domingo, 23 de dezembro de 2018

04 Sinais dos Tempos

TA 4,1 C (Salt.: sem IV)
4º DOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO.

São João de Kenty (Câncio), Presbítero, mf.

1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.

***   ***  ***

Todo este assunto se encontra no seguinte sítio («site» em inglês):

AQUI, letra S (Sinais dos Tempos).

***   ***   ***

O NATAL é o nascimento do SALVADOR do mundo. Festejamos no NATAL a misericórdia de DEUS que se cumpriria no mistério da PÁSCOA.

Adoração dos Pastores | Gerard van Honthorst


Contaram-me que alguém escreveu algo dizendo que não há nada de mais hipócrita do que a festa (ou as festas? Só há uma) do NATAL. Disse logo que trata-se de uma bela tolice e os meus amigos, não entendendo de início por que disse o que disse, disseram-me que teria que primeiro ler o artigo.

Tive que explicar - e vou explicar aqui -, porque não preciso de ler o que essa pessoa escreveu sobre o NATAL, a festa do NATAL, para dizer que se trata de disparate.

Por acaso, até tentei ler o artigo, mas não consegui descobrir onde, para saber o que andou a dizer sobre o NATAL. Mas não é preciso, o título já é uma asneira, fruto da ignorância sobre o mistério do NATAL.

O NATAL é, em primeiro lugar, uma celebração litúrgica, a festa independe de quem a festeja, se é santo ou pecador, crente ou não crente, justificado pelo DEUS MENINO e vivendo dessa GRAÇA, ou ainda homem velho porque não foi libertado pelo SENHOR. Não depende de quem festeja (o NASCIMENTO DE JESUS, claro!).

Nem depende do que se está a festejar quem festeja: o NATAL, NASCIMENTO DO SALVADOR DO MUNDO, ou outra coisa? Independe de ser cristão ou não (outras celebrações), porque nada disso muda o que é o NATAL: o NASCIMENTO DO SALVADOR DO MUNDO.

O NATAL não vai deixar de ser o que é, NATAL DE JESUS, se alguém, não sendo cristão, celebra outra coisa.

O que é que isso tem a ver com hipocrisia?!

O NATAL é o NASCIMENTO SOBRENATURAL de DEUS feito homem, num tempo da história da salvação, sem deixar de ser o que é eternamente, DEUS, para libertar o homem do jugo do mal, da pena eterna, e elevá-lo à dignidade, superior à original, de participar da própria vida de DEUS.

Na celebração litúrgica do NATAL, a CRIAÇÃO inteira, que só obedece ao CRIADOR (CÉU, Terra e PURGATÓRIO) festeja solenemente - pelo mistério PASCAL (realizado pelo DEUS MENINO mais tarde, já adulto) - o mistério da ENCARNAÇÃO e do NATAL, dando graças a DEUS pela Sua misericórdia para connosco.

Em particular, festejam o NATAL os mártires cristãos, que não renegam a sua fé e amor a JESUS (a DEUS). Não deixam de festejar o NATAL, o NASCIMENTO DE JESUS, mesmo correndo o risco de vida. Seriam hipócritas?

Esse DEUS MENINO, que nasceu (NATAL), mais tarde vai dizer para não julgarmos ninguém. E devemos pedir fervorosamente ao SENHOR, através da Sua e nossa MÃE, a preciosa humildade para não acreditarmos na mentira de que somos melhores do que os outros.

O DEUS MENINO não veio para salvar os que não precisam de ser salvos, que também não existem, cuidado com o orgulho!, mas para salvar os pecadores, a humanidade inteira, e é isso que, através da EUCARISTIA é celebrado, festejado, com muita alegria e solenidade, no dia do NATAL. Esta festa permanece por oito dias - OITAVAS DO NATAL -, e o Tempo do Natal, iniciado no NATAL, vai até ao mistério do BAPTISMO DO SENHOR. Vem depois o Tempo Comum.

DE Adoração dos Pastores | Gerard van Honthorst


Como não li o artigo, não sei porque o autor do artigo chama à festa de NATAL a mais hipócrita das festas, mas todos os pecadores, sem excepção, podem e devem festejar o NATAL, porque todos, graças a DEUS MENINO, que celebramos, podemos alcançar o perdão dos nossos pecados. ESTE menino, mais tarde, reparará na CRUZ todas as nossas faltas. O que é que isso tem a ver com hipocrisia?

Continuação de um Santo Tempo do Advento, que já vai terminando - amanhã à tarde já entramos no Tempo do Natal com o NATAL DO SENHOR -, e até amanhã, se DEUS quiser!