TP 6,6 C (Salt.: sem II)
Sexta-Feira da semana 6 do Tempo Pascal.
VISITAÇÃO DE NOSSA SENHORA, FESTA.
![]() |
Na visita de NOSSAS SENHORA à Sua prima Santa Isabel, JESUS recém-concebido santificou o primo São João Baptista já há 6 meses no seio de Santa Isabel. |
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Todo este assunto se encontra no seguinte sítio («site» em inglês):
AQUI, letra M.
*** *** ***
Um dia, Paulo, de pé no meio do Areópago, disse:
«Atenienses, vejo que sois em tudo muitíssimo religiosos. Na verdade, quando eu andava percorrendo a vossa cidade e observando os vossos monumentos sagrados, encontrei até um altar com a inscrição:
‘Ao DEUS desconhecido’.
Pois bem: AQUELE que adorais sem O conhecer, é ESSE que eu vos anuncio. O DEUS que fez o mundo e tudo o que nele existe é o SENHOR do céu e da terra. Não habita em templos feitos por mãos humanas, nem é servido pelas mãos dos homens, como se tivesse necessidade de alguma coisa.
É ELE que a todos dá a vida, a respiração e tudo o mais.
Criou de um só homem todo o género humano, para habitar sobre a superfície da Terra, e fixou períodos determinados e os limites da sua habitação, para que os homens procurassem a DEUS e se esforçassem realmente para O atingir e encontrar, pois, na verdade, ELE não está longe de cada um de nós. É n’ELE que vivemos, nos movemos e existimos, como disseram alguns dos vossos poetas:
‘Somos da raça de DEUS’.
Se nós somos da raça de DEUS, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e engenho do homem.
Sem olhar a estes tempos de ignorância, DEUS fez saber agora aos homens que todos e em toda a parte se devem arrepender; pois ELE fixou um dia em que há-de julgar o universo com justiça por meio de um homem que escolheu, e deu a todos motivo de crédito, ressuscitando-O de entre os mortos».
(Actos XVII, 15.22-31)
Este discurso de São Paulo é surpreendente, já que São Paulo, apesar de ser culto, um doutor da Lei, não era filósofo. Nós - e qualquer outra criatura inteligente -, só podemos compreender DEUS por analogia, pelos efeitos que observamos nas coisas. Por exemplo, observamos a beleza presente nas criaturas e, daí, por analogia, dizemos que DEUS é a BELEZA INCRIADA de Santo Agostinho, a causa INFINITA da beleza finita presente numa flor, por exemplo.
Sabemos que o homem, sem a REVELAÇÃO (de DEUS), pode ter as idéias mais deformadas sobre DEUS, até cair na contradição de admitir diversos deuses, uns maiores, outros menores. Essa contradição existia na Roma pagã, bem como na Grécia pagã. E agora, parece que a Europa, depois de ter conhecido o verdadeiro DEUS, quer regredir, cair nas superstições e ignorância, voltando aos deuses e deusas, e construir uma torre de Babel para chegar ao "céu" sem DEUS. Toda a torre de Babel está destinada a ruir e o "céu" sem DEUS é o Inferno, ninguém queira isso.
Atenienses, vejo que sois em tudo muitíssimo religiosos.
De facto, eram, mesmo que com uma idéia deformada sobre DEUS, acreditando em muitos deuses. É o efeito do pecado original. Mas, mesmo no meio da ignorância sobre DEUS, misteriosamente São Paulo observa um altar ao DEUS desconhecido, que se tornou conhecido pelo FILHO DE DEUS, quando veio ao mundo na nossa carne:
Quando eu andava percorrendo a vossa cidade e observando os vossos monumentos sagrados, encontrei até um altar com a inscrição: ‘Ao DEUS desconhecido’. (O verdadeiro DEUS vivo, presente no meio dos deuses e deusas)
De facto, só JESUS revelou QUEM é DEUS, O fez conhecido sem erros humanos, o verdadeiro DEUS, O que São Paulo prega aqui aos atenienses:
AQUELE que adorais sem O conhecer, é ESSE que eu vos anuncio.
O DEUS que fez o mundo e tudo o que nele existe é o SENHOR do céu e da terra. Não habita em templos feitos por mãos humanas (como os deuses e deusas da imaginação humana), nem é servido pelas mãos dos homens, como se tivesse necessidade de alguma coisa (deuses precisado dos favores humanos..., até onde pode ir a idéia tão contraditória sobre DEUS!). É ELE que a todos dá a vida, a respiração e tudo o mais.
É ELE que a todos dá a vida, a respiração e tudo o mais.
Tudo é dom de DEUS. Não somos donos de nada, salvo do nosso pecado. Mais adiante, repete São Paulo:
É n’ELE que vivemos, nos movemos e existimos.
E continua São Paulo:
Criou de um só homem todo o género humano, para habitar sobre a superfície da Terra, e fixou períodos determinados e os limites da sua habitação, para que os homens procurassem a DEUS e se esforçassem realmente para O atingir e encontrar, pois, na verdade, ELE não está longe de cada um de nós.
Criou de um só homem todo o género humano.
A Ciência já confirmou que o homem tem uma única origem. A espécie humana é única (monogenismo). Os defensores do poligenismo (várias espécies humanas), não têm como defender esses seus desejos, porque a Antropologia provou o monogenismo, como está na REVELAÇÃO na Bíblia.
Os dados actuais da Ciência levam à conclusão de que a humanidade teve um só berço de origem, provindo duma só espécie.
Criou de um só homem todo o género humano.
DEUS é a SALVAÇÃO, mas respeita a liberdade humana, não quer impor nada. Na imposição não há amor e DEUS é AMOR. DEUS colocou o homem em prova de fé: antes de podermos vê-l'O, em VISÃO BEATÍFICA, no CÉU, precisamos de desejar procurá-l'O - este é o ponto de partida -, para poder conhecê-l'O, muito mais do que a nossa razão pode conhecer d'ELE, pois já não será conhecimento do esforço da nossa razão, mas da Sua revelação privada. Conhecendo-O, mesmo que ainda não seja na VISÃO, já fica impossível não amá-l'O e não optar por ELE, pela SALVAÇÃO, pela FELICIDADE. Foi assim com todos os santos:
Criou de um só homem todo o género humano, para habitar sobre a superfície da Terra, e fixou períodos determinados e os limites da sua habitação, para que os homens procurassem a DEUS e se esforçassem realmente para O atingir e encontrar.
O nosso corpo material é a habitação temporária (a tenda de São Paulo), o tempo que DEUS dá a cada um de nós, na prova de fé. Na ressurreição dos corpos, tal corpo será espiritual permitindo ver DEUS sem morrer de felicidade, pois o espiritual é imortal.
Este é o tempo dado para procurarmos DEUS, a SALVAÇÃO:
Fixou períodos determinados e os limites da sua habitação, para que os homens procurassem a DEUS e se esforçassem realmente para O atingir e encontrar.
Há quem diga não crer em DEUS. Reza? Já O procurou? Ou prefere dizer que não crê em DEUS? Isto é muito perigoso, porque DEUS:
Fixou períodos determinados e os limites da sua habitação, para que os homens procurassem a DEUS e se esforçassem realmente para O atingir e encontrar.
Não querer procurar DEUS, que se faz na oração, é violar o dever da Religião.
A RAINHA DA PAZ fez-nos este pedido:
Queridos filhos, EU vos convido a espalhar a fé no Meu FILHO - a vossa FÉ. Vós, Meus filhos iluminados pelo ESPIRITO SANTO, Meus apóstolos, transmiti-A aos outros - àqueles que não acreditam, que não conhecem e não querem conhecer -, mas, para isso, deveis rezar muito pelo dom do AMOR, porque o amor é o sinal da verdadeira FÉ, e vós sereis apóstolos do Meu AMOR.
JESUS é o CAMINHO para o PAI, para o encontro com DEUS, mas há os que não acreditam porque não conhecem nem querem conhecer o SENHOR.
Todo o adulto tem capacidade para conhecer DEUS. O pecado do mundo consiste precisamente nisto: não procurar DEUS.
Por isso, o mundo está onde está e, ironizando, estamos no século 21! Temos um ocidente que teve o imenso favor de ter conhecido o cristianismo e, depois, apostatou, abandonando a fé no SENHOR que salva, por aquilo que não salva, pode até condenar, e é passageiro.
Está DEUS longe de nós? DEUS está em toda a parte, dando existência a tudo em criação contínua:
ELE não está longe de cada um de nós. É n’ELE que vivemos, nos movemos e existimos.
É n’ELE que vivemos, nos movemos e existimos, como disseram alguns dos vossos poetas: ‘Somos da raça de DEUS’.
Fomos criados à imagem e semelhança de DEUS. "Raça", aqui, é nesse sentido.
Se nós somos da raça de DEUS, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e engenho do homem. Sem olhar a estes tempos de ignorância (sobre o verdadeiro DEUS), DEUS fez saber agora aos homens que todos e em toda a parte se devem arrepender; pois ELE fixou um dia em que há-de julgar o universo com justiça por meio de UM homem (JESUS, DEUS humanado) que escolheu, e deu a todos motivo de crédito, ressuscitando-O de entre os mortos.
Cumpramos com o nosso dever de Religião, que também é necessidade de salvação..., procurando conhecer o SENHOR.
Continuação de uma boa sexta-feira, celebrando o mistério da VISITAÇÃO, e até amanhã, se DEUS quiser!