TQ 4,7 A (Salt.: sem IV)
Sábado da semana 4 do Tempo da Quaresma.
São Vicente Ferrer, Presbítero, mf.
Hoje à tarde, Vésperas I de DOMINGO.
NOTA: Já estamos no DOMINGO, nova semana, na liturgia. O dia se São Vicente Ferrer foi no sábado.
*** *** ***
JESUS, aproximando-SE, lhes disse: «Toda autoridade ME foi dada no CÉU e na Terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; baptizai-as em NOME do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.» (Mateus XXVIII, 18-20)
«Toda autoridade ME foi dada no CÉU e na Terra.»
O príncipe deste mundo pode perseguir a IGREJA usando todo tipo de métodos e tácticas, mas nada pode contra a IGREJA. Já nos aproximamos do fim da Quaresma, já nos aproximamos da semana maior do ano, a SEMANA SANTA, a semana onde, da CRUZ, o AMOR venceu o ódio, a morte e a mentira, RESSUSCITANDO. Preparamo-nos para celebrar esse acontecimento que estabeleceu a NOVA E ETERNA LITURGIA, a NOVA E ETERNA ALIANÇA de DEUS com os homens. Com a RESSURREIÇÃO DE JESUS, a glorificação da humanidade que ELE assumiu na ENCARNAÇÃO, toda a autoridade - que vem de DEUS: do PAI, do FILHO (ELE Mesmo), do ESPÍRITO SANTO -, LHE foi dado, isto é, ao FILHO DO HOMEM.
«Toda autoridade ME foi dada.»
Não há nada a temer, mas confiar.
«Ide, pois, e ensinai a todas as nações; baptizai-as em NOME do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO.»
Porque JESUS quer que ensinemos às nações? (Quem não quer é o Inimigo...) Porque não há salvação para quem rejeitar JESUS CRISTO. JESUS pede para a IGREJA ensinar como as nações se salvam: crendo em JESUS CRISTO. E JESUS diz para baptizarem os povos em NOME de DEUS.
Um dia destes, duas pessoas que dizem que testemunham Jeová - Jeová não é o NOME de DEUS, mas a mistura das consoantes de JAVÉ com as vogais de ADONAI, uma corrupção de JAVÉ, o NOME de DEUS revelado a Moisés -, mostraram-me esta passagem onde está o ESPÍRITO SANTO em letra minúscula: nessa bíblia adulterada pelos homens, já não é PALAVRA DE DEUS, mas invenção e heresia dos homens. A eles, que mais de uma vez tive de dizer que a Bíblia não é um livro de matemática ou de zoologia, pois costumam dizer-me que é preciso compreender a Bíblia. Então respondo-lhes isso. É presunção do orgulho humano pensar que podemos compreender a PALAVRA DE DEUS sem a assistência do ESPÍRITO SANTO (e fora da IGREJA).
Falam em entender, compreender, mas logo me mostram um raciocínio todo ilógico: JESUS não mandou a IGREJA baptizar em NOME do PAI, do FILHO e de uma FORÇA (DO ALTO). Teria JESUS mandado baptizar em NOME de DEUS e de uma coisa, logo, em nome duma criatura?
Quando JESUS falou aos discípulos que enviaria uma FORÇA DO ALTO, não estava a dizer que enviaria alguma coisa que não é DEUS, mas de DEUS, porque só as criaturas são seres compostos. Em DEUS não existe composição. Já João dizia:
«DEUS é AMOR.»
Quando falamos do AMOR DE DEUS, não estamos a falar de alguma coisa de DEUS, mas de DEUS, por isso:
«DEUS é AMOR.»
Pelo outro lado, só DEUS e as criaturas inteligentes - anjos e homens - são pessoas: pessoa divina, pessoa angélica e pessoa humana
(desde a concepção - se o ser humano em embrião ainda não tem o corpo humano que permite manifestar a sua vontade no mundo visível, não significa que deixou de ser o que é desde a concepção: pessoa humana; não tem nada a ver com justiça, mas com bom senso: o ser humano não é uma coisa para depois ser outra, mas ser humano desde a concepção, já com as faculdades da alma humana, inteligência e vontade própria, mesmo que esta não se possa manifestar neste mundo num corpo humano ainda embrionário; não é uma questão de direito - se já se pode imputar responsabilidade e culpa -, mas de bom senso. Também alguém em coma não deixou de ser uma pessoa humana, só porque não tem condições corporais para manifestar a sua vontade)
e JESUS mandou baptizar em NOME das três pessoas divinas, não iria mandar baptizar em nome de uma coisa, seria um ídolo.
«Baptizai-as em NOME do PAI (pessoa), do FILHO (pessoa) e do ESPÍRITO SANTO (pessoa).»
Aliás, eu também posso ser uma força ou consolo (paráclito) para alguém que me é próximo. Podendo ser uma força para alguém desanimado, contudo, não é uma força, mas eu mesmo que dou força a alguém desanimado. Quando JESUS disse que enviaria uma FORÇA DO ALTO, referia-SE (mais uma vez; falou disso várias vezes) ao ESPÍRITO SANTO, o outro PARÁCLITO.
«O outro»..., não se diz isso de coisa, mas de pessoa. JESUS (pessoa) era o consolador que, subindo ao CÉU, enviaria OUTRO consolador (outra pessoa, a TERCEIRA PESSOA da SANTÍSSIMA TRINDADE), que seria uma força para os Seus discípulos, mas que não é uma força, uma coisa, mas o ESPÍRITO SANTO QUEM é essa força para nós.
Não há nada de especial nisso, como não haveria, em analogia, nada de especial eu ser uma força para alguém desanimado, agora, claro, não é uma força do Alto..., mas muito limitada, de criatura.
«Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.»
Não são os cientistas de hoje que disseram e dizem que há-de haver o fim do mundo, nem é a ciência que dá essa garantia, mas é JESUS que o disse e garantiu que isso acontecerá. Quando? Ninguém o pode saber. Mas não é coisa de meter medo, salvo para quem quis optar contra DEUS até ao fim da sua vida terrena, pois o fim do mundo está associado a nova terra e novos céus, uma libertação plena do mundo do domínio do príncipe deste mundo (e das suas mentiras). É uma coisa boa, a IGREJA em cada SANTA MISSA pede isso mesmo, que esse dia chegue logo:
«Vinde, SENHOR JESUS!»
«Toda autoridade ME foi dada no CÉU e na Terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; baptizai-as em NOME do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.»
Quem já alguma vez falou coisa que se possa assemelhar a isso aí acima? Se os incrédulos e ateus usassem o bom senso e lessem esta passagem - e há tantas outras no EVANGELHO... -, compreenderiam, com a razão (só com ela se pode compreender), que nenhum homem, por mais inspirado que estivesse, por mais inteligente que fosse, por mais imaginativo e genial que fosse, conseguiria dizer o que JESUS disse acima. Já diziam os soldados judeus, para explicar às autoridades judaicas porque não prenderam JESUS:
«Nunca ninguém falou como ESSE homem.»
É verdade, porque JESUS é DEUS. Ninguém jamais poderá falar como ELE falou.
Quem alguma vez disse algo parecido com isso?
«Toda autoridade ME foi dada no CÉU e na Terra.»
Quem alguma vez disse algo parecido com isso?
«Ide, pois, e ensinai a todas as nações; baptizai-as em NOME do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO.»
Quem alguma vez disse algo parecido com isso?
«Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi.»
Quem alguma vez disse algo parecido com isso?
«Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.»
Um bom DOMINGO e até amanhã, se DEUS quiser!
Sem comentários:
Enviar um comentário