TC 30,4 C (Salt.: sem II)
Quarta-Feira da semana 30 do Tempo Comum.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está a PALAVRA DE DEUS (VERBUM DOMINI) que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra «P» de «PALAVRA DE DEUS».
*** *** ***
Admoesta os ricos deste mundo, para que não sejam orgulhosos e não ponham a sua esperança na incerteza das riquezas, mas em DEUS, que nos dá abundantemente todos os bens, para nosso proveito. Recomenda-lhes que façam o bem, que se enriqueçam de boas obras, sejam generosos, amigos de repartir com os outros. Assim juntarão para si mesmos um belo tesouro para o futuro, a fim de alcançarem a verdadeira vida.
Timóteo, guarda o depósito da FÉ que te foi confiado, evita as palavras vãs e ímpias, bem como objecções de uma falsa ciência que alguns professam, desviando-se da FÉ. A graça esteja convosco.
(1 Timóteo VI, 17-21)
Esta palavra de DEUS não se aplica apenas a pessoas que têm muitos bens materiais, mas também às nações economicamente mais ricas.
A segunda parte, refere-se a conservar a FÉ, que está resumida no Credo e explicada no Catecismo da Igreja Católica, no seu primeiro livro. Só aí, na IGREJA, está a VERDADE da REVELAÇÃO plena e sem erros:
Evita as palavras vãs e ímpias, bem como objecções de uma falsa ciência que alguns professam, desviando-se da FÉ.
O problema das heresias não é só de agora, mas desde o início tem sido assim. É outra forma de perseguição à IGREJA DE CRISTO. O SENHOR deixou claro que, até à Sua vinda, libertar este mundo do espírito do Mal, não deixaria de haver perseguições.
O fiel não precisa de estudos, se alguém lhe vier dizer algo de diferente do que a IGREJA ensina, sobre a REVELAÇÃO. Por exemplo, se alguém diz não existirem anjos, pode citar o início do nosso Credo, onde está de modo sintético a nossa FÉ, que tem como fonte a PALAVRA DE DEUS (directa ou indirectamente):
«Creio em DEUS, PAI Todo Poderoso, criador do CÉU e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis».
«E invisíveis». Os anjos.
De um modo geral, basta, sempre com respeito, dizer:
«Não é isso que a IGREJA ensina, e só aí está a VERDADE da REVELAÇÃO, sem enganos nem erros. Não isso que está no Catecismo da Igreja Católica, que, no primeiro livro, resume as verdades da nossa FÉ. Todo o baptizado tem obrigação de crer, para não cair em heresia.»
Em relação aos ricos, São Paulo referia-se aos possuidores de grandes riquezas materiais. A IGREJA é MÃE e sacramento de salvação para todos. Quer que todos sejam salvos. E os ricos que colocam a sua confiança nas riquezas, no lugar de DEUS, são pobres dos verdadeiros bens, que vêm da GRAÇA de DEUS:
Admoesta os ricos deste mundo (ricos materialmente), para que não sejam orgulhosos e não ponham a sua esperança na incerteza das riquezas, mas em DEUS, que nos dá abundantemente todos os bens, para nosso proveito. Recomenda-lhes que façam o bem, que se enriqueçam de boas obras, sejam generosos, amigos de repartir com os outros. Assim juntarão para si mesmos um belo tesouro para o futuro, a fim de alcançarem a verdadeira vida.
A verdadeira vida, já neste mundo, é a vida com sentido, que só DEUS dá, a caminho da VIDA ETERNA. Não devemos endeusar os bens, antes devemos agradecer a DEUS por eles e só colocar a nossa confiança em DEUS. Rezar ao SENHOR para que saibamos fazer bom uso dos bens espirituais e materiais ao nosso dispor, para benefício próprio e dos outros. O que endeusa os bens, não agradece a DEUS, pensa que eles vieram por passes de mágica.
Os bens devem servir como meios para o maior de todos os bens e o único que nos sacia, DEUS. Peçamos a SABEDORIA, que não é a do mundo materialista, mas a que vem de DEUS, para sabermos fazer bom uso dos bens, espirituais e materiais, que DEUS põe ao nosso alcance.
Todos devemos nos tornar ricos para DEUS, como nos ensina JESUS. Os tesouros deste mundo são passageiros, a traça e a ferrugem podem estragá-los, os ladrões roubá-los. Devemos antes acumular tesouros no CÉU.
(Conforme JESUS pregou)
Isso, que se aplica a pessoas, aplica-se igualmente às nações, nas suas relações com as outras nações. Pensando que podem construir um mundo mais justo sem precisar de DEUS é estultícia que só pode conduzir a todo tipo de injustiças e mentiras. Sem DEUS ou, pior, contra DEUS, que mundo se pode esperar?
Amai a justiça, vós que governais a Terra,
pensai correctamente no SENHOR
e procurai-O com simplicidade de coração.
Porque ELE deixa-SE encontrar pelos que não O tentam
e revela-SE aos que não recusam acreditar n’ELE.
Os pensamentos tortuosos afastam de DEUS
e o OMNIPOTENTE, posto à prova, confunde os insensatos.
A SABEDORIA não entra na alma maliciosa,
nem habita num corpo que é escravo do pecado.
Porque o ESPÍRITO SAGRADO, nosso educador, foge da hipocrisia,
afasta-SE dos pensamentos insensatos
e retira-SE quando chega a iniquidade.
A SABEDORIA é um espírito amigo dos homens,
mas não deixa sem castigo as palavras do blasfemo,
porque DEUS é testemunha dos seus sentimentos,
observa de facto a sua consciência
e ouve as palavras da sua boca.
(Sabedoria I, 1-6)
Continuação de uma boa semana, neste quarto dia da semana, a quarta-feira, que já vai terminando, e até amanhã, se DEUS quiser!
Sem comentários:
Enviar um comentário