tudo seria mais simples, ouvindo a voz da nossa consciência, que é a VOZ DE DEUS, em vez de ouvirmos outras vozes, que vem do Diabo (da tentação, da mentira), disfarçadas em voz da consciência...
Na verdade, esta LEI, que hoje te prescrevo, não é muito difícil para ti nem está fora do teu alcance. Não está no CÉU, para se dizer: «Quem subirá por nós até ao CÉU e no-l'A irá buscar para A escutarmos e praticarmos?» Não está tão pouco do outro lado do mar, para se dizer: «Quem atravessará o mar e no-l'A irá buscar para A escutarmos e praticarmos?»
A LEI está muito perto de ti, na tua boca e no teu coração, para A praticares.
(Deuteronómio XXX, 11-14)
Esta LEI, lei do AMOR, dispensa outras leis. Aqui está a verdadeira liberdade, porque a liberdade busca a felicidade. Muita gente fala ser livre, senhor do seu nariz, diz, e não é feliz, não tem paz, a alegria não habita no seu coração: falsa liberdade.
Hoje mesmo, tu podes ser feliz. Vai até à igreja e reconcilia-te com o SENHOR através do Sacramento da Reconciliação. Não deixes isso para amanhã.
Uma boa terça-feira e até amanhã, se DEUS quiser!