domingo, 25 de novembro de 2012

04 CRISTO REI (da Criação inteira)

TC 34,1 B
CRISTO REI, Solenidade
 
***   ***   ***
 
Estamos no último DOMINGO do ano litúrgico, ano B. No próximo DOMINGO entramos em um novo ano litúrgico (primeiro DOMINGO do Advento (TA 1,1 e ano C)). Os dias seguintes da semana 34, dias feriais de CRISTO REI, são apenas como que um interlúdio, à espera do próximo DOMINGO. No calendário litúrgico, os dias da semana seguintes ao DOMINGO, a menos que haja alguma solenidade ou festa, ou memória, são como se não existissem, sendo apenas um tempo que vai de um DOMINGO a outro DOMINGO, o centro de cada semana.
 
Na Santa MISSA, temos estes trecho do prefácio da solenidade de CRISTO, Sacerdote e Rei do universo, dirigido a DEUS PAI:
 
Com o óleo da alegria consagrastes Sacerdote eterno e Rei do universo o Vosso FILHO, JESUS CRISTO, NOSSO SENHOR,
para que, oferecendo-SE no Altar da Cruz, como vítima de reconciliação,
consumasse o mistério da redenção humana
e, submetendo ao Seu poder todas as criaturas,
oferecesse à Vossa infinita majestade
um REINO eterno e universal:
 
REINO de verdade e de vida,
REINO de santidade e de graça,
REINO de justiça, de amor e de paz.
 
Nem todos estão, segundo DEUS, obrigados a saber, que as religiões não são todas iguais, nem todas têm a verdade plena e sem erros - como diz São João da Cruz, foi por JESUS (e por ninguém mais) que DEUS revelou tudo que o homem precisa de saber para se salvar - (verdade plena e sem mistura de erros), embora se deva respeitar as diferenças.
 
Como diz o Santo Padre - e a obediência, em imitação a JESUS, sem a qual, ninguém imita JESUS, diz que devemos ouvir o que diz o sucessor de São Pedro - o ecumenismo não significa dizer que tudo é igual, o indiferentismo religioso - vamos igualar JESUS CRISTO, que é DEUS, a quem?! Quem como DEUS? -, mas que deve haver o diálogo fraterno, todos filhos de DEUS, entre as religiões e respeitar as diferenças.
 
Como dizia, nem todos estão obrigados a saber - segundo DEUS -, que JESUS CRISTO é o Caminho, a Verdade e a Vida. Que ninguém - ninguém mesmo! - vai ao PAI, senão por JESUS. É claro que o maior interessado em fazer crer que tudo é igual (JESUS não faz a diferença infinita), é Satanás, que não quer que o homem se salve.
 
Como dizia, nem todos estão obrigados a saber que JESUS é o salvador do mundo, embora, vivendo a vida de justo - graças a JESUS (a DEUS), que não conhecem e não têm culpa em não conhecê-l'O - se hão-de salvar graças a JESUS (a DEUS). Mas os cristãos, não só os católicos..., estão obrigados a saber que, nas religiões, não é tudo igual., que DEUS só revelou tudo e sem erro pelo Seu FILHO Unigénito, JESUS CRISTO. Que, como diz São Paulo, JESUS é o único Mediador (de salvação) entre DEUS e os homens, que, como diz São Pedro, não há outro NOME, senão o de JESUS, para o homem poder se salvar.
 
O que vemos, para quem não está cego, no mundo? O que reina no mundo? Qual é o reino deste mundo, por ter rejeitado CRISTO?
 
Reino de mentira e de morte,
Reino de corrupção e de pecado,
Reino de injustiça, de ódio e de violência e guerra.
 
JESUS havia dito a Pilatos que o Seu REINO
 
- embora já presente neste mundo (nos que vivem da graça de JESUS, vivendo da CARIDADE, aquilo que dá valor real às coisas (se não houver a CARIDADE, não vale nada, ainda que dê tudo aos pobres, como está na SAGRADA ESCRITURA)) -,
 
não é deste mundo; será (plenamente) deste mundo só no Juízo Final. De facto, é só observar que realmente o
 
REINO de verdade e de vida,
REINO de santidade e de graça,
REINO de justiça, de amor e de paz.
 
não existe (ainda plenamente) neste mundo, mas o outro, será que ninguém ainda viu isso?
 
Ao contrário dos reinos deste mundo, todos passageiros, o REINO DE CRISTO é
 
um REINO eterno e universal.
 
Um REINO indestrutível e que abrangerá o universo inteiro.
 
Como diz a SAGRADA ESCRITURA, tudo foi criado por ELE, n'ELE e para ELE.
 
Um bom DOMINGO e boa semana, e até amanhã, se DEUS quiser! 


Sem comentários: