TC 08,3 B (Salt.: IV)
Terça-Feira da semana 8 do Tempo Comum.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
No Patriarcado de Lisboa
Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Todo este assunto, desde o início, encontra-se
AQUI.
*** *** ***
Um homem pode revelar coisas, é a revelação humana, que faz parte da própria vida humana, no seu dia a dia. E DEUS não poderia revelar coisas, se ELE quisesse?... Está proibida a revelação divina?
«Se ELE quisesse revelar algo ao homem, para isso não acontecer, teríamos que proibir terminantemente DEUS de revelar alguma coisa...»
(Sra. Ironia)
Já falei deste assunto da REVELAÇÃO, mas quero voltar a ele. Quero falar da bondade e enorme favor de DEUS ao SE comunicar com os homens.
Estamos num mundo que tem determinação em violar sistematicamente os mandamentos de DEUS, a LEI NATURAL que está inscrita no coração humano, mas que muitos não escutam mais (a DEUS). A "voz da consciência" que lhes fala não é mais a de DEUS, mas a do Diabo, que lhes diz que não têm pecados e que nada lhes acusa a consciência. Em que enganos se encontram, por causa do orgulho!
Porque, quando o homem, nem tomando consciência disso, cai nas garras de Satanás, em vez de ouvir a voz da consciência, que é a VOZ DE DEUS, directa ou através do Anjo da Guarda, escuta a voz do Tentador, que o faz acreditar não ter pecados, ser muito justo e perfeito, a consciência de nada lhe acusar. A que grandes enganos caiu por causa do pecado!
Se dissermos: «Não temos pecado», enganamo-nos e a verdade não está em nós...
(1 João I, 8)
..., mas a mentira, e o pai da mentira, lembra-nos JESUS, é Satanás, a quem escutamos dizer que não temos pecado, que a nossa consciência não nos acusa de nada, quando violamos a LEI DE DEUS, para justificar o injustificável.
E o grande engano é que permanecemos no pecado e já não temos medo nenhum, nada nos acusa (diz a voz da mentira). É um engano maior do que se perdêssemos o medo diante de um tigre que nos ataca. Porque DEUS só pode perdoar, pois é justo, se reconhecemos o nosso mal:
Se confessarmos nossos pecados, ELE, que é fiel e justo, perdoará os nossos pecados e nos purificará de toda a injustiça.
(1 João I, 9)
Se dizemos, e acreditamos nessa mentira - que não temos pecado -, permanecemos no nosso pecado. Certamente, não é DEUS a nos dizer que não temos pecados, a nossa voz da consciência foi amordaçada, mas o Diabo, a fazer-se nossa "voz da consciência".
E isso faz muito mal ao mundo.
A justiça de DEUS prefere perdoar, a aplicar a Sua Justiça (onde não há impunidade, não há imunidade, não é necessário provar nada, ELE vê tudo). E ELE prometeu isso, pelo Seu FILHO, que nos salvou, a Sua promessa é garantia, pois DEUS é fiel: não há pecado que não possa alcançar o perdão, só o pecado contra o ESPÍRITO SANTO, o pecado de não querer ser perdoado, não tem perdão, porque DEUS respeita a nossa liberdade.
Mas voltemos ao assunto da REVELAÇÃO.
Quando DEUS, na Sua misericórdia, gratuitamente (só o homem tem a ganhar) quiser conceder o impagável favor de revelar algo ao homem, temos uma revelação divina. A dos homens podem não passar de erro, outras são coisas inúteis ou fúteis, além de coisas boas e verdadeiras. A de DEUS, pública (para a humanidade, esta basta sem precisar de outra) ou privada (para recordar ou melhor esclarecer a pública), é sempre útil, verdade e bem.
Cabe notar que o pragmatismo é uma doutrina falsa que até pode justificar o crime, se na mente de algum doentio achar (ACHAR) que se deve praticar o crime. Não existe utilidade no mal e na mentira.
E, sobre o bem dos bens, que é a REVELAÇÃO (divina pública, que se encerrou (já foi dito tudo) com o último livro da BÍBLIA, o Apocalipse), esquecemo-nos que, quando DEUS quer revelar algo, sempre importante para nós, GARANTE que nada se perca, nada se deturpe?
DEUS pode - a DEUS, nada é impossível -, se ELE quiser, revelar alguma coisa a um homem, este não duvidar, nem nem macro nem microscopicamente, que é DEUS QUEM a revela e o homem entender perfeitamente, segundo a sua natureza (de inteligência de criatura, por isso, limitada), o que DEUS está a dizer. Se fôr preciso, DEUS, o CRIADOR, faz aquilo que só DEUS pode fazer: um milagre, iluminando a inteligência do agraciado.
Se DEUS quiser - é só ELE querer -, diz ao homem para guardar segredo do que ELE lhe disse, fá-lo viver mil anos - é só DEUS querer -, e, daqui a mil anos, diz ao homem que já pode revelar o que lhe disse há mil anos atrás. O homem dirá exactamente o que DEUS lhe disse há mil anos atrás, sem esquecer as vírgulas e os outros sinais de pontuação, basta, e só isso basta, DEUS querer que nada se perca, nem as vírgulas.
Cabe à IGREJA, e só à IGREJA, interpretar sem erros a mensagem teológica da REVELAÇÃO oral (SAGRADA TRADIÇÃO) e escrita (SAGRADAS ESCRITURAS).
Quando DEUS revela algo
- e é isto que é o centro das SAGRADAS ESCRITURAS e não o ambiente histórico, geográfico, as maldades humanas, quando DEUS não está no seu coração, etc. Estes ajudam, sim, a fazer a "abstração" do que está nas ESCRITURAS, para ficar só com o que importa, a PALAVRA DE DEUS -,
é algo de relevante para que o homem se salve, para o próprio bem do homem.
Mesmo nas revelações privadas, em que o SENHOR orienta o fiel como um pai a um filho, pode DEUS revelar algo do que já está revelado na REVELAÇÃO GERAL, presente nas SAGRADAS ESCRITURAS. Fátima, por exemplo, é um bom exemplo disso, como se pode ver nas memórias da Irmã Lúcia: mensagens pessoais de NOSSA SENHORA para o bem pessoal dos pequeninos e recordação do que está nas ESCRITURAS SAGRADAS e na TRADIÇÃO SAGRADA.
É um absurdo pensar que DEUS não teria condições de comunicar nada às suas criaturas humanas. Não só comunicou, como também deu a garantia da mensagem ser comunicada ao longo dos séculos pela TRADIÇÃO ORAL, sem haver a mínima deturpação.
Mas esse absurdo, de se acreditar nisso, existe!
DEUS pode comunicar-SE com a sua criatura, fazer que esta não tenha a menor dúvida que é DEUS que SE comunica com ela, não é nenhum engano, e fazer que a sua criatura compreenda, segundo a sua natureza de criatura, o que DEUS lhe está a dizer. DEUS é omnipotente, não é verdade?
Também andaram a dizer que a comunicação de DEUS - logo a do CRIADOR! - seria uma ofensa à razão humana... É inacreditável como se chegou a dizer isso.
Além do agraciado (autor sagrado ou vidente) viver um pouco do CÉU - que felicidade! A felicidade ofende a razão? -, ser ensinado por DEUS é a maior honra que a razão humana pode receber. Ofende a razão humana - dom de DEUS! - ser ensinado, não, por criatura humana ou angélica, mas pelo próprio SENHOR? Que nos ensina, orienta, protege e salva?!
Já se fôr um homem a ensinar algo (ou até a fazer alguma lavagem cerebral...), que até pode ser erro, porque o homem pode enganar-se, ao contrário de DEUS, já não será ofensivo à razão humana, mas se fôr DEUS, é...
Sei que o pecado original estragou a razão do homem, mas tanto assim? A insignificante razão da insignificante criatura, que somos nós, só tem que agradecer, sem cessar, por DEUS conceder tal dom, tamanho favor!
Não há nada de mais importante e, por isso, de mais útil - nada a ver com a teoria errada do pragmatismo, mas com a genuína utilidade - para o ser humano, do que a REVELAÇÃO. E pessoalmente para o ser humano, sua família, seu trabalho, sua vida na revelação privada, que se alcança pela vida de oração e conversão diária. Algo é útil para o ser humano, se ajuda a alcançar um fim (viver já neste mundo na paz de DEUS, na alegria e no amor), principalmente o seu fim último (a felicidade sem medidas na VISÃO BEATÍFICA de DEUS no CÉU).
NOSSA SENHORA está constantemente a pedir para nos abrirmos à oração, para DEUS SE revelar. É claro que a revelação privada nada acrescenta à REVELAÇÃO (pública), mas explica, recorda e aviva a graça para vivermos fiéis a ela, à revelação pública. Precisamente na última mensagem nesta data, estamos no mês de Maio, mês de MARIA, ELA nos falou disso mesmo:
KM 20180525
737204
TC 07,6 B
1Queridos filhos, neste tempo inquieto, EU vos convido a terdes mais confiança em DEUS, que é o vosso PAI que está no CÉU e que ME enviou para vos conduzir a ELE. 2Abri os vossos corações aos dons que ELE deseja dar-vos e, no silêncio do coração, adorai o Meu filho JESUS, que vos deu a Sua vida para que viveis na eternidade, aonde deseja conduzir-vos. 3A vossa esperança seja a alegria do encontro com o ALTÍSSIMO na vida quotidiana. Por isso, EU vos convido: não descuideis da oração, porque a oração faz milagres. Obrigada, por terdes correspondido ao Meu apelo!
[São Beda Venerável][São Gregório VII][Santa Maria Madalena de Pazzi]
(No arquivo actual, de 1103 mensagens, é a 1103ª mensagem da Rainha da Paz.)
A vossa esperança seja a alegria do encontro com o ALTÍSSIMO na vida quotidiana (revelação privada). Por isso, EU vos convido: não descuideis da oração, porque a oração faz milagres.
Uma boa-terça e até amanhã, se DEUS quiser!