TQ 5,6 A (Salt.: sem I)
Sexta-Feira da semana 5 do Tempo da Quaresma.
São Estanislau, Bispo e mártir, mf.
*** *** ***
Aproximamo-nos da SEMANA DO AMOR que culminará com o TRÍDUO PASCAL e se estenderá nas oitavas da PÁSCOA.
Na Sexta-Feira Santa, prolongando-se no Sábado Santo, com o silêncio da Santa MÃE DE DEUS, temos o silêncio de DEUS, tantas vezes mal entendido até pelos crentes, diante do mal: tantas agressões contra DEUS, e DEUS..., nada. Tantas provocações, insultos - tudo isso, dirigido directamente contra DEUS, ou indirectamente, no ódio contra o próximo.
O silêncio de DEUS significa paciência e misericórdia divina: tantos males de Adão ao último homem, mas DEUS, agredido, não responde como nós, mas pacientemente tudo suporta (tudo suportou o SENHOR na CRUZ...), esperando que o agressor, reconhecendo o mal, se volte para DEUS, LHE peça perdão, confie e, com isso, ganhe o Seu perdão.
«Perdoa-lhes, PAI, porque não sabem o que fazem.» (Lucas XXIII, 34)
Antes de CRISTO, o homem não podia conhecer bem QUEM é DEUS - foi o FILHO DE DEUS, JESUS, QUEM revelou o Seu PAI. Sobre a ignorância sobre DEUS, pode-se ver isso mesmo claramente na história, as imagens deformadas ou parciais de DEUS. Só JESUS CRISTO nos pode revelar QUEM é DEUS. Só JESUS CRISTO nos alcançou o dom do ESPÍRITO SANTO, que nos permite saber sem as nossas deformações, QUEM é DEUS. É o ESPÍRITO SANTO que nos revela JESUS (RESSUSCITADO) em nós e QUEM O vê - vê o SENHOR -, vê o PAI e ver o PAI é estar CÉU, mesmo que ainda só se veja com a luz da FÉ... («PAI NOSSO, que estais no CÉU»):
«Na CASA de Meu PAI - o CÉU - há muitas moradas. Se assim não fosse, como teria dito EU que vos vou preparar um lugar? E quando EU tiver ido e vos tiver preparado lugar, virei novamente e hei-de levar-vos para junto de MIM, a fim de que, onde EU estou, vós estejais também (VISÃO BEATÍFICA). EU sou o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA. Ninguém pode ir até ao PAI senão por MIM. Se ficastes a conhecer-ME, conhecereis também o Meu PAI. E já o conheceis, pois estais a vê-l'O.» Disse-LHE Filipe: «SENHOR, mostra-nos o PAI, e isso nos basta!» JESUS disse-lhe: «Há tanto tempo que estou convosco, e não ME ficaste a conhecer, Filipe? Quem ME vê, vê o PAI. Como é que ME dizes, então, "mostra-nos o PAI?"» (João XIV, 2-3.6-9)
JESUS, pela Sua PAIXÃO, MORTE e RESSURREIÇÃO, nos dá o ESPÍRITO SANTO, porque o nosso espírito é limitado, espírito de criatura. O ESPÍRITO SANTO nos faz ver QUEM é DEUS: PAI, FILHO, ESPÍRITO SANTO na única natureza divina (DEUS é só UM):
«Todos os que são conduzidos pelo ESPÍRITO DE DEUS são filhos de DEUS. Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o ESPÍRITO DE ADOPÇÃO pelo qual clamamos: "ABA! PAI!" O ESPÍRITO Mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de DEUS.» (Romanos VIII, 14-16)
Podemos ver na história que não foram só as ideologias que fizeram (no caso, em nome das ideologias) coisas absurdas e até criminosas, mas também em NOME DE DEUS se fez o absurdo, tão longe da VONTADE DE DEUS, porque havia a ignorância sobre DEUS. Hoje, quando já veio JESUS, já veio o cristianismo, fazer absurdos em NOME DE DEUS - contra a VONTADE DEUS - tem o agravante de ser depois de CRISTO.
Com a vinda de JESUS, ELE revelou QUEM é o verdadeiro DEUS e, para conhecê-l'O - que é PAI, que é AMOR, que é o FILHO, DEUS que assumiu a nossa humanidade para nos salvar -, é preciso crer-se em JESUS CRISTO. Não incluo os que sem culpa, aos olhos de DEUS, não conhecem CRISTO, e vivem a vida dos justos: sem conhecerem CRISTO, crêem em CRISTO, que ainda não conhecem.
Que seria de nós, se DEUS, no Seu silêncio
- vemos JESUS raras vezes respondendo a Pilatos ou a Caifás, só quando era relevante, e nada fazendo, de reacção, contra os que O agrediam, provocavam e insultavam, na Sua PAIXÃO -,
resolvesse quebrá-lo e responder? Por exemplo, atender às provocações e descer da CRUZ onde estava pregado? Se resolvesse actuar à nossa maneira diante das agressões? Quem se poderia salvar? ELE é DEUS e nós, em separado ou todos juntos, nada somos. Estaria a humanidade inteira, sem excluir ninguém, condenada à pena eterna.
Quando o homem afasta-se de DEUS
- o pecado afasta-nos de DEUS e nos coloca como marionetes nas mãos do príncipe deste mundo, tornamo-nos anormais, vivendo uma vida anormal, embora pouca consciência tomamos disso, de uma vida vazia e anormal, e não adianta em nada buscar ou causar reacções químicas corporais, ou provocar o gene da "felicidade": uma vida infeliz e anormal, é o que é uma vida sem DEUS -
fica potencialmente exposto a todo tipo de violência e doença. DEUS deu a liberdade ao homem. DEUS, para salvar o homem, suportou todos os pecados do homem, desde Adão ao último, mas quis fazê-lo assumindo a nossa natureza humana e a sacrificando na CRUZ em favor do homem.
JESUS disse aos que tinham vindo contra ELE, aos sumos sacerdotes, aos oficiais do TEMPLO e aos anciãos: «Vós saístes com espadas e varapaus, como se fôsseis ao encontro de um salteador! Estando EU todos os dias convosco no TEMPLO, não ME deitastes as mãos; mas esta é a vossa hora e o domínio das trevas.» (Lucas XXII, 52-53)
É a hora do silêncio de DEUS:
«Esta é a vossa hora e o domínio das trevas.»
Nada é decidido por ninguém, tudo é decidido por JESUS (por DEUS). Essa hora, a do silêncio de DEUS, onde permitiu e suportou tudo pacientemente sem reacção, durou até à Sua RESSURREIÇÃO. Isso ficará claro no Juízo Final.
Procuremos a misericórdia de DEUS, a nossa reconciliação com ELE, porque é a hora do silêncio de DEUS. A mensagem da RAINHA DA PAZ, uma SENHORA bem triste, mostra a que ponto o mundo caiu na loucura e alienação, mas está tão anestesiado, que nem toma consciência disso, dessa vida toda anormal:
KM 20080825
733644
TC 21,2 A
1Queridos filhos, também hoje, vos EU convido à conversão pessoal: sêde aqueles que se converterão e, com a vossa vida testemunharão, amarão, perdoarão e levarão a alegria do RESSUSCITADO a este mundo, por quem o Meu FILHO morreu e onde as pessoas não sentem necessidade de procurá-l'O nem de descobri-l'O nas suas vidas. 2Adorem-n'O, e que a vossa esperança seja a esperança daqueles corações que não têm a JESUS. Obrigada, por terdes correspondido ao Meu apelo!
(No arquivo actual, de 983 mensagens, é a 825ª mensagem da Rainha da Paz.)
Levarão a alegria do RESSUSCITADO a este mundo, por quem o Meu FILHO morreu e onde as pessoas não sentem necessidade de procurá-l'O nem de descobri-l'O nas suas vidas.
Que absurdo! Sem JESUS, o mundo está sem esperança, não há esperança nem futuro para ninguém. A economia, as finanças, a Constituição, a democracia, a ciência, a tecnologia, etc, são coisas menores, insignificantes, diante desta: o pecado de não se procurar DEUS.
Suponho que só depois da PÁSCOA voltarei a escrever neste blog. Desejo uma SANTA PÁSCOA para todos, em particular, para os que não sentem necessidade de procurar DEUS nem de descobri-l'O nas suas vidas, a verdadeira alienação e loucura.
Esta semana, que se inicia amanhã à tarde - SEMANA SANTA -, culminando com o TRÍDUO PASCAL e estendido nas OITAVAS, são os dias mais importantes do ano. Todos os outros dias do ano são menores ao pé destes. Até amanhã, mas só se DEUS quiser!
Sem comentários:
Enviar um comentário