segunda-feira, 21 de agosto de 2023

05 Mensagens de DEUS para o nosso bem (Os milagres não servem para quem não quer crer, porque não quer mudar de vida (Lucas XVI, 19-31))

TC 20,2 A (Salt.: sem IV)
Segunda-Feira da semana 20 do Tempo Comum.

- São Pio X, Papa, mo.
«Instaurar tudo em CRISTO» (São Pio X)

1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.

***   ***   ***

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog», letra M, «Mensagens de DEUS para o nosso bem».

***   ***  ***

| Naquele tempo, disse JESUS aos fariseus:
«Havia um homem rico, que se vestia de linho fino e se banqueteava esplendidamente todos os dias.
Um pobre chamado Lázaro jazia junto do seu portão, coberto de chagas. Bem desejava ele saciar-se com os restos caídos da mesa do rico; mas até os cães vinham lamber-lhe as chagas.
Ora sucedeu que o pobre morreu e foi colocado pelos Anjos ao lado de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado. Na mansão dos mortos, estando em tormentos, levantou os olhos e viu Abraão com Lázaro a seu lado. Então ergueu a voz e disse:
- Pai Abraão, tem compaixão de mim. Envia Lázaro, para que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nestas chamas.
Abraão respondeu-lhe:
- Filho, lembra-te que recebeste os teus bens em vida e Lázaro apenas os males. Por isso, agora ele encontra-se aqui consolado, enquanto tu és atormentado. Além disso, há entre nós e vós um grande abismo, de modo que, se alguém quisesse passar daqui para junto de vós, não poderia fazê-lo.
O rico exclamou:
- Então peço-te, ó pai, que mandes Lázaro à minha casa paterna - pois tenho cinco irmãos - para que os previna, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão:
- Eles têm Moisés e os Profetas: que os oiçam.
Mas ele insistiu:
- Não, pai Abraão. Se algum dos mortos for ter com eles, arrepender-se-ão.
Abraão respondeu-lhe:
- Se não dão ouvidos a Moisés e aos Profetas, também não se deixarão convencer, se alguém ressuscitar dos mortos.» |
(Lucas XVI, 19-31)

No final da leitura do EVANGELHO se diz sempre «Palavra da salvação», porque o EVANGELHO nos ensina aquilo que precisamos de saber e praticar para nos salvarmos, para sermos santos como o PAI DO CÉU é SANTO.

Nesta parábola, temos uma pessoa completamente insensível a um pobre de nome Lázaro.

Note que o pobre tem nome... O rico, não. DEUS não conhece quem é cruel, como este rico da parábola, e não o conhecerá se permanecer nesse caminho de maldade e insensibilidade até ao fim, sem conversão, porque nada há, nem pode haver, entre DEUS, que é AMOR, o SUMO BEM, e o mal, o pecado. E este pecado é bem grande.

Nesta parábola vemos até onde podemos chegar pela vida no pecado: quanta crueldade e indiferença deste homem ao sofrimento do outro, quando, ainda por cima sendo rico, podia perfeitamente dar o alimento e o tratamento ao mendigo à sua porta, não lhe custaria nada. O rico é que era pobre, espiritualmente pobre. Talvez existisse nesse pobre e infeliz rico a presunção de considerar que Lázaro não valia nada, mas, para DEUS, este pobre tem nome e o rico não. A DEUS cabe julgar.

A parábola fala de um rico, mas não significa que todos os que possuem muitos bens materiais sejam assim. JESUS não veio fazer divisões entre pobres e ricos, como fazem as ideologias, veio para salvar a todos: a IGREJA - que é Una, Santa, Católica e Apostólica -, é católica por causa disso mesmo: a salvação de JESUS é para todos, é universal, mas para todos os que se querem salvar, querem mudar de vida e viver a conversão diária.

| Abraão respondeu-lhe:
- Filho, lembra-te que recebeste os teus bens em vida e Lázaro apenas os males. Por isso, agora ele encontra-se aqui consolado, enquanto tu és atormentado. Além disso, há entre nós e vós um grande abismo, de modo que, se alguém quisesse passar daqui para junto de vós, não poderia fazê-lo. |

Notemos o que diz JESUS:

| Além disso, há entre nós e vós um grande abismo, de modo que, se alguém quisesse passar daqui para junto de vós, não poderia fazê-lo. |

Mas JESUS também diz, nesta parábola, que os milagres não servem para quem quer viver no erro, para quem não quer mudar. Arranjará sempre uma desculpa para dizer que DEUS não existe e que não existem milagres:

| O rico exclamou:
- Então peço-te, ó pai, que mandes Lázaro à minha casa paterna - pois tenho cinco irmãos - para que os previna, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão:
- Eles têm Moisés e os Profetas: que os oiçam.
Mas ele insistiu:
- Não, pai Abraão. Se algum dos mortos for ter com eles, arrepender-se-ão.
Abraão respondeu-lhe:
- Se não dão ouvidos a Moisés e aos Profetas, também não se deixarão convencer, se alguém ressuscitar dos mortos.» |

Note como JESUS termina a parábola:

|- Se não dão ouvidos a Moisés e aos Profetas, também não se deixarão convencer, se alguém ressuscitar dos mortos.» |

Temos visto isto, DEUS fazendo muitos milagres e o mundo dos incrédulos dizendo, depois de vê-los, que milagres não existem. Mas DEUS continua a mandar os Seus sinais para que o mundo mude de rumo e a RAINHA DA PAZ lembrou isso mesmo em 25 de Março de 1990:

«Queridos filhos, estou convosco, embora não tenhais consciência disso. Desejo proteger-vos de tudo aquilo que Satanás vos oferece com o objectivo de destruir-vos. Assim como levei JESUS ao cólo, desejo, queridos filhos, conduzir-vos, também a vós, em direção à santidade. DEUS quer salvar-vos e, através dos homens, da natureza e de muitas outras coisas, manda-vos mensagens que só podem ajudar-vos a compreender que deveis mudar o rumo das vossas vidas. Portanto, filhinhos, compreendei a grandeza do dom que DEUS vos dá por meio de MIM, que vos protejo com o Meu manto e vos conduzo à alegria da vida.»

Notemos que diz a RAINHA DA PAZ a este mundo surdo e cego aos sinais de DEUS:

«DEUS quer salvar-vos e, através dos homens, da natureza e de muitas outras coisas, manda-vos mensagens que só podem ajudar-vos a compreender que deveis mudar o rumo das vossas vidas.»

Recentemente, no Havaí, mais uma Igreja, tendo como padroeira NOSSA SENHORA, sobreviveu inteiramente a um fogo devastador. A Igreja e o seu terreno manteve-se como se nunca tivesse havido um fogo devastador - tudo verde e colorido na Igreja e à sua volta -, enquanto que ao seu redor estava tudo queimado e carbonizado. É mais um milagre.

Recentemente, uma jovem espanhola foi curada da cegueira no Santuário de Fátima, assim que comungou. Recebeu o SENHOR - presença real e substancial do SENHOR - em COMUNHÃO e recobrou a vista.

Como se pode dizer que DEUS não existe, não existem milagres? Mas depois destes dois milagres que mencionei, vão os incrédulos continuar a dizer que DEUS não existe, milagres não existem. Porquê?

JESUS explica, como já foi dito, que os milagres só servem para aumentar a fé de quem já crê, pois abriu-se e continua na vida de conversão a abrir-se ao dom da FÉ:

| - Se não dão ouvidos a Moisés e aos Profetas, também não se deixarão convencer, se alguém ressuscitar dos mortos.» |

Então, como salvar quem não quer se salvar, já que os milagres não servem para isso? Em Fátima, NOSSA SENHORA pediu oração e sacrifício por eles.

SENHOR,
que descestes do CÉU sem deixar o CÉU,
fazendo-SE um de nós para nos salvar,
e ao mundo adoentado pelo pecado:
fazei de nós sal da terra,
luz do mundo,
Vosso fermento,
mensageiros alegres da Vossa PALAVRA
e do Vosso AMOR,
e dos apelos de MARIA para a conversão do mundo.
Amen.
(Lucas XVI, 19-31)

São JOSÉ,
Guarda amoroso do divino INFANTE,
de Sua MÃE e vossa esposa
e da IGREJA, Seu CORPO MÍSTICO,
rogai por NÓS!

«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS)

Sem comentários: