TA 4,1 C
S. João de Kenty (Câncio), Presbítero, MF.
Claro que, na liturgia de hoje, não se celebra o santo, mas o quarto DOMINGO do advento. Deve-se levar sempre em conta as prioridades.
*** *** ***
Antes de CRISTO, o POVO DE DEUS - povo da Antiga (e provisória) Aliança (figura material e preparo da Nova e Eterna Aliança) -, ao longo dos séculos, e com grande insistência, pedia a DEUS que revelasse a Sua FACE. E DEUS revelou-A humanada, coisa que ninguém poderia supor que seria assim. Pedir a DEUS para revelar a Sua FACE tem vários significados, todos eles sinónimos: misericórdia de DEUS, perdão dos pecados, que DEUS esteja connosco, que venha o MESSIAS (CRISTO)
- sempre pensando só neste mundo, não pensando numa vida eterna com DEUS, um MESSIAS político, puramente humano, como Ungido (CRISTO) de DEUS, mas homem que, à maneira humana, tão fútil e irracional (a razão quer muito mais que uma vida materialista finita!), iria conquistar (por exércitos, política, diplomacia, democracia, etc) o mundo para o POVO DE DEUS -,
que a benção de DEUS esteja connosco. Jamais se pensaria que o MESSIAS seria o VERBO DE DEUS (FILHO DE DEUS) humanado, que DEUS revelaria uma FACE humana. Mas o Seu REINO não é deste mundo, embora transforme o mundo, se fôr livre e conscientemente acolhido (os homens impõe coisas, DEUS não, respeita a liberdade que nos deu).
Pedir a revelação da FACE DE DEUS é pedir a salvação e a amizade de DEUS. O que o POVO não esperava é que fosse como foi, após CRISTO.
Pedir a DEUS para revelar a Sua FACE - e não deixa de ser curioso esse pedido, porque DEUS é um espírito puro, não possui FACE, mas o ESPÍRITO SANTO ensinou o POVO a pedir isso mesmo - é pedir a DEUS que salve o POVO, pedir a DEUS a Sua misericórdia, a Sua amizade, DEUS connosco, que (tão muito) bom!
Este é um pedido muito frequente no Antigo Testamento, embora, nesse pedido, sempre estivesse longe do POVO pensar que DEUS revelaria a Sua FACE no Seu próprio FILHO humanado, uma FACE humana, a de DEUS humanado. Isso, de DEUS revelar a Sua FACE, se realizou de algum modo com a Lei e os Profetas da Antiga Aliança, embora o POVO reconhecesse que ainda viria o MESSIAS. (Esperava mais da revelação do ROSTO DE DEUS, sem compreender que DEUS realmente revelaria o Seu ROSTO para valer, um rosto humano) Tinhas idéias erradas, à maneira do mundo, quando DEUS queria dar muito mais, a participação do homem na Sua própria vida divina, mas esperava esse MESSIAS, isto é, reconhecia ser a Antiga Aliança, firmada com Moisés, algo de transitório e preparatório. Como disse, isso aconteceu de algum modo ao longo dos séculos, DEUS acompanhou o Seu POVO e protegeu-o, mas a plenitude desse pedido só se realizou da maneira que ninguém esperava, no NATAL, evento que festejaremos em 25 de Dezembro, salvo em alguns países que têm outra data. Tal solenidade tem oitavas, as oitavas do NATAL, que irão até 1 de Janeiro. DEUS quer tornar o homem filho Seu, muito mais do que o POVO DE DEUS esperava, JESUS o disse, que o Seu REINO não era deste mundo, nada a ver com o MESSIAS político ou com as coisas deste mundo, embora, acolhendo o REINO DE DEUS, este mundo se transforma num paraíso terrestre (aquilo que as ideologias materialistas nunca conseguirão, pois estão cheias de erros e o erro só pode trazer o mal).
JESUS é DEUS e homem, a FACE DE DEUS:
Quem ME vê, vê o PAI. (Vê DEUS)
DEUS, que é DEUS, espírito puro, quer olhar o homem como um filho Seu, e é isso que JESUS, o FILHO DE DEUS, veio trazer com o NATAL e a Sua PÁSCOA. Fazer do homem templo do ESPÍRITO SANTO.
Pedir a DEUS, como fez Moisés, para revelar a Sua FACE, repito, é pedir a salvação, a amizade e benção e protecção de DEUS, o Seu perdão e salvação. Como pedir a DEUS tal coisa, se DEUS não possui FACE, é um espírito puro? Um pedido esquesito, mas o POVO não pensava na FACE DE DEUS como uma face humana; era o modo de pedir a DEUS misericórdia. Não passaria pela cabeça de Israel que DEUS revelasse a Sua FACE humanada em JESUS CRISTO, como pensar em semelhante coisa (ou inventá-la, por exemplo, após alguma musa de inspiração inspirar)? Nem passaria pela cabeça do POVO DE DEUS que tal salvação seria participação na própria vida de DEUS e vida eterna, que só JESUS revelaria, a FACE DE DEUS (revelada no NATAL e glorificada na PÁSCOA).
No Antigo Testamento se fala que Moisés conversava face a face com DEUS (JESUS), ou diante da FACE DE DEUS, mas JESUS ainda não SE tinha revelado. Mais, Moisés pedia que a FACE DE DEUS acompanhasse o POVO DE DEUS, sem o qual, este POVO nada poderia. Eis o significado de pedir a DEUS, com imagens humanas, mas não pensando que DEUS seria assim - DEUS é espírito puro -, a Sua FACE, o Seu braço direito, a Sua mão, etc. Mas de facto, anunciado sem se pensar assim, o que é certo é que DEUS, em JESUS CRISTO, tem um ROSTO, uma mão, um braço direito, etc. É preciso mais alguma coisa para os incrédulos começarem a acreditar? O problema da incredulidade é outro.
Vejamos o diálogo de DEUS (PAI, FILHO, ESPÍRITO SANTO) com Moisés, figura de CRISTO na Antiga Aliança:
«Se é verdade que tenho todo o Vosso favor, dai-me a conhecer os Vossos desígnios, para que eu saiba que tenho todo o Vosso favor; e considerai que esta nação é o Vosso POVO.» O SENHOR respondeu: «Minha FACE irá contigo, e serei o teu guia.» (JESUS é o EMANUEL, que significa «DEUS connosco», o PASTOR dos nossos corações, é por aí que o Inimigo invisível, sendo espiritual, ataca..., mas com JESUS reinando, ele nada pode) «Se a Vossa FACE não vier connosco, disse Moisés, não nos façais partir deste lugar. Por onde se saberá que temos todo o Vosso favor, eu e o Vosso povo? Porventura, não é necessário para isso justamente que marcheis conosco? É o que nos distinguirá, eu e o Vosso povo, de todas as outras nações da Terra.» «O que pedes, replicou o SENHOR, fá-lo-ei, porque tens todo o Meu favor, e te conheço pelo teu nome.» (DEUS trata-nos pessoalmente, pelo nome, quando mostra a Sua FACE, porque, na nossa oração, atendendo aos pedidos da RAINHA DA PAZ, nós queremos isso) Moisés disse: «Mostrai-me a Vossa GLÓRIA.» (a FACE DO RESSUSCITADO e o ESPÍRITO SANTO) DEUS (JESUS) respondeu: «Vou fazer passar diante de ti todo o Meu ESPLENDOR (o ESPÍRITO SANTO), e pronunciarei diante de ti o NOME DE JAVÉ (Santo NOME DE DEUS). Dou a Minha GRAÇA a quem quero, e uso de misericórdia com quem ME apraz. Mas, ajuntou o SENHOR, não poderás ver (ainda!) a Minha FACE, pois o homem não ME poderia ver e continuar a viver. (O justo, morreria de felicidade, se visse hoje JESUS como vêem-n'O os bem-aventurados do CÉU, e os que estão mortos no pecado, fugiriam por não suportar as acusações da consciência) Eis um lugar perto de MIM, disse o SENHOR; tu estarás sobre a rocha. (Segue-se imagens sensíveis para dizer porque não se pode ver a FACE DE DEUS quem, mesmo sendo justo, vive neste mundo; isso será uma realidade só a partir do NATAL, da maneira que ninguém esperava) Quando a Minha GLÓRIA (O ESPÍRITO SANTO) passar, por-te-ei na fenda da rocha e cobrir-te-ei com a Mão, até que EU tenha passado. Retirarei depois a Mão, e ME verás por detrás. Quanto à Minha FACE, ELA não pode ser vista.» (Êxodo XXX,13-23)
Apresento agora algumas passagens da SAGRADA ESCRITURA onde o POVO da Antiga Aliança, ao longo dos séculos, pede a DEUS para revelar a Sua FACE:
O SENHOR te abençoe e te guarde!
O SENHOR te mostre a Sua FACE e conceda-te Sua GRAÇA!
O SENHOR volte o Seu ROSTO (FACE) para ti e te dê a PAZ!
Assim, diz DEUS, invocarão o Meu NOME sobre os filhos de Israel e EU os abençoarei".
(Números VI,24-27)
O pecado afasta DEUS de nós (afasta-nos da Sua FACE, vejam os diversos significados desse pedido):
EU ocultarei completamente a Minha FACE naquele momento, por causa do mal que fez o povo, seguindo outros deuses. (Deuteronómio XXIX,18)
DEUS revelava a Sua FACE ao POVO da Antiga Aliança, no sentido que o acompanhava, conduzia-o e o protegia. O POVO evocava a FACE DE DEUS, mas longe de imaginar, como já mencionei, que tal FACE seria HUMANADA em JESUS CRISTO. Ocultar DEUS completamente a Sua FACE, em todos os tempos, antes e depois de CRISTO, significa que DEUS respeita a nossa liberdade do O querermos ou preferirmos a mentira do pecado, que nunca trouxe o bem, só o mal (e o pecador sabe disso muito bem).
EU ocultarei completamente a Minha FACE naquele momento, por causa do mal que fez o povo, seguindo outros deuses.
A FACE DE DEUS significa salvação:
Quem será digno de subir ao MONTE DO SENHOR? Ou de permanecer no Seu lugar santo? O que tem as mãos limpas e o coração puro, cujo espírito não busca as vaidades nem perjura para enganar seu próximo. Este terá a bênção do SENHOR, e a recompensa de DEUS, seu SALVADOR. Tal é a geração dos que O procuram, dos que buscam a FACE DO DEUS de Jacob. (Salmos XXIII,3-6)
Escutai, SENHOR, a voz de minha oração, tende piedade de mim e ouvi-me. Fala-vos o meu coração, a minha face VOS busca; a Vossa FACE, ó SENHOR, eu a procuro. Não escondais de mim o Vosso ROSTO, não afasteis com ira o Vosso servo. VÓS sois o meu amparo, não me rejeiteis. Nem me abandoneis, ó DEUS, meu Salvador. (Salmo XXVI,7-9)
Como a corça anseia pelas águas vivas, assim minha alma suspira por VÓS, ó meu DEUS. Minha alma tem sede de DEUS, do DEUS vivo; quando irei contemplar a FACE DE DEUS? Digo a DEUS: Ó meu rochedo, por que me esqueceis? Por que ando eu triste, sob a opressão do inimigo? Por que te deprimes, ó minha alma, e te inquietas dentro de mim? Espera em DEUS, porque ainda hei-de louvá-l'O: ELE é a minha salvação e o meu DEUS. (Salmo XLI,2-3.10.12)
Quando irei contemplar a FACE DE DEUS? (...) ELE (JESUS que ainda nem conhece...) é a minha salvação e o meu DEUS.
ELE veio libertar o homem da opressão do Inimigo:
Por que ocultais a Vossa FACE e esqueceis nossas misérias e opressões? Nossa alma está prostrada até o pó, e colado no solo o nosso corpo. (As misérias a que se pode chegar - o mundo e o POVO DE DEUS! -, quando DEUS está longe do seu coração...) Levantai-vos em nosso socorro e livrai-nos, pela Vossa misericórdia. (Salmo XLIII,25-27)
Notemos, mais uma vez, repito, que a FACE DE DEUS significa a presença e de DEUS e Sua benção. O que o POVO não esperava é que essa FACE DE DEUS SE revelaria humana em JESUS CRISTO. Não esperava que a presença de DEUS seria muito mais profunda do que poderia imaginar, o REINO DE DEUS no coração humano. E isso significa o ESPÍRITO SANTO presente em nós.
Aspergi-me com um ramo de hissope e ficarei puro. Lavai-me e me tornarei mais branco do que a neve. (Ressurreição da alma morta pelo pecado) Fazei-me ouvir uma palavra de gozo e de alegria, para que exultem os ossos que triturastes. (A voz da consciência tritura ossos, e pedimos que DEUS perdoe, isto é, desvie os Seus olhos de todo o mal que cometemos:) Dos meus pecados desviai os olhos, e minhas culpas todas apagai. Ó meu DEUS, criai em mim um coração puro, e renovai-me o espírito de firmeza. De Vossa FACE não me rejeiteis, e nem me priveis de Vosso ESPÍRITO de santidade. (Salmo L,9-13)
De Vossa FACE não me rejeiteis, e nem me priveis de Vosso ESPÍRITO de santidade.
JESUS deixou claro ser ELE mesmo o PASTOR de Israel, que o POVO DE DEUS só admitia ser o próprio DEUS, como está claro neste salmo dirigido a DEUS, como PASTOR de Israel:
Escutai, ó PASTOR de Israel, vós que levais José como um rebanho. VÓS que assentais acima dos querubins, mostrai Vosso ESPLENDOR em presença de Efraim, Benjamim e Manassés. Despertai vosso poder, e vinde salvar-nos. Restaurai-nos (Ressuscitai-nos), ó SENHOR; (Como?) mostrai-nos serena a Vossa FACE e seremos salvos. (Salmo LXXIX,2-4)
O dia da angústia pode até ser a hora da morte, para quem está com a alma morta, e, porque JESUS padeceu por ele e por cada um de nós, esta pode ser a oração que o salvará:
Não oculteis de mim a Vossa FACE no dia de minha angústia. Inclinai para mim o Vosso ouvido. Quando VOS invocar, acudi-me prontamente. (Salmo CI,3)
Quantas Avé MARIA's, ao se atender a NOSSA SENHORA de rezar o ROSÁRIO todos os dias, devem ter salvo almas condenadas, salvas só na hora da morte: Rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. O ESPÍRITO SANTO ensinou esta oração à IGREJA não foi por nada. O ideal - coisa que lamento! - seria rezar esta oração diante de JESUS SACRAMENTADO numa igreja (ou capela). Nesse tempo em que se reza o Terço, haveria muitos mais frutos se o SENHOR SACRAMENTADO estivesse exposto. Não sei qual é a dúvida? Desagradaria ao SENHOR SACRAMENTADO estar presente ao Terço? Quantas almas se salvaram com as Avé MARIAs! (Graças, claro está, ao único Mediador de Salvação, JESUS CRISTO, que, contudo, tornou a Sua MÃE como Medianeira de Todas as Graças. Não separem a MÃE do FILHO, porque nem o FILHO concordaria com isso!).
Por minha parte, mereça eu contemplar a Vossa FACE, ao despertar, saciar-me com a Vossa IMAGEM. (Salmo XVI,15) Avé MARIA!
Já veremos, a humanidade de JESUS é a imagem do PAI... É uma oração para que, após esta vida, DEUS nos leve para SI.
Ó DEUS, fazei-nos voltar, iluminai o Vosso ROSTO e seremos salvos. (Salmo LXXIX,4)
DEUS revelou o Seu ROSTO (ou FACE) no mistério da ENCARNAÇÃO e, depois, iluminou o Seu ROSTO no mistério PASCAL.
O VERBO SE fez carne e habitou entre nós, e vimos Sua GLÓRIA (o ESPÍRITO SANTO), a GLÓRIA que o FILHO Unigénito recebe do Seu PAI, cheio de GRAÇA e de VERDADE. A LEI foi dada por Moisés, a GRAÇA e a VERDADE vieram por JESUS CRISTO. Ninguém jamais viu DEUS (A Sua FACE). O FILHO Unigénito, que está no seio do PAI, foi QUEM O revelou. (João I,14.17-18)
O que existia desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplámos e as nossas mãos tocaram relativamente ao VERBO DA VIDA, de facto, a VIDA manifestou-SE; nós vimo-l'A, d'ELA damos testemunho e anunciamo-vos a VIDA ETERNA que estava junto do PAI e que SE manifestou a nós. (1 João I,1-3a)
Salmo 32 (33)
Hino à providência de DEUS
Por Ele foram feitas todas as coisas (Jo 1, 3).
Justos, aclamai o SENHOR,
os corações rectos devem louvá-l’O.
Louvai o SENHOR com a cítara,
cantai-LHE salmos ao som da harpa.
Cantai-LHE um cântico novo,
cantai-LHE com arte e com alma.
A PALAVRA DO SENHOR é recta,
da fidelidade nascem as Suas obras.
ELE ama a justiça e a rectidão:
a terra está cheia da bondade do SENHOR.
A PALAVRA DO SENHOR criou os céus,
o sopro da Sua boca os adornou.
Foi ELE QUEM juntou as águas do mar
e distribuiu pela terra os oceanos.
A terra inteira tema ao SENHOR,
reverenciem-n’O todos os habitantes do mundo,
porque ELE disse e tudo foi feito,
ELE mandou e tudo foi criado.
O SENHOR frustrou os planos dos pagãos,
fez malograr os projectos dos povos.
O plano do SENHOR permanece eternamente
e os desígnios do Seu coração por todas as gerações.
Feliz a nação que tem o SENHOR por seu DEUS,
o povo que ELE escolheu para Sua herança.
Do CÉU o SENHOR contempla
e observa todos os homens.
Do lugar onde habita,
contempla todos os habitantes da terra.
ELE que formou o coração de cada homem
está atento a todas as suas obras.
O rei não vence pela grandeza do seu exército,
nem o herói se salva pela sua valentia.
Não está no cavalo o penhor da vitória,
a sua fogosidade não livra de perigo.
Os olhos do SENHOR estão voltados para os que O temem,
para os que esperam na Sua bondade,
para libertar da morte as suas almas
e os alimentar no tempo da fome.
A nossa alma espera o SENHOR:
ELE é o nosso amparo e protector.
N’ELE se alegra o nosso coração:
em Seu NOME SANTO pomos a nossa confiança.
Venha sobre nós a Vossa bondade,
porque em VÓS esperamos, SENHOR.
O rei não vence pela grandeza do seu exército, nem o herói se salva pela sua valentia. Não está no cavalo o penhor da vitória, a sua fogosidade não livra de perigo.
Não é o dinheiro ou a ciência ou qualquer outro bem (dons de DEUS) convertido em ídolo (tornado um mal nas mãos do insensato) que vai trazer o mundo melhor de paz, justiça e progresso; é JESUS o único que pode realizar isso.
Não está no cavalo o penhor da vitória, a sua fogosidade não livra de perigo. (...) A nossa alma espera o SENHOR: ELE é o nosso amparo e protector.
Se DEUS mudasse alguma das leis que ELE impôs à CRIAÇÃO, a nossa ciência, que nunca foi nossa, mas dom de DEUS, deixaria de ter aplicação práctica... Onde está a felicidade? Onde o mundo encontrar o que busca (e que só JESUS pode dar)?
Feliz a nação que tem o SENHOR por seu DEUS, o povo que ELE escolheu para Sua herança.
Venha sobre nós a Vossa bondade, porque em VÓS esperamos, SENHOR.
A Vossa bondade para todos, JESUS, também para os Teus inimigos, que não sabem o que fazem.
Um bom DOMINGO, o início da semana e centro, a ponto dos outros dias da semana nada serem (no CÉU nem existem!), um SANTO NATAL, que se aproxima, e até amanhã, se DEUS quiser!