TP 8,1 C (Salt.: sem III)
DOMINGO DE PENTECOSTES.
DOMINGO DE PENTECOSTES.
Semana da vida (12 a 19 de Maio)
*** *** ***
Quando vier o PARÁCLITO, dará ao mundo provas irrefutáveis de uma culpa (o pecado), de uma inocência (a justiça) e do julgamento (o juízo): de uma culpa (o pecado), pois não creram em MIM; de uma inocência (a justiça), pois EU vou para o PAI, e já não ME vereis; de um julgamento (o juízo), pois o dominador deste mundo - Satanás - já está julgado e condenado. (João XVI,8-11)
A RAINHA DA PAZ disse numa mensagem - já apresentei no blog a mensagem - que o grande pecado do mundo consiste em que uma pessoa adulta tem capacidade para conhecer DEUS - e quando NOSSA SENHORA diz isso, não significa tão somente um conhecimento apenas intelectual, mas muito mais do que isso -, isto é, tem a capacidade de rezar e amar e, assim, chegar ao conhecimento de DEUS. Diz a RAINHA DA PAZ que o pecado (culpa) do mundo consiste nisso mesmo: não procurar DEUS. Quanto males se teriam evitado, quantas injustiças e cruzes porque não se buscou a DEUS:
1. De uma culpa (do pecado), pois não creram em MIM.
Quantos males no mundo porque não se acreditou em JESUS! E disse JESUS noutra altura: odiaram-ME sem razão. Porquê? Porque, diz a SAGRADA ESCRITURA, as suas obras eram más e, por isso, não se aproximaram de JESUS (de DEUS), que é LUZ que põe à vista o que está oculto. O pecado do mundo: não creram em MIM. (Não procuraram DEUS)
O mundo não merece - como não mereço eu, ninguém o merece. Há uma culpa, mas também há uma misericórdia, para quem se abrir ao AMOR DE DEUS. Graças ao sacrifício de JESUS, o inocente, que o fez por amor ao PAI, acima de todas as coisas, e a nós, por amor do PAI:
Pelo mistério da ENCARNAÇÃO, o FILHO SE fez próximo a nós para, pela CRUZ, nos aproximar do PAI. Esse AMOR SEM MEDIDAS, do PAI e do FILHO, que nos foi dado na CRUZ, é o ESPIRITO SANTO.
E JESUS, que SE fez DEUS connosco, um de nós, nosso próximo, igual a nós em tudo, excepto no pecado, nos convida a imitá-l'O: amando a DEUS acima de todas as coisas e ao próximo como JESUS nos amou, por amor de DEUS.
E como JESUS nos amou? SE fez próximo de nós pela ENCARNAÇÃO, para nos amar, dar a Sua vida por nós. Assim, devemos nos fazer próximos dos outros, para os amar e dar a nossa vida por eles, imitando JESUS. Isso começa na família, os mais próximos de todos, e, sem essa escola de aprendizagem, não é possível isso acontecer na sociedade, já dizia a RAINHA DA PAZ. Mas isso, de amar ou outros como JESUS nos amou, é impossível a nós... Seria, sem dúvida, impossível, se o ESPÍRITO SANTO não nos tivesse sido dado.
Como disse, há a culpa, mas DEUS é AMOR e nos oferece a Sua misericórdia:
2. De uma inocência (da justiça), pois EU vou para o PAI, e já não ME vereis.
É dessa ida de JESUS para o PAI, inocente condenado, que nos foi dada a misericórdia. Só voltariam a ver JESUS, claro, após as dores do parto da Sua PAIXÃO... E, hoje, O vemos pelo ESPÍRITO SANTO, se formos fiéis, vivendo a conversão diária.
Já não falarei muito convosco, pois está a chegar o dominador deste mundo (Satanás - aproxima-se a PAIXÃO DE JESUS); ele nada pode contra MIM, mas o mundo tem de saber que EU amo o PAI e actuo como o PAI ME mandou. Levantai-vos, vamo-nos daqui! (João XIV,30-31)
Por esse amor do PAI pelo FILHO e do FILHO pelo PAI, o ESPÍRITO SANTO, fomos salvos: perdoados e recriados para a vida nova de filhos de DEUS. (De uma inocência (da justiça), pois EU vou para o PAI, e já não ME vereis)
Como o discípulo não é mais do que o mestre, essa PAIXÃO DE JESUS - já dizia Pascal também - se prolonga nas perseguições à IGREJA até ao Juízo Final, mas não devemos temer:
3. De um julgamento (do juízo), pois o dominador deste mundo - Satanás - já está julgado e condenado.
Agora é o julgamento deste mundo; agora é que o dominador deste mundo vai ser lançado fora. E EU, quando for erguido da Terra, atrairei todos a MIM. (João XII,31-32)
JESUS ergueu-SE da Terra, pela CRUZ, e pela ASCENÇÃO, enviou o ESPÍRITO SANTO. É o ESPIRITO SANTO, para quem é dócil a ELE, que nos faz tomar consciência do nosso pecado, reconhecendo-o em contrição e, pelo sacramento, nos perdoa e nos comunica a vida de DEUS - vida do PAI no FILHO (EU sou a VIDA) -, libertando-nos do dominador deste mundo. E assim há-de ser também no Juízo Final a nível global:
Quando vier o PARÁCLITO, dará ao mundo provas irrefutáveis de uma culpa (o pecado), de uma inocência (a justiça) e do julgamento (o juízo): de uma culpa (o pecado), pois não creram em MIM; de uma inocência (a justiça), pois EU vou para o PAI, e já não ME vereis; de um julgamento (o juízo), pois o dominador deste mundo - Satanás - já está julgado e condenado.
Não creram em MIM... Hão-de olhar para AQUELE que trespassaram. Nesse dia, haverá um choro como nunca visto antes (o arrependimento do mundo: PENTECOSTES global)... Uma inocência (a misericórdia de DEUS, graças a um inocente, o único inocente: DEUS humanado)... O dominador deste mundo já está julgado e condenado (a libertação do mundo do jugo do Mal).
Um bom DOMINGO DE PENTECOSTES!
Sem comentários:
Enviar um comentário