Sexta-Feira da semana 10 do Tempo Comum.
Santo António de Lisboa, Presbítero e doutor da Igreja, Festa.
Padroeiro Secundário de Portugal
Segunda aparição de NOSSA SENHORA em Fátima, onde se revelou o CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA como abrigo e caminho seguro e garantido para DEUS.
*** *** ***
Hoje, no dia em que a liturgia agradece a DEUS pelo dom de santidade concedida a Santo António (não precisa de acrescentar mais nada) - e Santo António, na sua liberdade, acolheu de mãos abertas esse dom (por isso, DEUS lho deu) -, também foi nesta data, em 1917, que NOSSA SENHORA apareceu em Fátima, revelando o Seu CORAÇÃO IMACULADO.
NOSSA SENHORA, com a evocação de «IMACULADA CONCEIÇÃO», é a Rainha de Portugal, e a padroeira principal deste país; Santo António é o padroeiro secundário. Que tão muito bom isso é! Muito mais do que muitas outras coisas.
- Santo António, para quem não o conheça - nos tempos actuais isso é muito provável, que haja muitos que não o conheçam, quem foi... -, colocava DEUS (JESUS, o seu SENHOR) acima de todas as coisas: a primazia para DEUS e para a Sua SANTA VONTADE. Santo António, já santo, não colocava - e era bem livre para ser firme nisso! - a vontade de criatura alguma ou a sua acima da VONTADE DE DEUS. DEUS era e é o seu único SENHOR. Daí, poucos chegaram à perfeição que chegou Santo António: sem DEUS, o homem vive de misérias e mentiras, escravo (dependente) de muitas coisas; com DEUS, o homem eleva-se acima da sua própria dignidade e torna-se grande e verdadeiramente livre.
- Nunca foi "politicamente correcto": o que devia ser dito, era para ser dito de frente, nunca pelas costas. Iluminado pelo ESPÍRITO SANTO, cheio d'ELE, dizia o que tinha a dizer, a verdade, sem papas na língua.
- Foi o santo mais rapidamente reconhecido pela IGREJA como santo. E o mais universal de todos, creio eu, porque até pessoas de outras religiões têm devoção a este santo.
- Para quem não saiba - e se calhar quem não saiba sabe de muitos outras coisas mais populares, mas menos importantes - DEUS o escolheu para ser o primeiro padre (presbítero) e professor de teologia na ordem fundada por São Francisco de Assis, os franciscanos.
- Não deixa de ser curioso que este santo, antes de conhecer São Francisco de Assis, também quis, como quis São Francisco de Assis, levar a BOA NOVA ao norte de África, mas JESUS tinha outros planos para ele, tal como os teve para São Francisco de Assis, era na Itália.
- Santo António, hoje e para sempre na bem-aventurança do CÉU, jamais aprovaria a maliciosa "neutralidade" nada nem jamais neutra. Falaria de JESUS CRISTO, o SALVADOR do mundo, como foi assim mesmo no tempo em que viveu esta vida passageira.
Até amanhã, se DEUS quiser! Estamos no mês do SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, e a segunda aparição de NOSSA SENHORA para revelar o Seu CORAÇÃO tem tudo a ver, uma coisa com a outra. E um bom DOMINGO, o primeiro e mais importante dia da semana. Com o DOMINGO, inicia-se uma nova semana.
Sem comentários:
Enviar um comentário