TP 5,3 B (Salt.: sem I)
Terça-Feira da semana 5 do Tempo Pascal.
São JOSÉ Operário, mf.
Mês de MARIA.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
No Patriarcado de Lisboa
Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Todo este assunto se encontra no seguinte sítio («site» em inglês):
AQUI, letra M.
*** *** ***
«Para onde vou, conheceis o caminho.»
Disse-LHE Tomé: «SENHOR, não sabemos aonde vais. Como podemos conhecer o caminho?»
Diz-lhe JESUS:
«EU sou o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA; ninguém vem ao PAI a não ser por MIM.»
(João XIV, 4-6)
Noutras traduções, em vez de «ninguém vem ao PAI a não ser por MIM», se traduz: «ninguém vai ao PAI a não ser por MIM».
Vem ou vai significa o mesmo naquilo que JESUS quer dizer: ELE é o único que pode salvar o homem, o CAMINHO (PÁSCOA, PASSAGEM desta vida para a outra, a definitiva) para DEUS, para a SALVAÇÃO, para a verdadeira liberdade, que não pode ser escrava da mentira, mas possuir a VERDADE, e para a verdadeira vida, a VIDA ETERNA, isto é, para a participação da própria vida de DEUS, felicidade infindável e sem limites.
Ninguém vai a DEUS (ganha o CÉU), a não ser por DEUS humanado, pelo FILHO. Mas quem vê JESUS, não, o que os sentidos vêem, mas o que o ESPÍRITO SANTO revela do SENHOR
- como aconteceu a São Tomé, quando viu em JESUS (com os seus sentidos) o seu SENHOR, e, pela acção do ESPÍRITO SANTO, viu o seu DEUS, exclamando, meu SENHOR e meu DEUS -,
vê DEUS, vem a DEUS:
Filipe LHE diz: «SENHOR, mostra-nos o PAI e isso nos basta!» Diz-lhe JESUS: «Há tanto tempo estou convosco e tu não ME conheces, Filipe? Quem ME vê, vê o PAI. Como podes dizer: "Mostra-nos o PAI?»
(João XIV, 8-9)
Já anteriormente, aos judeus, duros de coração - viram muitos milagres de JESUS e continuavam cegos... -, JESUS havia dito:
«EU e o PAI somos UM.»
(João X, 30)
«EU sou o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA; ninguém vem (vai) ao PAI a não ser por MIM.»
Mas atenção para um risco, que o cristão que não reza, não busca o sagrado, o encontro com o SENHOR, mas algum encontro social na igreja, corre: tornar-se tíbio, senão, coisa pior. Diz JESUS, não, a Filipe, mas a cada um de nós:
«Há tanto tempo estou convosco e tu não ME conheces?»
Ou tão pouco O conhecemos por nossa culpa, o que já significa desconhecer, e depois damos o mau testemunho, porque, como disse JESUS, sem ELE, nada podemos.
Hoje, é o dia de São JOSÉ Operário. Mesmo sendo uma memória facultativa, é sempre um belo dia, quando a IGREJA louva e adora a DEUS pelas maravilhas que fez em São JOSÉ, o Patriarca da IGREJA.
Uma boa terça-feira - cada dia tem 24 horas e a semana tem e sempre teve 7 dias, este é o terceiro dia da semana. Uma boa terça-feira, continuação de uma boa semana. Até amanhã, se DEUS quiser!