TN 2,3 C (Salt.: sem II)
Terça-Feira do Tempo do Natal.
- São Raimundo de Penhaforte, Presbítero, mf.
*** *** ***
No Hino ao DEUS CRIADOR do Salmo CIII, cheio de beleza pela beleza da Criação, termina deste modo:
| Desapareçam da Terra os pecadores e os ímpios deixem de existir. Bendiz, ó minha alma, o SENHOR. |
(Salmo CIII, 35)
Termina pedindo que DEUS acabe com aquilo que de feio entrou na Criação desde o pecado original.
Mas isto significa a exterminação dos pecadores, dos que praticam a impiedade? Porque, de facto, se acontecesse desse modo, o que é feio desapareceria e a Terra voltaria ao paraíso terrestre. Mas desejar a solução desse modo, não só é injusto - não és melhor do que eles, só porque tu já não estás em pecado grave, se calhar, na situação deles, serias pior, que só DEUS sabe -, como vai contra o amor de DEUS e do próximo. Ofenderias a DEUS nesse teu desejo injusto e mau, tu, que és cristão, com agravantes.
A outra maneira de esse pedido se cumprir, ensinada pelo cristianismo, por JESUS CRISTO: pedir a conversão do pecador, do que pratica a impiedade. Se o pecador se converte, não pratica mais o pecado grave, que pedimos para desaparecer.
NOSSA SENHORA em Fátima, e agora em Medjugorje, vem lembrar da importância de se rezar e de se sacrificar pelos pecadores. E já fazia esse pedido antes destas duas aparições.
Quando JESUS fala da parábola do trigo plantado por ELE e do joio plantado pelo Diabo (Satanás), diante da pressa dos Santos Anjos em ceifar o trigo e queimar o joio, JESUS não permite isso e explica porquê. Como diz ELE, há trigo que seria confundido com o joio, quando é trigo, apenas ainda não chegou o seu tempo de conversão. Queimar o joio, seria condenar alguém ao Inferno, e esta é a única verdadeira tragédia. Tão grave é isso, que desejar que alguém vá para o Inferno é pecado mortal (grave injustiça e maldade diabólica).
Então, o que se pede nessa parte final do Salmo CIII? A conversão dos pecadores. Diz JESUS que há mais alegria no CÉU por um só pecador que se converta, do que por noventa e nove justos já convertidos. Assim, este salmo, à luz do EVANGELHO, que ensina o amor do próximo, o verdadeiro e que vem do AMOR DE DEUS, poderia perfeitamente ser escrito como se segue:
| Desapareça da Terra o pecado e a impiedade deixe de existir. Bendiz, ó minha alma, o SENHOR. |
(Salmo CIII, 35)
Aqui não há mais confusão: pede-se a cura e conversão de quem ainda não conhece o AMOR DE DEUS, vivendo na incredulidade e na vida em pecado.
MARIA, que na Ladaínha é evocada por Refúgio dos Pecadores, é a via fácil, segura e garantida para a nossa conversão com DEUS, e ensina como dar início a isso:
| Queridos filhos, o Meu coração materno vos pede para que aceiteis rezar, porque é a vossa salvação! Rezai, rezai, rezai, Meus filhos. Obrigada! |
Aceitar rezar, isto é, dirigir-se com humildade e confiança ao SENHOR, é o ponto de partida para a conversão, que conduz à salvação. O resto virá depois...
Tantos males existem no mundo, porque existe o pecado que os causa; porque se vive a vida vazia e sem esperança oferecida pelo pecado, porque sem DEUS não há vida, mas morte.
| A quantos receberam o SENHOR, aos que crêem em JESUS, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de DEUS. Estes não nasceram de laços de sangue, nem de um impulso da carne, nem da vontade de um homem, mas sim de DEUS. A DEUS jamais alguém O viu. O FILHO Unigénito, que é DEUS e está no seio do PAI, foi ELE QUEM O deu a conhecer. | (João I, 12-13.18)
Continuação de um bom Tempo de Natal, fazendo memória de nascimento sobrenatural do FILHO DE DEUS e até amanhã, se DEUS quiser!
Sem comentários:
Enviar um comentário