TN 1,2 B (Salt.: sem I)
Segunda-Feira do Tempo do Natal
5º dia da oitava do Natal.
(Dia de) São Tomás Becket (de Cantuária), Bispo e mártir, mc.
*** *** ***
«Oh troca admirável! O CRIADOR do género humano, assumindo um corpo e uma alma, dignou-SE nascer de uma virgem e, tornando-SE Homem sem a intervenção do homem, fez-nos dom da Sua divindade» (Liturgia das Horas, antífona da oitava de Natal).
O VERBO fez-SE carne para devolver à CRIAÇÃO a sua beleza e a sua dignidade. A Terra foi assim restaurada porque reencontrou a sua verdadeira LUZ, ela que estava antes separada de DEUS em razão do pecado original. Com o NASCIMENTO do MENINO-DEUS, o CÉU e a Terra uniram-se de novo, o homem está de novo unido a DEUS.
A LUZ para todos os tempos emana do estábulo de Belém – dali irradia a alegria. O NATAL é uma festa de alegria para NÓS porque é a festa da CRIAÇÃO restaurada. (Da Equipa do Evangelho Quotidiano)
Quando desejamos um Santo NATAL (Santa PÁSCOA, etc), queremos desejar a presença de DEUS nas pessoas e no mundo; significa desejar a verdadeira alegria, paz, gozo; a verdadeira esperança habitando o coração e a vida das pessoas, porque isso é que é felicidade (só em plenitude no CÉU).
O tempo do NATAL é bem mais curto que o tempo da PÁSCOA, tempo em que festejamos a alegria que é o EMANUEL, DEUS estar connosco, mas que só poderá conhecer essa, que é a verdadeira alegria, quem queira, pela oração, abrir-se a DEUS, porque o dom do NATAL é d'ELE
- não depende da nossa vontade, o NATAL não é, como se costuma dizer, quando queremos, e tenho a impressão que, quando se diz isso, está-se a querer sugerir que é possível o NATAL sem o aniversariante, JESUS CRISTO: um absurdo, como são todas as mentiras, mas muito mais esta! -,
mas DEUS não nega esse dom a quem o queira, em qualquer circunstância da sua vida, mesmo sob o jugo profundo do reino do pecado, não tendo, sabe ele muito bem, a menor força nem esperança de se livrar de tal jugo do espírito do Mal, mas de repente, um clarão de esperança ilumina a sua alma, olha com esperança para DEUS (oração; DEUS lê o coração humano e nada se LHE pode ocultar), e DEUS o livra do Mal. DEUS não lhe nega o dom, mas só se o homem quiser esse dom, não me canso de lembrar isso:
KM 20141225
735957
TN 1,5 B
1Queridos filhos, hoje, neste dia de graça, desejo que o coração de cada um de vós se torne o pequeno estábulo de Belém onde o SALVADOR do mundo nasceu. 2Sou vossa MÃE que vos ama imensamente e que se interessa diligentemente por cada um de vós. Por isso, Meus filhos, abandonais-vos à MÃE para que coloque, diante do MENINO JESUS, o coração e vida de cada um de vós, porque só assim, Meus filhos, os vossos corações serão testemunhas do nascimento diário de DEUS em vós. 3Permiti a DEUS iluminar as vossas vidas de luz e os vossos corações de alegria, para que o vosso caminho seja iluminado diariamente e sejais exemplo da verdadeira alegria para os outros, que vivem nas trevas e que não se abrem a DEUS nem às Suas graças. Obrigada, por terdes correspondido ao Meu apelo!
[NATAL DO SENHOR]
NOTA: Dada anualmente nesta data a Jakov, o mais novo dos videntes.
(No arquivo actual, de 1003 mensagens, 1003ª mensagem da Rainha da Paz.)
Permiti a DEUS iluminar as vossas vidas de luz e os vossos corações de alegria, para que o vosso caminho seja iluminado diariamente e sejais exemplo da verdadeira alegria para os outros, que vivem nas trevas e que não se abrem a DEUS nem às Suas graças.
Vemos que muitas pessoas nem têm mais consciência que habita no seu coração e na sua vida a tristeza, até é reflectido nos rostos, até nos seus sorrisos e risos, só tristeza. Podemos ver que também é isso que se oferece às crianças: histórias fantasiosas - não há mal, desde que não haja o pecado, onde o Mal se apresenta como bem -, mas vazias, porque sem DEUS. DEUS não está nessas histórias ou filmes, como não está no mundo ateu e vazio que foi imposto ao ocidente, um mundo cinzento, cheio de tristeza para adultos, crianças, jovens, idosos; para todas as idades.
Como dizia, o tempo do NATAL, na liturgia, é bem mais curto, que o tempo da PÁSCOA, mas, como na PÁSCOA, a solenidade do NATAL não é uma festa de um dia, tem oitavas, é festejada em oito dias como se fosse um único dia, vai até 1 de Janeiro, primeiro dia do novo ano civil e último dia da solenidade do NATAL. Ao contrário das oitavas da PÁSCOA, onde, pelas leituras e orações litúrgicas, só se concentra no mistério central da nossa FÉ, a RESSURREIÇÃO de JESUS CRISTO (e nossa pelo Baptismo), nas oitavas do NATAL, o ESPÍRITO SANTO ensinou a IGREJA a colocar dentro da solenidade do Santo NASCIMENTO DE JESUS festas que têm significados e ensinamentos especiais para a nossa vida cristã, assim as vejo dentro da solenidade do NATAL:
1) Já no segundo dia do NATAL (segundo dia da oitava do NATAL) - coincide sempre com o dia 26 de Dezembro do calendário civil gregoriano - temos o martírio de São Estêvão, o primeiro mártir da IGREJA para nos ensinar como deve ser o testemunho cristão: diante da perseguições do mundo, causadas pelo espírito do Mal (o príncipe deste mundo), o cristão se mantém firme na sua FÉ, se preciso - se DEUS o quiser -, indo até ao martírio do sangue:
KM 19971125
729718
TC 34,3 B
1Queridos filhos, hoje, convido-vos a compreender a VOCAÇÃO CRISTÃ. 2Filhinhos, EU guiei-vos e estou a guiar-vos, neste tempo de graças, para tornar-vos conscientes da VOCAÇÃO CRISTÃ. 3Os santos mártires morriam, testemunhando: «Eu sou cristão e amo DEUS sobre todas as coisas.» 4Filhinhos, também hoje convido-vos a alegrar-vos e a serdes cristãos alegres, responsáveis e conscientes de que DEUS convidou-vos, de um modo particular, a serdes mãos alegremente estendidas para os que não crêem, a fim de que, com o exemplo da vossa vida, recebam a FÉ e o AMOR DE DEUS. 5Por isso, rezai, rezai, rezai, para o vosso coração abrir-se e tornar-se sensível à PALAVRA DE DEUS. Obrigada, por terdes correspondido ao Meu apelo!
(No arquivo actual, de 1003 mensagens, é a 621ª mensagem da Rainha da Paz.)
A festa de São Estêvão nos ensina qual é a VOCAÇÃO CRISTÃ: iluminados pelo ESPÍRITO SANTO, testemunhar a VERDADE neste mundo dominado pela mentira do espírito do Mal, que hoje, mais do que no passado, se disfarça de anjo da luz, chamando ao mal de bem; à mentira, de verdade. O seu reino não tem domínio sobre os que foram libertados por JESUS CRISTO, mas esse reino continuará a dominar este mundo até à libertação plena dele, pelo REINO DE DEUS, o único reino que dá a felicidade ao homem, que está de acordo com a natureza e dignidade humana, onde o homem é plenamente realizado (só quando o REINO DE DEUS habitar nele, no lugar de tantos reinos mercenários).
Esta festa, dentro da oitava do NATAL só não se festeja nos anos em que cair no DOMINGO após 25 de Dezembro.
2) No terceiro dia da oitava do NATAL (terceiro dia da solenidade do NATAL), no dia 27 de Dezembro, se não fôr DOMINGO, é a festa de São João Evangelista, o discípulo amado. É isso que devemos ser na nossa vida espiritual e no dia a dia, o discípulo amado, que vai crescendo na compreensão e vivência das realidades do REINO, pela acção do ESPÍRITO SANTO.
3) No quarto dia da oitava do NATAL, no dia 28 de Dezembro, é a festa dos SANTOS INOCENTES, que este ano não foi celebrado na liturgia por ter caído no DOMINGO. São as crianças que ainda não podiam conhecer JESUS, que foram santificadas pelo SENHOR no seu martírio. Diz a oração após a comunhão que, ainda sem falar, professaram a fé em JESUS e foram glorificadas pela graça do Seu NASCIMENTO. JESUS, mais tarde, há-de dizer que o REINO DE DEUS é dos pequeninos de todas as idades, dos inocentes de todas as idades que, sem culpa, não conhecem JESUS, o SALVADOR, vítimas do crime e da injustiça dos homens. A Terra está cheia desses inocentes e diz a PALAVRA DE DEUS que DEUS há-de libertar todos esses pequeninos dos males e angústias e sofrimentos que a injustiça deste mundo lhes causa. Quando estiverem diante da felicidade sem limites - o que é um coisa diante do infinito, senão zero? -, tudo isso de mal é como se nunca tivesse existido (a mulher sente a dores e angústias do parto, mas quando tem o filho nos seus braços já nascido, diz JESUS, é como se o momento anterior nunca tivesse existido, tal é a sua alegria).
4) Há uma festa que é celebrada sempre na oitava do NATAL e não coincide com o calendário civil (não é fixa): a da SAGRADA FAMÍLIA. É celebrada no primeiro DOMINGO da oitava do NATAL ou, não sendo possível, na sexta-feira seguinte, dentro da oitava. É para nos lembrar como deve ser a família cristã, o modelo é a SAGRADA FAMÍLIA.
5) No último dia da oitava, dia 1 de Janeiro, é a solenidade da Santa MÃE DE DEUS, mãe do PRÍNCIPE DA PAZ, AQUELE que pode dar a paz ao mundo com apenas uma bênção, dirá a RAINHA DA PAZ numa das mensagens de NATAL. É o início do ano civil e DIA DA PAZ. Pedimos a DEUS esse dom, que só DEUS pode dar, com a intercessão da MÃE DE DEUS.
5) No último dia da oitava, dia 1 de Janeiro, é a solenidade da Santa MÃE DE DEUS, mãe do PRÍNCIPE DA PAZ, AQUELE que pode dar a paz ao mundo com apenas uma bênção, dirá a RAINHA DA PAZ numa das mensagens de NATAL. É o início do ano civil e DIA DA PAZ. Pedimos a DEUS esse dom, que só DEUS pode dar, com a intercessão da MÃE DE DEUS.
6) Existem memórias de comemoração, como a de hoje, para agradecer e lembrar-nos que DEUS nos convida a isso mesmo: à santidade. Caíram dentro da oitava do NATAL, como muitas outras vão sendo celebradas ao longo do ano, noutras datas fixas ou móveis. A festa de JESUS é também a festa do nosso nascimento para a VIDA ETERNA, é o que nos lembram estas festas e memórias.
Continuação de um Santo NATAL, e até amanhã, se DEUS quiser!