sexta-feira, 23 de julho de 2010

Mateus VI, 24

«Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a DEUS e à riqueza.» (Mt 6,24)

Isto que JESUS nos diz, nos mostra uma coisa horrível: uma pessoa pode chegar a odiar DEUS, o maior de todos os pecados, ou viver como se DEUS não existisse. No caso do ódio a DEUS, muitos se tornaram perseguidores de CRISTO, perseguindo a IGREJA e a civilização cristã, a única novidade deste mundo para salvação da humanidade, e donde nasceu e foi grande a cultura ocidental, hoje em crise.

«Ninguém pode servir a dois senhores»: é preciso colocar DEUS no Seu devido lugar - o primeiro lugar - (na nossa vida e em tudo), ou aceitar as consequências da escolha estulta, os ídolos, já que somos livres como os anjos.

Porque é preciso decidir quem é o senhor, isso trará divisão: «Julgais que EU vim estabelecer a paz na Terra? Não, EU vo-lo digo, mas antes a divisão.» (Lc 12,51) «Deixo-vos a paz; dou-vos a Minha paz. Não é como a dá o mundo, que EU vo-la dou. Não se perturbe o vosso coração nem se acobarde. Anunciei-vos estas coisas para que, em MIM, tenhais a paz. No mundo, tereis tribulações; mas, tende confiança: EU já venci o mundo!» (Jo 14, 27; 16,33)

Ou seja, a divisão de que JESUS fala é a causada por termos optado por ELE, como o nosso SENHOR. Isso irá contrariar os interesses do «príncipe deste mundo», Satanás, e trazer as perseguições, mas mesmo nas perseguições, o discípulo de CRISTO mantém-se naquela paz, a de JESUS, que só ELE pode dar, e que é a verdadeira paz (e alegria).

A paz e a alegria do mundo é exterior, não é a do coração; não permanece, mas passa; depende das situações; a de JESUS não depende de situações e permanece em qualquer situação; nunca murcham, porque são uma paz e alegria profundas, que só e somente DEUS pode dar. Muitas das alegrias exteriores que as pessoas buscam, em vez de buscarem JESUS, a salvação delas, são como a droga: anestesia o sofrimento, até que passe o efeito; não cura as neuroses, nem as depressões, nem as psicoses. As depressões são perigosíssimas, porque podem levar ao suicídio: o discípulo de CRISTO não conhece essas coisas...

Servir a DEUS, escolher JESUS CRISTO, poderá trazer divisão, mas, como diz o salmista: «Vivem em grande paz, os que seguem a Vossa LEI, SENHOR, e nada há que os perturbe». «No mundo, tereis tribulações; mas, tende confiança: EU já venci o mundo!» Nós anunciamos a vitória de JESUS e da Sua IGREJA em cada DOMINGO, ao celebrar a RESSURREIÇÃO DE CRISTO, que será completada no dia do Juízo Final (precisamente o que já foi realizado na RESSURREIÇÃO).

É um absurdo ter por senhor as riquezas, pois se compromete com o espírito do Mal... Esta foi uma das três tentações do Maligno a JESUS no deserto: «Levando o SENHOR a um lugar alto, o Diabo mostrou-LHE, num instante, todos os reinos do universo e disse-LHE: "Dar-te-ei todo este poderio e a sua glória, porque me foi entregue e dou-o a quem me aprouver. Se TE prostrares diante de mim, tudo será Teu." JESUS respondeu-lhe: "Está escrito: "Ao SENHOR, teu DEUS, adorarás e só a ELE prestarás culto."» (Lc 4,5-8)

É preciso dizer energicamente isso mesmo ao Maligno: só, só e só a DEUS se adora, só a DEUS se presta culto de adoração, só DEUS é DEUS, mais ninguém, DEUS está acima de todas as coisas, DEUS é o SENHOR.

Só de pensar em cair em semelhante tentação, que aversão! Colocar o demónio como senhor, como deus, por causa das riquezas, do que vai passar e que nada serve para o nosso futuro... Isto se chama vender a alma ao Diabo, e levará o consagrado ao ódio a DEUS e à perseguição da IGREJA!

Diz JESUS: «Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida?» (Mc 8,36) De que valeu cair nessa tentação tão absurda? Vida ou alma, é a mesma coisa, vale muito mais que este mundo inteiro. Aliás, o que é este universo visível, criado para provar o homem, comparado com o que está, por enquanto, invisível à humanidade, aos que se salvarão?

Sem comentários: