TC 29,4 C (Salt.: sem I)
Quarta-Feira da semana 29 do Tempo Comum.
São João de Capistrano, Presbítero, mf.
![]() |
Um santo difamado pela inquisição na internet. Difamação significa mentir para sugerir má fama. |
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog», letra M, «Mensagens de DEUS para o nosso bem».
*** *** ***
É a fé em JESUS CRISTO que nos salva. Mas então podemos pecar à vontade, porque DEUS é misericordioso, basta crer em CRISTO?
ATENÇÃO! Isto de pecar à vontade..., este é um dos pecados contra o ESPÍRITO SANTO, o da presunção, viola o primeiro mandamento da LEI DE DEUS; não tem perdão, porque DEUS é JUSTO, não deixa impune a injustiça de quem morre nesse pecado.
Creio no SENHOR? Então faço o que ELE me manda fazer, tenho a Sua GRAÇA para poder praticar o bem.
«Qual de vós, tendo um servo a lavrar ou a apascentar gado, lhe dirá, quando ele regressar do campo: ‘Vem cá depressa e senta-te à mesa’? Não lhe dirá antes: ‘Prepara-me o jantar e cinge-te para me servires, enquanto eu como e bebo; depois, comerás e beberás tu’? Deve estar grato ao servo por ter feito o que lhe mandou? Assim, também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.’»
(Lucas XVII, 7-10)
Aqui, JESUS fala sobre o bom servidor. Este precisa de ser humilde, não pensar que é um super-homem, que se salva sozinho, porque ninguém é super-homem e ninguém se salva sozinho, só com e por JESUS CRISTO. Até a economia se beneficiaria com este servo humilde, seria mais produtiva do que quando reina no servidor o espírito do "imperador da China".
Mas é claro que JESUS nos quer dizer algo de mais importante. Aquilo que mencionei sobre a economia seria um dos efeitos benéficos de algo mais importante:
‘Prepara-me o jantar e cinge-te para me servires, enquanto eu como e bebo; depois, comerás e beberás tu’
Se digo ter a fé no SENHOR, que é isso que nos salva, porque não faço o que ELE me manda fazer. Fé com desobediência? Não seremos diferentes dos demónios.
Pela fé no SENHOR, vivo na Sua GRAÇA, praticando o bem, entro na via da salvação.
Nós temos deveres e se fazemos o bem, não fizémos nada mais do que aquilo que é nosso dever: evitar o mal e fazer o bem.
Embora o SENHOR nos queira recompensar, e que recompensa!, dar-nos a VIDA ETERNA (depois, comerás e beberás tu), não será pelos nossos merecimentos de termos cumprido com o que até é nosso dever, praticar o bem. O que vale isso diante de DEUS? O merecimento é finito e DEUS é INFINITO. Será pela obediência que vem da fé no SENHOR. É uma obediência no amor.
Servos inúteis:
A humildade reconhece: não temos merecimentos para ganhar o CÉU, foi o SENHOR que mereceu por nós, por cada um de nós, uma salvação pessoal. DEUS não salva números, mas cada um de nós, a cada um de nós nos conhece, pessoalmente.
Não temos merecimentos, por maiores que sejam as nossa obras de bem. É a fé n'ELE - em JESUS, daí, em DEUS - que nos salva, mas, para não andarmos enganados sobre o que significa colocar a fé no SENHOR, não pode ser uma fé morta, primeiro temos que fazer o que ELE nos manda fazer neste mundo, que não é nada mais do cumprir com os nossos deveres de fazer o bem. Então mostramos ao SENHOR, como ensina São Tiago, que de facto cremos n'ELE.
E ELE nos dirá, mas só depois, isto é, na hora da nossa morte:
«Muito bem, servo bom e fiel...»
(JESUS)
Fazendo o que JESUS nos manda fazer, somos salvos pela obediência ao SENHOR, que, porque DEUS é AMOR, nos pede isso mesmo, fazer o bem.
A desobediência tem sido, na minha opinião, o principal pecado de membros da IGREJA, mas sem isso, sem a obediência que vem do amor, não podemos dizer que somos seguidores de JESUS CRISTO, a nossa fé no SENHOR é morta.
Note que não falo da IGREJA, que é SANTA, mas dos membros da IGREJA. O mundo, com os seus gravíssimos pecados, continua a existir e a receber os bens graças à IGREJA, que em cada EUCARISTIA, renova o sacrifício do ÚNICO JUSTO, JESUS CRISTO, que permite ao mundo não ser destruído por causa dos seus pecados, como aconteceu em Sodoma e Gomorra. E em Fátima se revelou, no Grande Segredo, que NOSSA SENHORA tem muito a ver com isso, relativo à Sua intercessão, tal como aconteceu nas Bodas de Canã. JESUS fez o milagre a pedido da MÃE, mas primeiro disse:
«Que tem isto a ver coMIGO e conTIGO, mulher? A Minha hora ainda não chegou.»
(JESUS)
Não tem a ver só com JESUS, REDENTOR, mas também com a MÃE, CORREDENTORA, embora quem irá realizar a nossa redenção, dos homens e mulheres de todos os tempos, será JESUS, quando chegar a Sua hora, que aconteceu no MISTÉRIO PASCAL.
O principal pecado de membros da IGREJA é não seguir JESUS CRISTO, na obediência que vem do amor. Não querer nem reconhecer ser servo inútil, por detrás, está sempre a falta da humildade, isto é, a falta da verdade. Opinião minha.
Não se segue o magistério da IGREJA onde, e só aí, está a verdade da REVELAÇÃO, de modo pleno e sem enganos, antes se ensina ou se diz o contrário: pecado gravíssimo, pondo em risco a fé dos mais fracos.
DEUS mostrou a Saul o quanto LHE desagrada a desobediência e JESUS ensinou de que obediência se trata, a que vem do amor:
Foi obediente e obediente até à morte de cruz.
(São Paulo)
Como podemos dizer que cremos no SENHOR, se não fazemos o que ELE nos manda? Queremos a recompensa, só porque dizemos crer n'ELE, mas não obedecemos à Sua PALAVRA, que se resume no amor? ELE nos dirá na hora da morte, que é a hora da recompensa que nem merecíamos:
«Por que dizeis 'SENHOR, SENHOR e não fazeis o que vos mando? Não vos conheço.' (...) 'Quereis cear antes do tempo?'»
(JESUS)
Não são as nossas boas obras (de servos inúteis que tem o dever de fazer o bem) que nos alcançam a salvação, o CÉU, mas a nossa fé no SENHOR, que se coloca na prática fazendo o que ELE nos manda fazer: boas obras. E o EVANGELHO é bem claro em tudo isso.
Alcançar o CÉU requer merecimentos de valor infinito e foi JESUS CRISTO que mereceu por cada um de nós.
A fé em JESUS nos permitirá viver as virtudes teologais recebidas no nosso baptismo: FÉ, ESPERANÇA e CARIDADE, que nos fazem participantes da própria vida de DEUS. Ora, que maior obra de bem existe que supere a da CARIDADE?
Continuação de uma boa semana - hoje é quarta-feira, o quarto dia da semana - e até amanhã, se DEUS quiser!
Sem comentários:
Enviar um comentário