sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

05 Quem como DEUS? (59)

TC 05,6 A (Salt.: sem I)
Sexta-Feira da semana 5 do Tempo Comum.

São Cirilo, Monge, e São Metódio, Bispo
Co-padroeiros da Europa, Festa.



1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.

***   ***   ***

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra «Q» de «Quem como DEUS?».

***   ***  ***

Vemos - é visível ao olho nú - como o príncipe deste mundo odeia o NATAL e tantas outras festas e solenidades cristãs, o que é compreensível. Quando falamos que DEUS enviou ao mundo o Seu FILHO, falamos no mistério da ENCARNAÇÃO do VERBO DE DEUS, o FILHO, no seio da Virgem MARIA. E também do Seu nascimento, o NATAL.

Eis a razão do ódio do espírito do Mal ao NATAL:

DEUS não enviou o Seu FILHO ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ELE. (João III, 17)

Quando digo que Satanás odeia tudo o que é cristão e a suas solenidades e festas, todas celebradas no mistério pascal, não estou a dizer que as pessoas envolvidas estão associadas a Satanás nesse trabalho sujo, nem quero acreditar nisso. Nós fazemos tantas asneiras, digo por experiência própria, e só depois tomamos a consciência que por detrás delas estava a tentação do espírito do Mal. Quem vive longe de DEUS, nem consciência disso toma.

«DEUS não enviou o Seu FILHO ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ELE.»

Veio para salvar o homem. Isso é odioso "aos olhos" de Satanás. Ele é um espírito puro, não tem olhos, mas vê até mais do que nós, enquanto não participarmos da glória de JESUS, no CÉU.

«Para que o mundo seja salvo por ELE.»

Mas DEUS respeita a nossa liberdade, há uma prova de fé:

«Quem crê no Seu FILHO, não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no FILHO Unigénito de DEUS.» (João III, 18)

Isso vale para a humanidade inteira de todos os tempos, religiões e civilizações antes, durante e depois de CRISTO, até ao Juízo Final.

Como pode valer para a humanidade inteira, se há quem não conheça o SENHOR - DEUS feito Homem -, e não tem culpa por não conhecer o SENHOR? Se não O conhece, como pode crer? 

Se viver como justo ou tiver um arrependimento perfeito na hora da morte - como são preciosas as Avé Marias's, quando pedimos, muitas vezes no Rosário: «rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte, Amém!» -, será nessa hora que conhecerá o SENHOR e crerá n'ELE.

Não há ninguém que possa viver na justiça, senão pela GRAÇA do SENHOR. Quem não conhece o SENHOR e não tem culpa de não O conhecer, querendo viver no bem, cumprindo com o seu dever mais importante de todos, o religioso, viverá no bem graças a JESUS, que não conhece. Se morrer no bem, conhecerá e acreditará no SENHOR. Já quem conhece o SENHOR tem o dever de crer no SENHOR.

Os que não conhecem JESUS, mas são justos, são os trabalhadores de última hora, como ensina JESUS numa parábola, a parábola dos trabalhadores da vinha: receberá o mesmo vencimento dos trabalhadores de primeira hora, a salvação. Só não terá, nesta vida passageira, a grande vantagem dos trabalhadores baptizados na primeira hora: os sacramentos e tudo mais que DEUS oferece através da IGREJA, CORPO MÍSTICO do Seu FILHO. Por isso, é importante que ninguém permaneça na ignorância de JESUS; daí, a vocação missionária do baptizado.

No EVANGELHO, JESUS nunca fala deles, a não ser na passagem em que diz que, no Juízo Final, hão-de vir de todos os cantos da Terra para entrar no Seu REINO, o REINO DE DEUS, porque acreditarão. Entre esses, prostitutas e cobradores de impostos. Na hora da morte, acreditarão em CRISTO para se salvarem, recebendo o baptismo do desejo ou do martírio.

Crer em CRISTO, já nesta vida - ser um baptizado - é uma vantagem, como já mencionei, por isso, JESUS mandou a IGREJA ser missionária. Como disse recentemente o Santo Padre, todos têm o direito, dado por DEUS, de conhecerem JESUS e serem salvos, JESUS veio para salvar todos. O Santo Padre referia-se aos habitantes da Amazónia. Claro que eles tem o direito de conhecer JESUS, serem felizes e terem o único futuro que será feliz, com DEUS PAI no CÉU! Por isso, também os pais que são cristãos, não podem ir na conversa fiada de Satanás, a de deixar o filho recém-nascido crescer para saber se quer ser baptizado. Pecam contra DEUS, se fizerem isso. Têm o dever de saber que isso é asneira das asneiras.

Muito mais do que dar a papa ao bebé, para não morrer de fome - os pais não vão deixar o filho crescer para saber se quer comer a papa ou não, morreria de fome antes de poder decidir -, devem baptizar o filho o quanto antes, para poder tornar-se filho de DEUS. Existe bem maior do que este, que os pais podem oferecer aos filhos?!

Como ensina a IGREJA, DEUS sabe, por outras vias, como salvar aqueles que não têm culpa em crer em JESUS CRISTO, por não O conhecerem o suficiente.

E quem são os que tem o dever de crer no SENHOR nesta vida? Como ensina JESUS, por exemplo, na parábola dos vinhateiros, são os baptizados e os Seus inimigos. Estes, se  forem baptizados, tem o agravante da traição, mas até à hora da morte podem mudar de rumo. Não sendo baptizados, deviam procurar saber a QUEM perseguem. E, sabendo, já não O perseguiriam.

Todos podem, enquanto neste mundo, mudar de rumo, pedir perdão a DEUS em qualquer altura e situação da sua vida. Vamos vendo no mundo tantos males, porque sem JESUS o mundo nada pode - perde DEUS e fica nas mãos do espírito do Mal -, mas a única verdadeira (real) tragédia que pode acontecer a alguém é perder DEUS para sempre.

Na vida com DEUS (Religião: não há nada de mais importante do que isto), há sempre a nossa parte, as nossas escolhas, as nossas decisões. Acreditar no SENHOR é, em primeiro lugar, uma graça, um dom de DEUS, mas requer depois optarmos por crer n'ELE, em DEUS: DEUS não vai negar esse dom a quem o queira.

Quem, acreditando em DEUS e no Seu amor sem medidas, se volte para ELE, mesmo ainda em pecado mortal, mas arrependido..., e entregue a sua vida a DEUS, DEUS abrirá os Seus braços paternos a esse filho perdido. Pode, e deve mesmo, fazer isso pelas mão de MARIA, a MÃE DO CÉU, que nos convida à conversão:

«Acreditar, Meus filhos, significa colocar as vossas vidas nas mãos de DEUS - nas mãos do SENHOR que vos criou e que vos ama imensuravelmente.»

Antes de Cristo, assim fez Abraão: colocou a sua vida nas mãos de DEUS (de JESUS CRISTO), e foi justificado pela sua fé. Mas com a vinda de JESUS ao mundo, o não crer tem agravantes. Quem não crê, rejeita essa salvação:

«A condenação está nisto: a LUZ veio ao mundo, e os homens preferiram as trevas à LUZ, porque as suas obras eram más. De facto, quem pratica o mal odeia a LUZ e não se aproxima da LUZ para que as suas acções não sejam desmascaradas. Mas quem pratica a verdade aproxima-se da LUZ, de modo a tornar-se claro que os seus actos são feitos segundo DEUS.» (João III, 19-21)

«A LUZ veio ao mundo, e os homens preferiram as trevas à LUZ, porque as suas obras eram más.»

«Quem pratica a verdade aproxima-se da LUZ, de modo a tornar-se claro que os seus actos são feitos segundo DEUS.»

Abraão viveu antes do SENHOR vir ao mundo..., a salvação é oferecida a todo homem e mulher, de todos os tempos.

Quando nos afastamos de DEUS, entramos em crises de toda a espécie:

«EU já vos disse várias vezes que a paz do mundo está em crise. Queridos filhos, desejo que todos vós sejais um reflexo de JESUS, que iluminará este mundo infiel, que caminha nas trevas. Com todo o Meu coração, rezo por vós, para compreenderdes que só o Meu FILHO é a SALVAÇÃO e a LUZ do mundo

NOSSA SENHORA apenas recorda o que JESUS veio dizer de SI Mesmo, com sinais mais que comprovados da Sua divindade:

«EU sou a LUZ do mundo. Quem ME segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida.» (João VIII, 22)

Hoje, grande parte do mundo afastou-se de JESUS (de DEUS). Por isso, caiu em trevas:

«Enquanto estou no mundo, sou a LUZ do mundo.» (João IX, 5)

Enquanto o SENHOR está no coração humano, este vive na luz. Quando não está, porque O afastamos da nossa vida, cai o homem em pecado mortal, este cai em trevas, pois, DEUS respeita a nossa liberdade, mas o espírito do Mal não pergunta, entra.

A RAINHA DA PAZ insiste que as Suas aparições em Medjugorje abriram um tempo de graça muito especial: o retorno a DEUS ficou extremamente facilitado, porque é feito pelas mãos de MARIA. Há um sinal que surgirá e permanecerá visível. Os incrédulos acreditarão, mas será tarde demais. Terá terminado o tempo da graça. Tarde demais, talvez, para evitar uma purificação dolorosa. Isto faz-me lembrar esta palavra da SAGRADA ESCRITURA:

«Porque guardaste a Minha PALAVRA com perseverança, também EU te guardarei na hora da provação que vai vir sobre todo o mundo, para provar os habitantes da Terra. (Apocalipse III, 10)

Eis a advertência da RAINHA DA PAZ aos descrentes. Ela dirige-SE a Mirjana, ainda criança, e faz este pedido:

Meu anjo, reza pelos descrentes. Estes arrancarão cabelos, o irmão suplicará ao seu irmão, amaldiçoará a sua vida passada vivida sem DEUS. Arrepender-se-ão, mas será tarde demais. Agora é o tempo da conversão, desde há quatro anos que vos exorto: rezai por eles.

«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS) Foi no sexto dia, sexta-feira, que JESUS revelou todo o Seu amor por nós, na CRUZ. Nunca devemos brincar com o AMOR DE DEUS, antes agradecer ter vindo ao mundo para nos dar a vida em abundância do CÉU. Até amanhã. se DEUS quiser!

Sem comentários: