TP 7,5 A (Salt.: sem III)
Quinta-Feira da semana 7 do Tempo Pascal.
- São Beda Venerável, Presbítero e doutor da Igreja, mf.
- São Gregório VII, Papa, mf.
- Santa Maria Madalena de Pazzi, virgem, mf.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.
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Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra «Q» de «Quem como DEUS?».
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Quando eu converso com alguém, como se diz, ao vivo, as nossas presenças são reais e substanciais.
O que é uma presença substancial? É a própria pessoa ou coisa ao vivo, a própria pessoa diante de mim. Quando olho a fotografia de alguém, é de alguém real, a sua presença, através dessa foto, é real, mas não substancial. Ele não está presente, fisicamente, diante de mim, mas na minha memória. Quando leio a PALAVRA DE DEUS, ou A escuto, temos uma presença real de JESUS, mas não substancial. Assim a Sua presença na oração, real, mas não substancial, a menos que ELE resolva aparecer mesmo, como aconteceu com os grandes santos, não, como uma visão, mas o SENHOR mesmo: uma aparição do SENHOR.
Portanto, quando converso com alguém ao vivo, as nossas presenças são reais e substanciais, as duas coisas. Já pelo telemóvel é real, mas não é substancial. Como a criatura humana possui um corpo e uma alma unidos substancialmente - a alma humana por si mesma não é um ser humano, o corpo humano por si mesmo não é um ser humano -, essa presença, devido ao corpo, é presença física também. A presença real e substancial de DEUS ou do teu Anjo da Guarda não será física, porque DEUS é puro espírito e as criaturas angélicas que ELE criou também são espíritos puros. Mas só DEUS é simples e, por isso, a Sua palavra é o próprio DEUS, a Sua vontade é o próprio DEUS, enquanto os anjos são, como toda e qualquer criatura, criaturas compostas. Assim, a palavra angélica não é o Anjo, mas a palavra do Anjo, não é, mas pertence ao Anjo. Mas a presença substancial do SENHOR também se tornou física, porque assumiu a nossa humanidade, um corpo e uma alma.
É claro que são presenças verdadeiras, ou nem caberia falar disso. Na presença real e substancial está subentendido ser verdadeira.
Aonde quero chegar com tudo isso?
JESUS SACRAMENTADO é uma presença verdadeira, real e substancial...
E já agora me interrogo: como nos comportamos diante disso, dessa presença - que é verdadeira, real e substancial - na EUCARISTIA, na COMUNHÃO (que precisa de estar na GRAÇA, acreditar, receber com devoção e consciência dessa presença e do que vai acontecer (ou não comungue Sr. Insensato)) e diante do Sacrário (diante de JESUS escondido de São Francisco de Fátima)? Como me comporto ou nem penso nisso? Nesse, que é o maior de todos os milagres e que acontece continuamente no mundo inteiro em cada celebração eucarística e nos sacrários da Terra. Andamos à procura de milagres?
Não confundir esta presença «ao vivo», com uma transmissão ao vivo de algum evento, realizado por algum canal ou rede social...
Numa transmissão ao vivo de algum evento através de canais de televisão, dizemos «ao vivo» para significar que o evento não aconteceu ou vai acontecer, mas que está a acontecer naquele exacto momento, mas as pessoas e coisas que se vêem na tela não estão diante de mim ao vivo, mas virtualmente, como se costuma dizer. Há, através do canal de televisão - e supondo que não nos estão a enganar, é realmente uma presença verdadeira, sem o qual, não tem sentido falar do resto -, uma presença real do evento e das pessoas envolvidas nesse evento e que se mostram na tela: a presença é real, mas não é substancial, essas pessoas e coisas não se apresentam ao vivo diante de mim, só a transmissão do evento é que está ao vivo. As pessoas que vejo na tela - salvo nos enganos - são verdadeiras e reais, mas eu não estou lá com elas. Na tela, as suas presenças não são físicas, nem em tudo mais que observo, está presente diante de mim ao vivo.
Cabe aqui observar algo de relevante para os que dizem que assistem à SANTA MISSA pela televisão, como se fosse a mesma coisa:
Assistir à SANTA MISSA pela televisão não é nem pode ser como celebrar ao vivo com a presença real e substancial do SENHOR JESUS onde se celebra: na Igreja Paroquial, capela, ou qualquer outro lugar digno e adequado. Triste cristão é aquele que pensa assim, como ouvi dizer, o que terá aprendido na catequese?! Só se justifica assistir à SANTA MISSA pela televisão quando há razões (legítimas, justificadas) para isso ter que ser assim. Mas o verdadeiro discípulo de CRISTO, quando tivesse que assistir pela televisão, por exemplo, por doença que impede de sair, estaria bem triste e a lamentar por isso, ansioso para se livrar desse impedimento, para voltar a participar na celebração da SANTA MISSA ao vivo, com a presença ao vivo do SENHOR JESUS, DEUS connosco.
Pela televisão ou rede social, perderás a presença ao vivo do SENHOR, embora não O vejas, ainda não podes a não ser pela FÉ, mas vêem os bem-aventurados do CÉU.
JESUS, antes de subir ao CÉU, prometeu estar sempre connosco, enviar o ESPÍRITO SANTO para tornar possível essa presença real e substancial de JESUS entre nós. Só assim ELE está connosco, desse modo, na EUCARISTIA, na COMUNHÃO e nos Sacrários da Terra. E também, se ELE quiser aparecer a algum santo, como já aconteceu no passado. Nós distinguimos uma «visão» (uma projeção de uma imagem) - presença real, mas não substancial -, de uma «aparição», onde não é mais a imagem, mas a própria pessoa, presente real e substancialmente.
Na EUCARISTIA, Sr. Herege, o SENHOR está presente mesmo, real e substancialmente, cumprimento da promessa de estar connosco.
Foi pelo poder do ESPÍRITO SANTO, que o FILHO SE encarnou no seio da Sempre VIRGEM MARIA e acontece por esse mesmo poder no momento central da EUCARISTIA, o da CONSAGRAÇÃO do pão e do vinho, o milagre da TRANSUBSTANCIAÇÃO: deixa de ser pão e vinho, embora, por milagre, os acidentes do pão e vinho permaneçam, mas não é mais pão e vinho, mas verdadeira, real e substancialmente o CORPO e SANGUE do SENHOR.
O que determina um ser, o que ele é, não são os acidentes, mas a substância. No ser humano, por exemplo, uns têm cabelo loiro, outros, castanhos, mas ambos são seres humanos, a sua natureza é humana, não depende desses acidentes. Os nossos sentidos, neste corpo animal ainda não ressuscitado, só pode apreender os acidentes do ser. Diante de um muro, podemos ver que ele é branco, podemos apalpar e sentir o cal e qualquer outro acidente presente no muro. Se o muro for derrubado e deixar de existir, todos esses acidentes deixam de existir; o acidente é como o parasita, precisa do ser (substância) para existir.
Na EUCARISTIA vemos uma hóstia de trigo não fermentado e vinho de uva no cálice. Não devíamos ver mais isso, pois os acidentes não podem existir sem o ser, sem a substância, mas não é mais pão e vinho, mas o CORPO e SANGUE de JESUS, mistério de FÉ, assim rezamos após a CONSAGRAÇÃO.
Na promessa de JESUS estar connosco até ao Juízo Final, temos - por vontade de DEUS (vontade do PAI, vontade do FILHO, vontade do ESPÍRITO) - o dom da MÃE DE DEUS estar connosco.
Em certas aparições legítimas - reconhecidas pela IGREJA -, ELA Mesma nos disse ser uma presença real e substancial... Isso é assustador para a modernidade. Vão logo dizer com uma certeza sem provas que não é uma aparição, mas uma visão. Mas ELA mesmo, nessas aparições, parece dizer-nos isso mesmo, que não é visão, mas aparição mesmo. E se fôr? Será que temos que assumir a bandeira da modernidade e dizer a DEUS que não pode fazer isso, que quem manda somos nós? Porque a modernidade tem a ousadia de dizer isso mesmo e de proibir terminantemente DEUS de fazer milagres. Se DEUS resolver fazer algum milagre, terá que ouvir uma reprimenda dos modernos.
Nessas aparições, ELA mesma diz não se tratar de uma visão, mas de uma aparição mesmo, isto é, de uma presença real e substancial, ao vivo, física mesmo, como está no seu corpo glorificado no CÉU. Mas não nos esqueçamos, lembra-nos também a MÃE DE DEUS, que a grande, a maior, a mais inefável de todas as presenças, é a do SENHOR connosco na SANTÍSSIMO SACRAMENTO cumprindo com a Sua promessa de estar connosco antes de subir ao CÉU. E, não fosse já o maior de todos os milagres oferecidos aos habitantes da Terra, tal milagre acontece continuamente nas celebrações das SANTAS MISSAS e a presença milagrosa nos Sacrários, enquanto os acidentes do pão e vinho permanecem, que não é pão nem vinho, mas o SENHOR mesmo «escondido» de Francisco Marto.
Quem vai à Igreja, como Francisco Marto, tem a grandeza de poder estar diante do SENHOR, presente real e substancialmente no Sacrário. Quem não vai à Igreja ou lugar onde, com permissão do Bispo, está o Sacrário, também não gozará dessa presença inefável do SENHOR:
Mistério de FÉ na Terra e na VISÃO da bem-aventurança do CÉU.
Para isso, JESUS e o PAI enviaram-nos o ESPÍRITO SANTO. No próximo DOMINGO, celebramos essa descida do ESPÍRITO SANTO para ficar sempre connosco, também para sempre, nas palavras de JESUS... Grande é a dignidade do baptizado! Que tem o dom do ESPÍRITO SANTO. Pais, baptizem logo os seus filhos, mesmo porque o retardamento - como ensina a IGREJA (não sabia? algum problema de catequese?) - se converte em pecado mortal. Mas, independente da falta grave em retardar o baptismo para o filho, aquilo que de maior e melhor podem os pais oferecerem ao filho, onde está a tua fé, se fazes essa maldade contra o teu próprio filho?
RAINHA DO CÉU, alegrai-Vos, Aleluia,
porque Aquele que trouxestes em Vosso ventre, Aleluia,
ressuscitou como disse. Aleluia!
Rogai por nós a DEUS. Aleluia!
Alegrai-Vos e rejubilai-Vos, Virgem MARIA, Aleluia,
porque o SENHOR ressuscitou verdadeiramente, Aleluia!
São JOSÉ,
Guarda amoroso do divino INFANTE,
de Sua MÃE e vossa esposa
e da IGREJA, Seu CORPO MÍSTICO,
rogai por NÓS!23
«O SENHOR ressuscitou e fez brilhar sobre nós a Sua LUZ. ELE, que nos remiu com o Seu SANGUE. O SENHOR ressuscitou, louvai o SENHOR. Aleluia! Aleluia!» Continuação de uma boa PÁSCOA, neste 47º dia do Tempo Pascal, e até amanhã, se DEUS quiser!
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