terça-feira, 13 de abril de 2021

02 Mensagens de DEUS para o nosso bem (Feliz quem acredita (João XX, 19-29))

 TP 2,3 B (Salt.: sem II)
Terça-Feira da semana 2 do Tempo Pascal.

10º Dia do Tempo Pascal

São Martinho I, Papa e mártir, mf.


1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.

***   ***   ***

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog», letra M, «Mensagens de DEUS para o nosso bem».

***   ***   ***

Quem crê em JESUS é feliz, pois já sabe que a sua vida tem sentido e vê todas as coisas do mundo de modo diferente, pois sabe que tudo é conduzido pelo SENHOR de todas as coisas e da história.

JESUS diz que são felizes os que crêem sem terem visto. Porquê? Porque verão.

DEUS quer que primeiro nos decidamos por ELE na fé, pois quer que a nossa decisão por ELE seja inteiramente livre. Enquanto neste mundo passageiro, JESUS nunca vai dizer-nos «vê e vem», como se faz na propaganda para convencer, mas sempre dirá: «vem (acredita) e vê (depois)». Quer que a nossa adesão a ELE seja livre e não interesseira.

Todos os anos, no Segundo Domingo do Tempo Pascal, Oitavo Dia da Oitava, chamado de Domingo da Misericórdia Divina, lê-se o EVANGELHO em que JESUS aparece aos apóstolos no oitavo dia da Sua ressurreição e diz a São Tomé isso mesmo, que são felizes os que crêem n'ELE e na Sua ressurreição, porque verão e a vida passará a ter sentido, o medo será expulso. Na última mensagem de NOSSA SENHORA em Medjugorje, ELA disse isso mesmo:

«Filhinhos, quem reza não teme o futuro e não perde a esperança.»
(RAINHA DA PAZ em 25 de Março de 2021)

Vejamos esse EVANGELHO que foi lido em todo o mundo no passado DOMINGO:

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana (DOMINGO DE PÁSCOA), estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio JESUS, apresentou-SE no meio deles e disse-lhes:

«A paz esteja convosco». (A verdadeira paz)

Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o SENHOR. JESUS disse-lhes de novo:

«A paz esteja convosco. Assim como o PAI ME enviou, também EU vos envio a vós».

Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes:

«Recebei o ESPÍRITO SANTO: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos».

Uma pequena interrupção: Notemos o que JESUS diz, no dia em que instituiu o Sacramento da Reconciliação, no dia da Sua ressurreição: «àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos». JESUS dá autoridade à IGREJA para conceder o Seu perdão ao pecador, em Seu Nome... Haverá outro meio ordinário do cristão obter o perdão dos seus pecados mortais, sem precisar do sacramento? Notemos novamente o que diz JESUS: «e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos». Não adiantará ir confessar-se debaixo de uma árvore os seus pecados, quando acontece isso, DEUS não ouvirá nem perdoará... Nesta segunda parte está claro o que JESUS diz: os pecados graves só poderão ser perdoados pelo Sacramento da Reconciliação. DEUS pode perdoar os pecados graves (e não graves, mas são os graves que levam à pena eterna) fora deste sacramento? Claro que pode, ELE é o SENHOR e o Seu FILHO reparou todos eles da humanidade inteira, até para quem não é cristão e não tem culpa de não sê-lo, pois todos estão obrigados a crer em JESUS para se salvarem, nem que seja só na hora da morte. Mas os pecados graves, fora do Sacramento, só serão perdoados com uma contrição perfeita, coisa que o Sacramento da Reconciliação dispensa. Que vantagem tem, pois, o baptizado em relação ao que não é baptizado! Graças ao sacramento, não precisamos da contrição perfeita para ter os pecados mortais perdoados! E sabemos com certeza que foram perdoados. E como é grave um tal Sicrano católico que diz que vai perdir perdão dos seus pecados debaixo de uma árvore, pois ele está obrigado a recorrer ao sacramento, nas situações normais, para ter o perdão dos seus pecados graves e, se não fizer, estando em pecado mortal e comungando, comete um sacrilégio... Como diz São Paulo, essa comunhão sacrílega não serve para a sua salvação, mas para a sua condenação. Voltemos ao EVANGELHO:

Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio JESUS. Disseram-lhe os outros discípulos:

«Vimos o SENHOR».

Mas ele respondeu-lhes:

«Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no Seu lado, não acreditarei».

Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa, e Tomé com eles. Veio JESUS, estando as portas fechadas, apresentou-SE no meio deles e disse:

«A paz esteja convosco».

Depois disse a Tomé:

«Põe aqui o teu dedo e vê as Minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no Meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente».

Tomé respondeu-LHE:

«Meu SENHOR e meu DEUS!».

Disse-lhe JESUS:

«Porque ME viste acreditaste: felizes os que acreditam sem terem visto».
(João XX, 19-29)

JESUS apareceu aos apóstolos no dia da Sua ressurreição, mas São Tomé não estava presente. Se calhar estava a assistir à SANTA MISSA virtualmente, quando podia e tinha condições para assistir ao vivo, cumprindo com o seu dever dominical de ir à igreja adorar DEUS, não, pessoalmente, mas como membro do POVO DE DEUS (com os outros). Claro que no caso de São Tomé, não foi isso. A ausência de São Tomé serviria para dele sair um belo testemunho de FÉ, o que não será o caso dos católicos que, podendo, têm mais medo de ir à CASA DE DEUS do que ao supermercado.

Oito dias depois, isto é, no último dia da oitava da PÁSCOA, DOMINGO DA MISERICÓRDIA DIVINA, apareceu JESUS aos apóstolos e, desta vez, São Tomé estava presente. Também só na igreja, nunca virtualmente, podemos, como São Tomé, "pôr o dedo nas mãos do SENHOR e a mão no lado do SENHOR", e assim crescer na fé. Nunca será atrás da tela... Na CASA DE DEUS o SENHOR está presente, presença real e não virtual. Antes de ver, é preciso primeiro crer.

Qual será a fé daquele que, podendo, não vai à igreja cumprir o seu dever dominical? Porque:

«Felizes os que acreditam sem terem visto»,

porque hão-de dizer, se viverem a SANTA MISSA, em explosão de alegria e ternura:

«Meu SENHOR (que vejo) e meu DEUS! (que creio)».

Não sejamos incrédulos, diz JESUS, mas crentes. Só assim seremos felizes nesta vida e, depois, alcançaremos a plenitude da felicidade, na VISÃO BEATÍFICA. Primeiro crê - DEUS te concederá o dom -, para depois poderes ver. Quem diz não crer, não quer o dom, também não verá.

São JOSÉ,
Patriarca da IGREJA,
terror dos demónios,
rogai por NÓS!
Guardai a IGREJA
de todas as insídias ameaçadoras.
Amen!

O SENHOR ressuscitou e fez brilhar sobre nós a Sua LUZ. ELE, que nos remiu com o Seu SANGUE. O SENHOR ressuscitou, louvai o SENHOR. Aleluia! Aleluia! Continuação de uma boa PÁSCOA, neste 10º dia da PÁSCOA, e até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: