TP 5,1 C (Salt.: sem I)
5º DOMINGO DO TEMPO PASCAL.
![]() |
Como canta o salmista, ainda que tudo desabe, nada tememos, porque o SENHOR ressuscitou, o SENHOR está connosco. Aleluia! Aleluia! |
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Todo este assunto se encontra no seguinte sítio («site» em inglês):
AQUI, letra O.
*** *** ***
Rezai, para que a oração ocupe o primeiro lugar (prevaleça) em todas as situações nos vossos corações.
A RAINHA DA PAZ ensina-nos algo que devia ser óbvio, não fosse a desordem do pecado original em nós: em todas as situações da nossa vida, devemos contar sempre e em primeiro lugar com a ajuda e conselho de DEUS, recorrendo a ELE; com a ajuda da MÃE DO CÉU, através da Sua intercessão e conselho. Então, tudo correrá o melhor possível, porque segundo a VONTADE DE DEUS. Somos livres e NOSSA SENHORA nos convida à oração, o mais importante antes de tudo mais. Se fizéssemos assim, não faríamos asneiras, não haveria precipitações, não haveria engano. E qualquer coisa que não tivéssemos entendido, na oração, sobre a VONTADE DE DEUS, DEUS daria conserto e até faria surgir desse mal um bem maior.
Esta oração, a verdadeira oração, é interior - mesmo quando é comunitária e dizemos palavras ou cantamos - habita no nosso coração, podendo manifestar-se exteriormente ou não:
A oração ocupe o primeiro lugar (prevaleça) em todas as situações nos vossos corações.
No convite acima, NOSSA SENHORA nos ensina que só seremos felizes, na paz que só JESUS pode dar, se a oração estiver presente em todas as situações da nossa vida, até quando estamos a dormir, como o que há de mais importante. Foi assim, na Terra, com JESUS e a VIRGEM MARIA, com SÃO JOSÉ. Nem sempre podemos nos isolar ou estar em oração na igreja, mas, como fazia NOSSO SENHOR, devemos - é essencial! - procurar tempos de oração a sós com DEUS:
Cada um de vós encontre tempo para a oração, para que, na oração, possais encontrar DEUS.
E este é um tempo muito especial, de espera, esperando a vinda do ESPÍRITO SANTO... Como deve ser sempre assim, em todos os momentos da nossa vida, pela oração, a espera da manifestação do ESPÍRITO SANTO, que nos guia e nos santifica. Todos os dias da nossa vida, em qualquer tempo litúrgico, são tempos de espera, de atenção à manifestação de DEUS no coração, que permite ver a manifestação de DEUS em todas as coisas à nossa volta, como tem ensinado a RAINHA DA PAZ. E a fé vai crescendo e se fortalecendo.
A oração deve prevalecer em toda a nossa vida, em particular, nos tempos em ficamos, como acontecia com JESUS na Terra, a sós. Depois, JESUS glorificava o PAI com obras. NOSSA SENHORA nos convida à oração pessoal, a sós com DEUS, em imitação a JESUS. Para continuarmos, depois, em em oração na rua, na igreja, em todos os lugares, situações e tempos da nossa vida, é um dom do ESPÍRITO SANTO, que vem da oração. Eis a mensagem acima mais completa:
Cada um de vós encontre tempo para a oração, para que, na oração, possais encontrar DEUS. Não desejo que faleis de oração, mas que rezeis verdadeiramente. Cada dia vosso seja cheio de oração de agradecimento a DEUS, pela vida e por tudo que possuís. Não desejo que as vossas vidas sejam cheias de palavras, mas que glorifiqueis a DEUS com obras!
Eis o fruto da oração:
Abri-vos à oração e pedi a DEUS a conversão dos vossos corações; e tudo mais ELE vê e providencia.
ELE vê e providencia.
E a RAINHA DA PAZ, com a elegância e a simplicidade ao dizer as coisas, dá-nos uma imagem bem bonita do que pode acontecer na oração, aquela que é a única arma da paz.
Queridos filhos, rezai, rezai, apenas rezai, até que o vosso coração se abra à FÉ como a flor se abre aos raios quentes do Sol.
Apenas rezai.
Esta é a melhor maneira de vivermos a nossa vida no dia a dia, ter sempre o pensamento, o coração em DEUS, NOSSO SENHOR, para que esteja sempre connosco em todas as situaçães da nossa vida. Somos livres e nós é que escolhemos se queremos - nós, o casal, o religioso, o sacerdote, a nossa família, a nossa paróquia, etc, a sociedade, a nação, o mundo - ser felizes ou não.
Em todas as situações esteja a oração em primeiro lugar, insiste de novo a RAINHA DA PAZ. Então, DEUS SE manifesta e a FÉ cresce e se fortalece. Porque a nossa fé, a fé cristã, que não é coisa pessoal, mas a fé da IGREJA, vivida como POVO DE DEUS, não é uma coisa abstracta, mas concreta, como diz o SENHOR pelo Seu profeta:
«O Meu justo viverá pela fé.»
Só nesta vida se vive pela fé, que não é "a minha fé", como se diz - como se fosse possível a fé em CRISTO JESUS fora de CRISTO JESUS -, mas dom de DEUS, fé sobrenatural. Depois, viveremos na VISÃO. A FÉ é a luz (de CRISTO), que nos conduz à VISÃO, ao CÉU, a DEUS. Só JESUS é o CAMINHO, só ELE nos pode salvar.
Queridos filhos, rezai, rezai, apenas rezai, até que o vosso coração se abra à FÉ como a flor se abre aos raios quentes do Sol.
Aleluia! Aleluia!
Um Santo DOMINGO, o primeiro dia da semana, o principal e mais útil dia da semana, pois é o DIA DO SENHOR, Aleluia, Aleluia! Até amanhã, se DEUS quiser!