TC 33,3 B (Salt.: sem I)
Terça-Feira da semana 33 do Tempo Comum.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Todo este assunto se encontra no seguinte sítio («site» em inglês):
AQUI, letra M.
*** *** ***
MENSAGEM DE DEUS PARA O NOSSO BEM
Quem se afasta e não permanece na doutrina de CRISTO não possui a DEUS. Quem permanece na doutrina, esse possui o PAI e o FILHO.
(2 João 9)
Isto é uma advertência bem séria para nós, membros da IGREJA:
Quem se afasta.
Escutamos o que a IGREJA nos ensina? Seguimos as opiniões do mundo ou o EVANGELHO, cuja aplicação à sociedade está na Doutrina Social da Igreja? Seguimos JESUS ou outros?
Quem permanece na doutrina, esse possui o PAI e o FILHO.
Quem se afasta e não permanece na doutrina de CRISTO não possui a DEUS.
Não adianta dizer:
«Eu cá tenho a minha fé.»
Na IGREJA não existem progressistas nem conservadores, não existem modernos, não existem tradicionalistas, não existe nada destas nem doutras, nem de qualquer outra coisa, mas fiéis, permanecendo na doutrina de CRISTO - o ESPÍRITO SANTO habita neles e os conduz -, ou infiéis, podendo a infidelidade correr o risco de chegar à traição de Judas, o que seria muito mais grave.
Essa doutrina (de CRISTO JESUS) é ensinada por quem tem, porque recebeu de DEUS, autoridade para isso, a IGREJA. Só ELA tem o poder do ESPÍRITO SANTO para ensinar correctamente, sem engano, o que JESUS ensinou, sem tirar nem acrescentar nada do que JESUS ensinou.
DEUS deseja que todos sejamos salvos e cheguemos a conhecer a VERDADE que salva e liberta, a conhecer a JESUS CRISTO, como ensina o Catecismo da Igreja Católica.
Por isso, para que o mundo seja libertado da mentira em que se encontra desde Adão e se salve, é necessário - «necessário»: não é uma contingência, mas uma necessidade - que JESUS seja anunciado ao mundo inteiro, como o próprio SENHOR deixou claro isso aos Seus Apóstolos:
«Ide e ensinai todos os povos»
(Mateus XXVIII, 19)
Isso se chama de TRADIÇÃO APOSTÓLICA.
Apesar do nome - «tradição» -, não tem nada a ver com tradições da sociedade ou nacionais, coisas puramente humanas, mas em ser fiel à PALAVRA DE DEUS, o VERBO ENCARNADO, JESUS CRISTO. A VERDADE é para se conservar sempre. O mesmo nome, mas significando coisa completamente diferente.
Há até más tradições e boas tradições em relação às coisas puramente humanas, mas a TRADIÇÃO APOSTÓLICA, a palavra tradição significa fidelidade a JESUS, fidelidade à VERDADE, é, pois, coisa bem diferente.
Os que acusam membros da IGREJA de tradicionalistas, além da ignorância sobre o que é isso na IGREJA - conservar a VERDADE que salva -, entendem que toda a tradição é coisa má, o que não passa de outra ignorância, há até boas tradições na sociedade humana.
Todo o fiel, para ser fiel a DEUS, segue a TRADIÇÃO APOSTÓLICA, transmitida pelos Apóstolos aos seus sucessores, os Bispos. Foi a eles e a ninguém mais que JESUS confiou a Sua PALAVRA e o ESPÍRITO SANTO para os iluminar nesse sentido de se manterem na VERDADE.
MENSAGEM DE DEUS PARA O NOSSO BEM
Respondeu JESUS a Pilatos: «A Minha realeza não é deste mundo. Quem vive da VERDADE, escuta a Minha VOZ.»
(João XVIII, 36a.37d)
Escutar a VOZ DO SENHOR, o ESPÍRITO SANTO, é aquilo que o coração humano deseja, o bem dos bens, porque aspiramos à ordem, só a verdade realiza a razão humana. É viver na liberdade dos filhos de DEUS, escutando, no coração, a voz da consciência (a VOZ DE DEUS) e não, a voz da mentira (a voz da tentação).
Tantos há - como aconteceu com Santo Agostinho antes da sua conversão -, que procuram o bem, a beleza e a verdade (procuram a felicidade) ouvindo outras vozes e nunca encontrando aí o que buscam, razão porque, na frustração, podem tornar-se violentos, podem chegar loucuras.
Quem escuta uma voz diferente, a voz da tentação, a voz do mundo, a voz do egoísmo, uma voz que se faz passar, muitas vezes, pela voz da consciência, mas não é, é ouvir a voz da mentira e da desordem, que só traz infelicidade e escravidão.
Nós catalogamos as agressões, segundo a justiça humana: violência doméstica, terrorismo, agressão, ameaça, corrupção, roubo, pedofilia, etc, mas o que está por detrás de tudo isso, é o pecado do mundo que vive como se DEUS não existisse. A causa primeira de tantos males no mundo é o mau uso da liberdade humana, dos que nunca buscaram DEUS.
Diante de tantos males, causados pelo mau uso da liberdade humana, alguns dizem:
«Onde está DEUS?»
Que eu afastei da minha vida e da vida dos outros, quanta desonestidade na pergunta! E conclui, na sua desonestidade:
«DEUS não existe!»
Ou ainda faz a seguinte interrogação:
«Por que DEUS permite isso»?
A sugerir:
«Não usa os nossos métodos, violência contra os violentos»?
JESUS já havia dito que quem usar da espada, pela espada perecerá. Que pergunta tão falsa e desonesta! Vamos lá fazer a pergunta correcta e verdadeira:
«Porque não busquei DEUS, a salvação de JESUS CRISTO, o REINO DE DEUS? Porque não quero nada com DEUS, a não ser quando as coisas correm mal?»
Agora, sim, já estamos a fazer a perguntas correctas e verdadeiras.
Podemos resumir tudo nesta mensagem da RAINHA DA PAZ:
Queridos filhos, a luz não reinará no mundo a não ser que os homens aceitem JESUS, vivam as Suas palavras - vivam a palavra do EVANGELHO.
Busquemos a misericórdia de DEUS, porque ela está sempre disponível para todos que humildemente a procurarem. E a RAINHA DA PAZ ajudará a alcançarmos a Sua misericórdia. Então, seremos as mãos estendidas de DEUS e da MÃE DE DEUS para este mundo que busca a felicidade que só em DEUS encontrará.
Uma boa terça-feira, o terceiro dia da semana, e até amanhã, se DEUS quiser!