segunda-feira, 28 de abril de 2014

09 João III, 5-8 (O REINO DE DEUS, a única novidade real deste mundo)

TP 2,2 A (Salt.: sem II)
Segunda-Feira da semana 2 do Tempo Pascal.
São Luís Maria Grignon de Montfort, Presbítero, mf.
São Pedro Chanel, Presbítero e mártir, mf.

***   ***   ***

Respondeu JESUS a Nicodemos: «Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do ESPÍRITO não pode entrar no REINO DE DEUS. O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do ESPÍRITO é espírito. Não te admires por EU te haver dito que todos devem nascer de novo. O vento sopra onde quer: ouves a sua voz, mas não sabes donde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do ESPÍRITO. (João III, 5-8)

Aleluia!

No Tempo Pascal, falamos do maior de todos os dons que DEUS, pelo Seu FILHO, nos pode dar: o dom do ESPÍRITO SANTO, do REINO DE DEUS habitar em nós e podermos conhecer DEUS na convivência diária com ELE. E DEUS é PAI, é FILHO, é ESPÍRITO SANTO, três pessoas divinas distintas, um só DEUS.

O vento sopra onde quer: ouves a sua voz, mas não sabes donde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do ESPÍRITO.

Deixar-se conduzir pelo ESPÍRITO SANTO, tendo-O como guia em vez doutros guias, é ser surpreendido e surpreender; é tornar possível o humanamente impossível.

Deixar-se conduzir pelo ESPÍRITO SANTO, como a criança, toda confiante, se deixa conduzir pelas mãos do pai - e DEUS é PAI - não vai contra liberdade que DEUS deu à criaturas inteligentes, os anjos e homens. Pelo contrário, a liberdade regozija-se, sente-se feliz e segura como criança nas mãos do PAI.

A única coisa essencial é deixar-vos conduzir pelo ESPÍRITO SANTO na profundidade! Só assim podereis ter uma verdadeira experiência de DEUS. (RAINHA DA PAZ)

Pelo contrário, o pecado - a desobediência a DEUS - faz o homem perder a liberdade caindo sob o jugo das desordens (doenças) da carne, do mundo e das sugestões (tentações) do demónio. Não é possível ser livre e feliz no pecado, razão porque o pecado também conduz à violência.

O vento sopra onde quer: (...) Assim acontece com todo aquele que nasceu do ESPÍRITO.

E esta é a verdadeira liberdade, deixar-se levar pelo ESPÍRITO SANTO: habitar nele o REINO DE DEUS, que é JESUS CRISTO, FILHO DE DEUS, o único que não escraviza, porque a vontade humana (ou angélica) não tem nada contra ser feliz.

O vento sopra onde quer: ouves a sua voz, mas não sabes donde vem nem para onde vai.

Os que se deixam conduzir pelo ESPÍRITO SANTO

- e pode acontecer pelas mãos de MARIA, como fez o Papa São João Paulo II e os videntes de Fátima. NOSSA SENHORA nos ensina a sermos obedientes ao ESPÍRITO SANTO, a descobrir que só assim seremos livres, isso ficará bem claro. Em Fátima ELA disse que o Seu IMACULADO CORAÇÃO é a via segura e garantida para DEUS -

se abandonam inteiramente ao SENHOR, tudo se torna surpresas, porque é o ESPÍRITO SANTO que o conduz...

Obedecer a DEUS - lembro de novo, por causa de idéias absurdas de erradas - não significa perder a liberdade, pelo contrário... Repetindo: pelo contrário.

Obedecer - por exemplo, a um superior legítimo - não necessariamente significa perder a liberdade, mas opção da liberdade, quando se vê que é bom; pelo contrário, desobedecer - como faz a rebeldia - logo se vê que é verdadeira escravidão do egoísmo e da obediência a criaturas.

Quando uma criança dá as mãos ao pai - ninguém a obrigou - porque sente a segurança e alegria de se deixar ser levada pelo pai, confiante no que o pai vai decidir, não perdeu a liberdade: a sua vontade optou por aquilo que ela considera o maior bem, dar, com confiança, as mãos ao pai, à sua segurança e paz. Mas é preciso a humildade para descobrir essa verdade, que se descobre depois, com a vida. Por isso, JESUS disse:

«Em verdade vos digo: Se não voltardes a ser como as criancinhas, não podereis entrar no REINO DO CÉU.» (Mateus III, 3)

O orgulho - viver na e de mentiras - é um obstáculo a entrar no REINO DE DEUS.

Quando não obedecemos a DEUS, passamos a obedecer ao pecado: ao demónio e às desordens que o pecado fez aparecer na carne e no mundo. Isso é que é escravidão, como se pode ver nos efeitos.

O vento sopra onde quer.

Isso, sim, é que é liberdade, liberdade plena para quem nasceu no ESPÍRITO e ao ESPÍRITO permanece fiel.

Quem não nascer da água e do ESPÍRITO não pode entrar no REINO DE DEUS.

Pelo Baptismo, recebemos o ESPÍRITO SANTO, fomos libertos do reino de Satanás e transferidos para o REINO DE DEUS, do Seu amado FILHO, JESUS. Tornámo-nos Seus filhos adoptivos, passámos, porque o ESPÍRITO SANTO dá condições ao nosso espírito, a participar da vida de DEUS. ELE é o SENHOR que dá a VIDA. O REINO DE DEUS é o único que não escraviza, antes liberta o homem, porque o homem quer ser feliz e só o pode ser se reinar nele o REINO DE DEUS no lugar de tantos outros reinos. O nosso reino, sem DEUS, é fraco, e logo cai sob o jugo doutros reinos; com o REINO DE DEUS em nós (com DEUS nos guiando e protegendo) passamos a reinar verdadeiramente.

Porque JESUS RESSUSCITOU, o DOMINGO (e primeiro dia da semana) tornou-se o mais importante e maior de todos os dias da semana: todos os outros 6 dias da semana estão em função do DOMINGO, existem, porque existe o DOMINGO. Louvemos o SENHOR (Aleluia!) e até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: