quinta-feira, 3 de maio de 2018

03 Mensagens de DEUS para o nosso bem

TP 5,5 B (Salt.: sem I)
Quinta-Feira da semana 5 do Tempo Pascal.
São Filipe e São Tiago, Apóstolos, Festa.

1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

No Patriarcado de Lisboa
Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.

***   ***   ***

Todo este assunto se encontra no seguinte sítio («site» em inglês):

AQUI, letra M.

***   ***   ***

O Senhor DEUS, após ter formado da terra todos os animais dos campos e todas as aves dos céus, conduziu-os até junto do homem, a fim de verificar como ele os chamaria, para que todos os seres vivos fossem conhecidos pelos nomes que o homem lhes desse.
(Génesis II, 19)

O que DEUS nos diz aqui, através do autor sagrado, que revela a mensagem em função do conhecimento que tinha das coisas do mundo, no seu tempo, é que DEUS criou todas estas coisas para o ser humano e para este cuidar delas, administrá-las para o seu próprio bem.

Tudo foi criado maravilhosamente por DEUS, depois, como observamos na natureza, o pecado trouxe a desordem. Mas a desordem (acidental e temporária) jamais prevalece sobre a ordem e beleza, como, por exemplo, a Ciência confirma. A nossa observação sem preconceitos confirma igualmente a presença da maravilha da CRIAÇÃO. DEUS não criou o ser humano para ser cego, mas esta desordem está presente no mundo, existem cegos, só para citar este exemplo, mas todos sabemos que isso é uma desordem, uma herança do pecado original. Todos sabem que ser cego não é o normal. O normal no ser humano é poder ver. Não iríamos definir um ser humano como um cego, na Ciência, mas com a capacidade de poder apreender com os sentidos, capaz de ver.

O Senhor DEUS, após ter formado da terra todos os animais dos campos e todas as aves dos céus, conduziu-os até junto do homem,...

a fim de verificar como ele os chamaria, para que todos os seres vivos fossem conhecidos pelos nomes que o homem lhes desse.

Observamos que só o homem pode dar nomes às coisas. Os minerais, os vegetais e os animais não podem - DEUS não os criou com essa capacidade -, não dão, nem podem dar nome às coisas. Só as criaturas inteligentes e com vontade própria, daí, possuindo o dom da liberdade, como os anjos e os seres humanos - por isso, são pessoas (angélicas e humanas) (desde a concepção, o ser humano é pessoa humana) - podem dar nome às coisas.

E nós, além de darmos os nomes às coisas, ainda atribuímos nomes próprios aos animais que temos como animais domésticos: cães, piriquitos, gatos, etc.

Tudo que DEUS criou é bom, mas só ao ser humano (e aos anjos) deu dignidade, criados à imagem e semelhança de DEUS: inteligentes e com vontade própria, por isso, pessoas, por isso, possuindo a liberdade, com deveres e direitos.

Os minerais alteram-se pela acção do tempo e de outros factores, as plantas, segundo as respostas vegetativas a diversas condições do meio ambiente, os animais brutos, segundo os seus instintos. Só o ser humano pode "nadar contra a corrente", possui a liberdade de, segundo o que pensa, tomar decisões que não são, por isso, instintivas. Ser uma criatura inteligente, faz uma diferença enorme para com as outras criaturas!

O Senhor DEUS, após ter formado da terra todos os animais dos campos e todas as aves dos céus, conduziu-os até junto do homem, a fim de verificar como ele os chamaria, para que todos os seres vivos fossem conhecidos pelos nomes que o homem lhes desse.

O ser humano também tem a sua parte biológica: formado da terra, isto é, um corpo animal - o homem, ensina a Filosofia, para distinguir dos animais brutos, é um animal racional -, mas possui uma alma que não é vegetal, como nas plantas, nem animal, como nos animais brutos, mas espiritual, por isso, imortal. A alma do animal engloba as características da alma vegetal e a alma humana, sendo espiritual, mas em corpo biológico, engloba as características da alma animal e vegetal.

Devemos amar muito tudo que DEUS nos dá do reino mineral, vegetal e animal, mas o ser humano é muito mais que tudo isso. E com a encarnação do FILHO DE DEUS, assumindo a nossa humanidade, essa dignidade foi elevada a uma dignidade muito mais elevada, à participação da própria vida de DEUS, como Seus filhos adoptivos.

O Senhor DEUS, após ter formado da terra todos os animais dos campos e todas as aves dos céus, conduziu-os até junto do homem, a fim de verificar como ele os chamaria, para que todos os seres vivos fossem conhecidos pelos nomes que o homem lhes desse.

Hoje, em toda a CRIAÇÃO, visível e invisível, é o dia dos Apóstolos São Filipe e São Tiago. A mensagem dos Apóstolos, a BOA NOVA de JESUS, o EVANGELHO, ressoou por toda a Terra, canta o salmista. Não ressoou através da internet, dos telemóveis ou de outras tecnologias de ponta... Nem através de um poder temporal a seu favor, pelo contrário, o poder temporal foi contra, dando origem a muitos mártires.

A revolução do cristianismo (da civilização ocidental...) é única, na história, não fazendo vítimas, mas sendo vítima até ao martírio; não foi imposta, como em todas as outras revoluções puramente humanas e materialistas (só pensam neste mundo passageiro...), mas livremente aceite pelos pessoas, porque era coisa boa.

O EVANGELHO, através dos Apóstolos, ressoou por toda a Terra, porque DEUS quis, mesmo no meio das dificuldades e perseguições. Porque DEUS quis... Mas essa mensagem foi aceite de livre vontade, reconhecendo que só ela dava a paz que o homem busca, ser feliz.

No Juízo Final, esta mensagem, o EVANGELHO, vai ressoar por toda a Terra de modo pleno, em plenitude.

REFRÃO:
A Sua Mensagem ressoou por toda a Terra
Ressoou por toda a Terra.

Salmo 18A

Os céus proclamam a glória de DEUS
E o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
O dia transmite ao outro esta Mensagem
E a noite a dá conhecer à outra noite.

Não são palavras nem linguagem
cujo sentido se não perceba.
O seu eco ressoou por toda a Terra
E a sua notícia até aos confins do mundo.

Uma boa quinta-feira, o quinto dia da semana, e até amanhã, se DEUS quiser!