TC 07,2 C (Salt.: sem III)
Segunda-Feira da semana 7 do Tempo Comum.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Todo este assunto se encontra no seguinte sítio («site» em inglês):
AQUI, letra S (Sinais dos Tempos).
*** *** ***
Ouve-se dizer por toda a parte que existe entre vós um caso de imoralidade, e uma imoralidade como não se encontra nem mesmo entre os pagãos: um de vós vive com a mulher de seu pai. E continuais cheios de orgulho, em vez de andardes de luto, a fim de que seja retirado do meio de vós o autor de tal acção. Quanto a mim, ausente de corpo mas presente em espírito, já julguei, como se estivesse presente, aquele que assim procedeu: em NOME do SENHOR JESUS e com o Seu poder, por ocasião de uma assembleia onde eu estarei presente em espírito, que tal homem seja entregue a Satanás para mortificação da sua carne, a fim de que o seu espírito seja salvo no Dia do Senhor.
(1 Coríntios V, 1-5)
Continuais cheios de orgulho, em vez de andardes de luto, a fim de que seja retirado do meio de vós o autor de tal acção.
Seja, diz São Paulo, retirado da Assembleia dos fiéis, isto é, da IGREJA.
O que aconteceu nestes dias sobre casos de abusos não é diferente do já acontecia no início do cristianismo, quando alguns cristãos, infiéis, se misturavam e imitavam os costumes pagãos, os costumes do homem velho.
Como disse o Papa Francisco, essa coisa (joio), que abunda no mundo por ter rejeitado a fé em JESUS CRISTO, e que é horroroso, torna-se monstruoso, quando praticado por membros da IGREJA. É diabólico mesmo, porque é por dentro que Satanás mais procura enfraquecer a IGREJA, sacramento de salvação para o mundo, misturando o seu joio, abundante no mundo, com o trigo da IGREJA.
Como dizia o Papa emérito Bento XVI, quando uma árvore cai, causa estrondo e atrai as atenções de todos, enquanto a floresta dos fiéis ao SENHOR, que são martirizados, perseguidos, discriminados, violados nos seus direitos, mas não desistem, jamais, de praticar o bem, porque são fiéis ao SENHOR, à sua vocação de cristão, não são notícia, nem precisam disso.
O que aconteceu neste dias é diferente do aconteceu no início e em todos os tempos da história da IGREJA? Assim o Papa Francisco, assim São Paulo, quando decreta a sorte do caso de incesto:
Em NOME do SENHOR JESUS e com o Seu poder, por ocasião de uma assembleia onde eu estarei presente em espírito, que tal homem seja entregue a Satanás para mortificação da sua carne, a fim de que o seu espírito seja salvo no Dia do Senhor.
São Paulo diz que esse cristão deve ser expulso da comunidade. Já estando nas garras do príncipe deste mundo devido ao gravíssimo pecado mortal, sem o grande bem que é receber o Sacramento da Reconciliação e participar da Santa Missa e ter acesso aos outros sacramentos, não teria condições de se libertar do poder do Maligno, como acontece com todos os que estão no estado do pecado mortal: não têm forças para se libertar dele e se vê isso nas grandes provações, o que acontece e logo se torna notícia.
Seja entregue a Satanás para mortificação da sua carne.
Não é nada agradável estar sob o influxo do príncipe deste mundo, é uma verdadeira mortificação. (O sofrimento sem CRISTO é muito maior que o que tem a consolação do SENHOR, já dizia alguém e é verdade) Mas isso dá possibilidade ao arrependimento e ao retorno à comunidade.
O mundo que não conheceu JESUS - isto é visível ao olho nú, do que se vê nas notícias, do que se escreve na internet, nas revistas, nos jornais, etc - não perdoa quem erra, a justiça confunde-se com vingança e não se admite que amanhã uma pessoa possa mudar e até tornar-se santa. Quem não conheceu JESUS (ou não O quis conhecer, tornando-se infiel) está cheio de desvantagens, em relação aos que vivem a conversão diária, como pede NOSSA SENHORA, no conhecimento do Seu FILHO. Só no ESPÍRITO SANTO podemos conhecer JESUS, mas ELE nos foi dado no baptismo. Conhecer JESUS, significa conhecer DEUS PAI (e o ESPÍRITO SANTO que nos faz participar da vida de DEUS).
Ao contrário do mundo que não conheceu JESUS e, por isso, quando entra em grandes provações revela o homem que habita nele, o homem velho, o castigo que a IGREJA aplica aos seus membros vem da CARIDADE. O CAMINHO da IGREJA é o do Seu SENHOR, que perdoou a todos nós na CRUZ. Se não perdoamos, como podemos esperar o perdão de DEUS? ELE é justo e não pode perdoar (ofensa infinita) quem não perdoa (uma ofensa finita, insignificante).
Para DEUS, para o SENHOR, ninguém está "queimado" para sempre, como faz o mundo. Assim, também para a IGREJA e para o fiel: ninguém está "queimado".
O castigo da IGREJA aos seus membros é na esperança de que sejam salvos, como o filho pródigo que retorna à casa do PAI. A IGREJA e o fiel imitam JESUS na CRUZ: detesta o mal, mas ama o pecador, deseja que todos venham a reconciliar-se com DEUS e sejam salvos:
Tal homem seja entregue a Satanás para mortificação da sua carne, a fim de que o seu espírito seja salvo no Dia do Senhor.
Meus filhos, tão facilmente esqueceis o Meu FILHO, as Sua palavras, o Seu amor.
Este é o problema. Aqui está a origem da infidelidade, quando não seguimos mais JESUS, mas as modas do mundo.
Uma boa segunda-feira, e até amanhã, se DEUS quiser!