domingo, 2 de dezembro de 2012

01 Maranatha! Vinde, SENHOR JESUS

TA 1,1 C
 
Um bom Ano Novo! No calendário mais importante do universo inteiro, que é o calendário litúrgico, que tem como fim o louvor a DEUS, entrámos em um ano novo.
 
***   ***   ***
 
Já estamos no DOMINGO e, com este DOMINGO, num novo ano litúrgico, ano C, pois é o primeiro DOMINGO do Advento (TA 1,1 C).
 
No calendário litúrgico, é só observarmos atentamente, tudo está centralizado no DOMINGO, como se não existissem os outros dias da semana - segunda a sábado, chamados dias feriais -, a não ser como uma espécie de tempo de pausa até ao próximo DOMINGO. Pode haver nesse tempo alguma solenidade, festa ou memória, onde se abrem excepções. O NATAL é um bom exemplo, pode até nem cair no DOMINGO, mas, tirando isso, segunda, terça,..., até ao sábado, são dias feriais, de menor importância. Nesse tempo, se não fôr um tempo forte, como no que acabámos de entrar, a oração da colecta, comunhão e outras, são as mesmas que rezámos no DOMINGO que passou. Segunda-feira a sábado são dias menores da semana, embora - cabe notar e anotar -, a Santa MISSA celebrada nos dias feriais seja a mesma e de mesmo valor (infinito) que a celebrada no DOMINGO de modo mais festivo e solene: a renovação do sacrifício único na CRUZ de JESUS CRISTO.
 
Com o Tempo do Advento (e Ano Novo), preparamo-nos para viver e actualizar o mistério da ENCARNAÇÃO (o NATAL), enquanto recordamos que JESUS há-de vir outra vez, como ELE mesmo o disse, não mais na humildade do presépio, mas na glória do RESSUSCITADO, para destruir de modo definitivo e pleno as obras do Mal, essas obras que trouxeram e continuam a trazer ao mundo a morte, o sofrimento e a mentira. JESUS julgará vivos e mortos, como está escrito, e nada há-de ficar oculto, das maquinações ao longo dos séculos do poder deste mundo contra ELE, os Seus inimigos por livre opção. Assim, resumindo, preparamo-nos para agradecer a vinda de JESUS na humildade do presépio - o presépio diz que os critérios de DEUS não são os do mundo, sobre o que é grande e o que vale... - (é o NATAL e a sua mensagem sobre o que é grande para valer e o que vale para valer), enquanto avivamos e recordamos mais vivamente a vinda de JESUS na glória do RESSUSCITADO, que acontecerá no Juízo Final.
 
Devido à crise mundial, cuja causa primeira é o pecado muito grave do mundo (pecado gravíssimo), talvez muitas famílias e pessoas, que nunca conheceram o NATAL, venham a conhecê-lo pela primeira vez, neste ano. Oxalá que sim, pois só JESUS CRISTO pode salvar e dar solução plena a todo e qualquer problema. Com JESUS CRISTO, qualquer problema se torna relativo e até pode JESUS querer tirá-los, mas com ou sem eles, isso não vale nada. Que as pessoas se voltem para ELE, abandonem as cisternas rotas do mundo da mentira. É que, dos males da imoralidade (maior a imoralidade, maiores as crises  em todas as dimensões), que trouxe tantos males ao mundo e os seus efeitos, como o sofrimento, muitas vezes pode vir o bem, o NATAL... Quantas pesssoas já tiveram alguma vez um NATAL? Parece-me que neste mundo de trevas pouquíssimas pessoas e famílias tiveram NATAL. A esmagadora maioria, no mundo inteiro, são analfabetos sobre o NATAL, nunca souberam o que é isso porque nunca tiveram um NATAL, só coisas vazias - sabem disso muito bem! - e tristeza.
 
Neste início de Ano Novo (Litúrgico, o calendário de valor real e eterno), recordo uma mensagem da RAINHA DA PAZ, que deu na entrada do novo milénio do NASCIMENTO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO (que dividiu o tempo no «antes» e no «depois» («depois» para sempre)), para recordarmos porque o mundo se encontra onde se encontra. Dão-se muitas explicações, mas não se fala na causa original:
 
KM 19991225
730478
TN 1,7
1Queridos filhos, este é um tempo de graça. 2Filhinhos, hoje, de um modo especial, com o MENINO JESUS, que tenho nos braços, dou-vos a possibilidade de vos decidirdes pela paz. 3Pelo vosso «sim» à paz e pela vossa decisão por DEUS, abre-se-vos uma nova possibilidade de paz. 4Só assim, filhinhos, o tempo deste século será para vós um tempo de paz e de prosperidade. 5Por isso, ponde o RECÉM-NASCIDO JESUS no primeiro lugar da vossa vida e ELE vos conduzirá pelo caminho da salvação. Obrigada, por terdes correspondido ao Meu apelo![NATAL DO SENHOR]
(No arquivo actual, de 932 mensagens, é a 636ª mensagem da Rainha da Paz.)
 
Observando o mundo, anotei o seguinte:
 
Prestígio. Isso vale alguma coisa? Pode até nem valer nada, além de nada. É o prestígio que dá autoridade? Aquela coisa que todos detestam, da Idade Média, mas que sempre afinal é só de garganta. Nunca se abusou tanto da autoridade, e de modo crescente, a partir da Idade Moderna. Até pessoas sem moralidade nenhuma - no tempo dos enciclopedistas, por exemplo -, passaram a ser autoridades (com muito prestígio, inclusivé). E todos passaram a seguir (cegamente, coisa impensável na Idade Média!) essas autoridades. Mas as autoridades na Idade Média, ao contrário de muitas delas, dos tempos actuais e "modernos", eram bem diferentes: era preciso comprovar e não opinavam, a não ser transitoriamente, mas demonstravam, que diferença!
 
Um bom DOMINGO e Ano Novo Litúrgico, e até amanhã ou logo, se DEUS quiser! Hoje é o dia de uma mensagem da RAINHA DA PAZ, pode ser que logo mais a publique no blog.
 





Sem comentários: