segunda-feira, 16 de julho de 2012

06 Nossa Senhora do Carmo

TC 15,2 Ano B


Nossa Senhora do Carmo, MO.

---   ---   ---

NOSSA SENHORA, com a evocação de Senhora do Carmo, lembra-nos que ELA é o Elias da segunda vinda de JESUS, com a mesma mensagem de Elias, ao longo dos séculos após CRISTO, nas Suas aparições: a pureza da FÉ. Nas Suas aparições, ELA vem sempre lembrar aos cristãos, na IGREJA, isso mesmo, nos Seus pedidos. Como crescer na pureza de FÉ - culto em verdade e em espírito dos verdadeiros adoradores do PAI? Conversão! Sempre foi assim, nas Suas aparições.

De livro da Liturgia da Horas, temos esta apresentação ao dia de Nossa Senhora do Carmo - é hoje o Seu dia, no mundo inteiro e não só (seria pouco):

As SAGRADAS ESCRITURAS celebram a beleza do Carmelo, onde o profeta Elias defendeu a pureza da FÉ de ISRAEL (a IGREJA, hoje) ao DEUS vivo (os ídolos, além de tolice, são os deuses mortos).

Portanto, a advertência de Elias não era para o mundo, mas para o POVO DE DEUS (hoje, a IGREJA). Depois veio novamente Elias, na pessoa de São João Baptista, para preparar o povo (POVO DE DEUS da Antiga (figurativa e temporária) Aliança) para a vinda de JESUS, que estabeleceria a Aliança Definitiva entre DEUS e o Seu povo. Após JESUS subir ao CÉU e enviar o ESPÍRITO SANTO, o Elias tem sido a própria MÃE DE DEUS, lembrando ao POVO DE DEUS, a IGREJA, a necessidade da pureza de FÉ, no lugar do culto vazio e falso a DEUS, com vida falsa e com as celebrações vazias, o coração longe de DEUS. Santo Agostinho dizia, no comentário aos salmos, que, para louvar DEUS com as palavras (cantadas ou não), só é possível louvando-O com a vida. O POVO DE DEUS hoje, tal como no tempo de Elias ou de São João Baptista, está sempre, se não viver a conversão diária, a cair na tentação e tolice dos ídolos, que nada valem. Desde Adão, o Inimigo incentiva o homem a trocar DEUS por coisas ou criaturas. Assim Baal, o culto à deusa natureza, que não é uma coisa do tempo do renascimento, Elias teve que perguntar ao POVO DE DEUS se queriam seguir Baal ou o verdadeiro DEUS. Tiveram o bom senso de optarem por DEUS.

Continuando a apresentação do livro da Liturgia das Horas:

No século XII, alguns eremitas foram viver para aquele monte e mais tarde constituíram uma Ordem dedicada à vida contemplativa sob o patrocínio da Virgem Maria, MÃE DE DEUS.

Que é precisamente o Elias da segunda vinda de JESUS, que vem lembrando à IGREJA (e cristãos) a necessidade de tal pureza de FÉ. Cabe notar que as advertências de NOSSA SENHORA, hoje, como RAINHA DA PAZ, é para o mundo inteiro, porque, após CRISTO, o mundo inteiro é convidado a formar o POVO DE DEUS (é convidado a encontrar a felicidade e a ser salvo). NOSSA SENHORA faz pedidos aos que já formam o POVO DE DEUS, para se converterem, crescendo diariamente na pureza de FÉ, saindo da vida falsa e mascarada. Para os que estão fora, o pedido é para que LHE dêem a oportunidade de os converter a DEUS, já que ELA, como DEUS, respeita a nossa liberdade: não impõe nada, só faz pedidos.

Algumas curiosidades:

Nesta data, em 1858 (pelo calendário litúrgico actual, seria TC 15,6, portanto, uma sexta-feira, o sexto dia da semana), foi a última aparição de Nossa Senhora de Lurdes. Em 13 de Outubro de 1917 (TC 27,7), na última aparição em Fátima, NOSSA SENHORA com a evocação de Senhora do Carmo, aparecerá em visão à irmã Lúcia.

Nesta data, mas esqueci de anotar o ano, Anderson - cavaleiro supremo dos Cavaleiros de Colombo - lembrou que as coisas dos homens, muitas vezes até erros que tanto mal fazem ao mundo, são coisas passageiras, enquanto as coisas de DEUS nunca passam, são eternas:
Não sendo o Elias, fez lembrar Elias no que disse, porque os discípulos de CRISTO não seguem ideologias, mas o EVANGELHO. Não seguem teorias, mas JESUS CRISTO:

Muito antes da “esquerda” e da “direita”, estava o EVANGELHO, e muito depois, quando essas etiquetas caírem no esquecimento, o EVANGELHO permanecerá.

Até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: