quinta-feira, 10 de março de 2022

02 Mensagens de DEUS para o nosso bem (As três tentações (Lucas IV, 1-13))

TQ 1,5 C (Salt.: sem I)
Quinta-Feira da semana 1 do Tempo da Quaresma.

1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.

***   ***   ***

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog», letra M, «Mensagens de DEUS para o nosso bem».

***   ***  ***

Naquele tempo, JESUS, cheio do ESPÍRITO SANTO, retirou-SE das margens do Jordão. Durante quarenta dias, esteve no deserto, conduzido pelo ESPÍRITO, e foi tentado pelo Diabo.
Nesses dias não comeu nada e, passado esse tempo, sentiu fome. O Diabo disse-LHE:
«Se és FILHO DE DEUS, manda a esta pedra que se transforme em pão».
JESUS respondeu-lhe:
«Está escrito: "Nem só de pão vive o homem"».
O Diabo levou-O a um lugar alto e mostrou-LHE num instante todos os reinos da Terra e disse-LHE:
«Eu TE darei todo este poder e a glória destes reinos, porque me foram confiados e os dou a quem eu quiser. Se TE prostrares diante de mim, tudo será Teu».
JESUS respondeu-lhe:
«Está escrito: "Ao SENHOR teu DEUS adorarás, só a ELE prestarás culto"».
Então o Diabo levou-O a Jerusalém, colocou-O sobre o pináculo do Templo e disse-LHE:
«Se és FILHO DE DEUS, atira-TE daqui abaixo, porque está escrito: "ELE dará ordens aos Seus Anjos a Teu respeito, para que TE guardem"; e ainda: "Na palma das mãos TE levarão, para que não tropeces em alguma pedra"».
JESUS respondeu-lhe:
«Está mandado: "Não tentarás o SENHOR teu DEUS"».
Então o Diabo, tendo terminado toda a espécie de tentação, retirou-se da presença de JESUS, até certo tempo.
(Lucas IV, 1-13)

O Diabo também usa a SAGRADA ESCRITURA, mas para enganar, mentir e deturpar, como aconteceu na terceira tentação descrita por São Lucas.

Todos temos um Anjo da Guarda para nos guardar, para nos levar na palma das mãos, para não tropeçarmos em alguma pedra da tentação, ajudando-nos a sermos fiéis à GRAÇA. Se não fosse isso, o Diabo e os seus demónios fariam tudo que quisessem de nós: o nosso Anjo da Guarda é mais poderoso que o Diabo e os seus demónios, por ser um Anjo de DEUS, o Poder de DEUS está nele. Mas temos o dom da liberdade e rejeitar essa proteção, negar a GRAÇA DE DEUS, que permite vencer a tentação, e tropeçar, isto é pecar. Já é pecado expormos às situações que nos levem a cair. Podemos tropeçar nalguma pedra de tentação, pecando, se nos expusermos à tentação.

DEUS nos protege, não para fazermos loucuras, como sugeriu o Diabo na terceira tentação. A PALAVRA DE DEUS diz que DEUS nos guarda, mas não diz para colocar DEUS em tentação fazendo loucuras. O abismo a que o Diabo convida nessa terceira tentação, é como um suicídio - uma vida de suicídio, de loucuras -, que leva ao suplício eterno do Inferno. Tentação mesmo perversa, a do pecado contra o ESPÍRITO SANTO.

São três as tentações básicas, todas as outras decorrem destas:

- A primeira tentação: a tentação de viver neste mundo como se só existisse esta vida e depois acabou tudo. Assim, só olha para as coisas deste mundo. É o materialismo, um ateísmo prático. Mas o homem não é como os animais, possui uma alma espiritual e, por isso, imortal, que permite alcançar bens superiores e o SUMO BEM, que é a VISÃO BEATÍFICA DE DEUS. Esta vida passageira e todos os bens que temos ao alcance devem ser usados como meios e não como fins, como faz o materialismo; como meios para, terminada esta vida, termos DEUS no coração. O homem não vive só de pão, só atingirá o seu fim se morrer com DEUS no coração, fazendo a páscoa para a VIDA ETERNA;

- A segunda tentação: a tentação da idolatria, de prestar culto às criaturas, como a natureza, as forças da natureza, endeusamento de pessoas, etc. A idolatria do poder, do dinheiro, da autosuficiência, do sexo deturpado, estes e outros são os seus (pobres e miseráveis) deuses. Não se vende a alma ao Diabo e só se adora a DEUS! Nesta segunda tentação pode chegar a este ponto de verdadeira loucura; e

- A terceira tentação: a tentação da presunção, que é um pecado contra o ESPÍRITO SANTO: DEUS é misericordioso, DEUS é AMOR, DEUS é PAI, posso pecar à vontade, praticar todo tipo de loucuras, todo tipo de maldades contra DEUS - que na pessoa do FILHO as padeceu na humanidade assumida... -, porque DEUS é bom. No pecado de todo tipo de presunção, podes, como diz o Mentiroso, atirar-te do abismo abaixo (São Mateus) ou do pináculo do Templo (São Lucas), que não irás para o Inferno. Mas é para aí que vais mesmo, se morreres sem DEUS no coração.

JESUS - a vida humana que assumiu n'ELE - foi conduzida pelo ESPÍRITO SANTO. Também nós, todo o baptizado, recebeu o ESPÍRITO SANTO como outro Cristo (Ungido) para no deserto desta vida (só podemos ver DEUS pela fé) sermos por ELE conduzidos, vencer tentações e entrar na terra prometida onde mana leite e mel, o CÉU.

São JOSÉ,
Patriarca da IGREJA,
rogai por NÓS!

«Escuta, Israel: não há outro deus, senão o SENHOR. Amá-l'O-ás com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças.» (Deuteronómio VI, 4-5) «De todos VOS compadeceis, SENHOR, e amais tudo o que fizestes; perdoais aos pecadores arrependidos, porque sois o SENHOR nosso DEUS» (cf. Sabedoria, XI, 24-25.27) Tempo da Quaresma é tempo de quarentena interior para curar o homem interior e (re)nascer em nós o homem novo (PÁSCOA). Uma boa semana já no seu quinto dia (quinta-feira) e até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: