TA 3,2 A (Salt.: sem III)
Segunda-Feira da semana 3 do Tempo do Advento.
Virgem Santa Maria de Guadalupe, mf
Padroeira da América
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está a PALAVRA DE DEUS (VERBUM DOMINI) que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra P de PALAVRA DE DEUS.
*** *** ***
«Eis o que diz o SENHOR, o teu REDENTOR, o SANTO DE ISRAEL:
"EU sou o SENHOR, teu DEUS, que te ensino o que é para teu bem e te conduzo pelo caminho que deves seguir.
Se tivesses atendido às Minhas ordens, a tua paz seria como um rio e a tua justiça como as ondas do mar.
A tua descendência seria como a areia e como os seus grãos a tua posteridade.
Nunca o teu nome seria tirado nem riscado da Minha presença."»
(Isaías XLVIII, 17-19)
Esta palavra do SENHOR, através do Seu Profeta, se dirigia ao povo da Antiga Aliança, que, sempre que virava as costas a DEUS, era só crise e miséria. Assim era, foi e sempre será.
A PALAVRA DE DEUS é para todos e todos os povos. Não só para a IGREJA, que forma o povo do SENHOR na Nova e Eterna Aliança, mas para o mundo inteiro: sempre que virar as costas ao SENHOR, encontrará apenas tristeza e vazio.
Assim reconhece o salmista, quanto ao povo de DEUS da Antiga Aliança, mas que se aplica ao novo ISRAEL, a IGREJA, e ao mundo inteiro. Quanto mais longe de DEUS, maiores as trevas:
«O Meu povo não ouviu a Minha VOZ,
ISRAEL não ME quis obedecer.
Por isso os entreguei à dureza do seu coração
e eles seguiram os seus caprichos.
Ah! se o Meu povo ME escutasse,
se ISRAEL seguisse os Meus caminhos,
num instante esmagaria os seus inimigos,
deixaria cair a mão sobre os seus adversários.
Os inimigos do SENHOR obedeceriam ao Meu povo,
tal seria para sempre o seu destino.
Alimentaria o Meu povo com a flor da farinha
e saciá-lo-ia com o mel dos rochedos».
(Salmo LXXX, 12-17)
O que significa «num instante esmagaria os seus inimigos»? DEUS não precisa, como as criaturas, de "gastar energias" para querer alguma coisa, basta querer. Quanto ao salmista, este é um ser humano, e que vive um tempo e uma cultura. Claro que DEUS não vai esmagar os nossos inimigos, é a maneira humana de dizer que DEUS não permitiria os nossos inimigos prejudicarem, assim foi com os santos. E que inimigos são? Também podemos ter inimigos nesta vida: deveremos amá-los, não aprovar o que fazem, mas desejar o seu bem, a sua conversão a DEUS, a sua salvação. Claro que se trata dos inimigos da nossa salvação. Como lembra São Paulo, o combate da IGREJA militante é espiritual, contra o inimigo invisível, os demónios. São também os inimigos do SENHOR e da Sua IGREJA:
«Os inimigos do SENHOR obedeceriam ao Meu povo,
tal seria para sempre o seu destino.»
Um pecador não toma consciência que perdeu a sua liberdade, que obedece ao inimigo da sua salvação fazendo tudo o que ele quer. Mas pela GRAÇA DE DEUS, o inimigo não tem mais poder de fazer isso, assim foi com os santos do SENHOR.
Aproxima-se o final do Tempo do Advento, já nos encontramos na terceira semana do Advento: está próximo o NATAL, que revela o nascimento do VERBO DE DEUS na nossa carne. Que revela o mistério da ENCARNAÇÃO, pois não existe nascimento sem concepção. Antes de nasceres, fostes concebido. Costumamos medir os nossos anos pela data do nascimento, mas tu já existes desde o momento em que fostes concebido. És um bocadinho mais velho do que na data do teu nascimento. No NATAL, celebramos o nascimento sobrenatural do SENHOR, mas por detrás desse mistério, está um mistério maior, o da ENCARNAÇÃO. Só o mistério da SANTÍSSIMA TRINDADE é maior do que este, mas foi este que revelou aquele.
O mistério da ENCARNAÇÃO é celebrado em 25 de Março, mas tal mistério está bem presente no (primeiro) dia do NATAL.
Agradeçamos ao SENHOR, que veio nos libertar da escravidão do demónio devido à herança do pecado original, escravidão que domina hoje o mundo, como ensina esta palavra de DEUS, por ter voltado as costas ao SENHOR. Mas há sempre esperança, porque o SENHOR veio ao mundo nos resgatar:
«Damos graças a DEUS PAI,
que nos fez dignos de tomar parte na herança dos santos,
na luz divina.
ELE nos libertou do poder das trevas
e nos transferiu para o reino do Seu FILHO muito amado,
no qual temos a redenção, o perdão dos pecados.»
(Colossenses I, 12-14)
São JOSÉ,
Patriarca da IGREJA,
rogai por NÓS!
Amen!
- Maranatha! Vem, SENHOR JESUS! Vem trazer ao mundo a paz de DEUS. Aleluia!
«MARIA, fonte da ESPERANÇA, neste Tempo do Advento, Vossa mão nos leve a JESUS, ao Seu Santo NASCIMENTO.» (Refrão de cântico para este tempo)
Até amanhã, se DEUS quiser!
Sem comentários:
Enviar um comentário