domingo, 9 de fevereiro de 2020

02 Um Santo DOMINGO! (A utilidade do DOMINGO)

TC 05,1 A (Salt.: sem I)
5º DOMINGO DO TEMPO COMUM.



1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.

***  ***  ***

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra «U» de «Um Santo DOMINGO!».

***  ***  ***

Quando DEUS criou o Universo, entrou também na CRIAÇÃO o mistério do tempo. Daí, a Bíblia falar do primeiro dia, do segundo..., entrou o tempo na CRIAÇÃO. Não foi na segunda-feira, o segundo dia da semana, a origem, não, não! Isso é algo sem pés nem cabeça. Foi no primeiro dia, o DOMINGO.

Mas o homem, fazendo mau uso da liberdade, pois não ouviu a voz da consciência, que é a VOZ DE DEUS, mas a voz da tentação - que é a voz da Serpente antiga, das meias verdades, que são sempre mentiras, mas que se infiltra dizendo ser a voz da consciência com os seus "argumentos" -, e fez asneiras.

Se o homem ouvisse a voz da consciência, no lugar da voz da tentação, não haveria cultura da morte, o pecado não entraria no mundo, este tabú da cultura da morte:

«Não se pode falar dele porque não há pecados e não tenho pecados!» (Cultura da Morte)

Ouvindo constantemente a voz da tentação, acabou por amordaçar a voz da consciência e o pecado tornou-se tabú: não se pode falar do assunto, é intocável, é "sagrado"!

Hoje, mais do que nunca, podemos ver os efeitos do pecado no mundo, que são muitos e graves.

Se o homem tivesse ouvido a VOZ DE DEUS (LEI NATURAL inserida no coração humano), não teria estragado o paraíso terrestre que DEUS criou para o homem. O que se vê no planeta Terra por causa dos pecados? Desordens e misérias.

Mas no primeiro dia da semana, o DOMINGO, DEUS misericordioso, não abandonando o homem à sua sorte de morrer sem DEUS, ganhando o suplício eterno, nos redimiu. Assumiu, para realizar isso, na pessoa do FILHO, a nossa humanidade.

Ao DOMINGO, celebramos a RESSURREIÇÃO de JESUS, quando tudo foi recriado a uma criação superior à original, que terá a sua plenitude no final da história da salvação, no Juízo Final. É o DIA DO SENHOR e é pelo mistério pascal que foi estabelecida a Nova e Eterna Aliança entre DEUS e os homens. Assim, pelo FILHO, o único MEDIADOR da salvação, fomos reconciliados com DEUS e tornado possível um paraíso infinitamente superior ao paraíso terrestre, o CÉU. Na VIGÍLIA PASCAL cantamos: «Feliz culpa que mereceu tão grande REDENTOR!», que elevou o homem, uma vez reconciliado, à participação da própria vida de DEUS.

O DOMINGO é o dia mais importante de todos os dias da semana por causa da RESSURREIÇÃO DO SENHOR. Tão importante, que a IGREJA continua a celebrar a SANTA MISSA nos outros dias da semana, chamados feriais (segunda-feira, terça-feira, etc. só o sétimo dia, o sábado, sendo ferial, não acrescenta «feira» ao nome). A SANTA MISSA é sempre pascal (dominical), mesmo nos dias feriais. Assim, o DOMINGO é também o dia da semana mais útil de todos, levando a bênção e misericórdia de DEUS para os dias feriais.

As riquezas do mundo vão passar, só as do CÉU não passam nem criam ferrugem nem podem ser roubadas, diz JESUS, mas o maior bem do bem-aventurado é DEUS, o SUMO BEM. É viver com DEUS, agora, na FÉ, depois, na VISÃO. Não há maior pobreza do que uma vida sem DEUS.

«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS) Um Santo DOMINGO e até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: