quarta-feira, 9 de outubro de 2024

01 Job XLII, 1-6 (Na hora da morte estaremos diante de toda a verdade)

TC 27,4 B (Salt.: sem III)
Quarta-Feira da semana 27 do Tempo Comum.

- Santos Dionísio (Dinis), Bispo, e Companheiros, mártires, mf.

- São João Leonardo, Presbítero, mf.

- Comemoração de Santo Abraão, Patriarca e pai de todos os crentes.
Para DEUS, nada é impossível, ELE é o criador de todos os bens: foi em idade avançada de Abraão (99 ou já 100 anos) e Sara (90 anos), sua mulher, que DEUS fez gerar a descendência dos crentes em JESUS CRISTO.

***   ***  ***

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra P de PALAVRA DE DEUS.

***   ***   ***

| Job respondeu ao SENHOR, dizendo:
«Eu sei que tudo podeis e que todos os vossos projectos se realizam. Quem ousa denegrir a providência com palavras sem sentido? Na verdade, falei indiscretamente das maravilhas que ultrapassam a minha compreensão. Só VOS conhecia por ouvir falar de VÓS, mas agora já VOS viram os meus olhos. Por isso retiro as minhas palavras e faço penitência sobre o pó e a cinza». |
(Job XLII, 1-6)

Job aceitou a provação que o atingiu sem apontar o dedo para DEUS, mas em algum momento posterior, diante do que lhe acontecia e procurava compreender, houve alguma reclamação. Mas era uma reclamação humilde e respeitosa, nunca uma revolta. Ele realmente amava a DEUS com uma amor desinteressado e foi esse o motivo de DEUS ter permitido a provação a Job por parte de Satanás, que dizia que Job amava a DEUS porque DEUS lhe dava tudo. Satanás deu-se mal: DEUS permitiu prová-lo e Job revelou esse verdadeiro amor a DEUS, que independe do que recebe ou não recebe de DEUS.

Job não compreendia mas confiava inteiramente em DEUS. Job só conhecia DEUS pela fé na PALAVRA DE DEUS e sabia agradecer tudo que tinha. No dia da VISÃO, tudo ficou inteiramente esclarecido:

| «Só VOS conhecia por ouvir falar de VÓS, mas agora já VOS viram os meus olhos. Por isso retiro as minhas palavras e faço penitência sobre o pó e a cinza». |

Na hora da morte estaremos diante de toda a verdade não havendo mais espaço para perguntas, tudo inteiramente esclarecido. Job alcançou com essa provação bens superiores aos que perdeu, assim termina a narração do Livro de Job. DEUS escreve direito por linhas tortas, como se diz, ou sabe tirar do mal causado pelo pecado do mundo, um bem até maior. Na sua provação, Job não disse que DEUS não existe. Antes ficou em oração constante diante do SENHOR e os bens que ganhou da VIDA ETERNA superaram imensamente os originais.

DEUS não permite o mal causado pelo mundo que vive como se DEUS não existisse sob as garras de Satanás. DEUS, no Seu tempo, fará justiça, concedendo o perdão a quem o buscou ou a Sua justiça a quem não buscou o perdão. Dirão os bem-aventurados, por mais que tenham sofrido neste mundo de injustiças e por mais pesada que tenha sido a sua cruz:

«Diante desta felicidade sem medidas de VOS ver, SENHOR, fico a pensar se realmente sofri alguma coisa no mundo, que não é nada comparado a esta felicidade que me estás a dar».

E de facto qualquer número em Matemática dividido por infinito, de infinita felicidade, resulta zero. Ou, como diz JESUS sem apelar à Matemática «Quando a mulher está para dar à luz, sofre as angústias e dores do parto, mas depois que tem o seu filho recém-nascido abraçado a si mesma, a alegria é tanta que o que passou é como se não tivesse existido».

No Juízo Final, nada ficará por esclarecer. Também temos o juízo pessoal na hora em que deixarmos este mundo onde teremos as respostas. Muitas delas já as temos, para aqueles que amam o SENHOR. Eis o que diz a RAINHA DA PAZ sobre essas interrogações:

| «Meus filhos, EU sei que desconheceis aquilo que há-de vir, mas quando vier, o vosso "depois" terá todas as respostas. O Meu amor materno deseja que estejais prontos.» |

Não perguntes porque há tanto mal no mundo que, contudo, é um mal finito e passageiro: aparece, dura algum tempo e desaparece. Assim foi com Job, embora tenha sido uma prova bem dura mesmo. O verdadeiro mal é o que durará para sempre, se perderes DEUS. Pergunta sim, porque não acolheste o REINO de CRISTO JESUS, o Salvador.

O pecado do mundo foi não ter crido em JESUS CRISTO, o único que pode dar a paz ao mundo. No NATAL, quando festejamos o nascimento de JESUS em Belém, a SAGRADA ESCRITURA O chama de PRÍNCIPE DA PAZ. Bem que disse JESUS a Pilatos que o Seu REINO não era deste mundo dominado pelo pecado, mas um reino espiritual de PAZ e VERDADE, reino de AMOR, GRAÇA e GLÓRIA futura. Quem O acolhe no seu coração, fica libertado do reino das trevas.

«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS)

Continuação de uma boa semana já no seu quarto dia (quarta-feira) e até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: