TP 2,6 A (Salt.: sem II)
Sexta-Feira da semana 2 do Tempo Pascal.
13º Dia da Páscoa
São Fiel de Sigmaringa, Presbítero e mártir, mf.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra «Q» de «Quem como DEUS?».
*** *** ***
Falemos da VONTADE DE DEUS.
DEUS deve estar acima de todas as coisas e, quando o homem não reconhece, as consequências se fazem notar. E depois ainda pergunta porque DEUS permite acontecer, quando acontece alguma coisa desagradável.
Claro que DEUS não permite o mal, há um juízo pessoal - hora da nossa morte - e um juízo final, no final da história da salvação, que se divide em duas eras distintas: «antes de Cristo» e «depois de Cristo», que vai até o Juízo Final. É claro que os homens inventam eras, mas só existe estas duas.
Quando a pessoa está a perguntar porque DEUS permite o mal - não permite! -, nem toma consciência que está a pedir que DEUS o coloque logo no juízo pessoal (atendendo ao seu pedido dele não fazer mais mal), mas DEUS continua a dar-lhe mais oportunidades e, apesar da ofensa, deixa-o continuar neste mundo, a ver se busca a misericórdia, para livrar-se da Sua JUSTIÇA.
A pergunta correcta seria a seguinte:
Porque razão não acolhemos o REINO DE DEUS, a fé em JESUS CRISTO?
Quem acolhe, não faz mais as barbaridades que se vêem no mundo que não reconhece que DEUS deve estar acima de todas as coisas.
O reconhecimento de que DEUS deve estar acima de todas as coisas, é obrigação da justiça - não reconhecer, é praticar a injustiça -, mas deve ser um reconhecimento que deve vir do amor. Não, porque está obrigado, mas do amor deve vir. No reconhecimento de que a VONTADE DE DEUS deve estar acima de todas as coisas, o lucro será só nosso. Não vamos dar nada em troca a DEUS. Como seria possível, se d'ELE recebemos todos os bens?
A VONTADE DE DEUS é a única que é absolutamente soberana: cumpre-se sempre e nada nem ninguém pode contrariá-l'A. Mas DEUS nos deu a liberdade... Devemos pedir a DEUS que a nossa vontade seja sempre a d'ELE, ou nunca seremos felizes:
«Seja feita a Vossa VONTADE, assim na Terra como (é) no CÉU».
A Sra. Liberdade busca a felicidade e quando a encontrar, não precisará de escolher mais nada, já terá encontrado o que queria, a felicidade.
DEUS permite o mal causado por nós acontecer, porque sabe tirar um bem desse mal, que vem do homem não reconhecer que a VONTADE DE DEUS deve estar acima de todas as coisas.
Eis o que São Pedro responde a quem não queria que se falasse de JESUS:
«Deve obedecer-se antes a DEUS que aos homens.»
(Actos V, 29b)
Ao se reconhecer isso, o mundo se transforma em paraíso terrestre.
Já desde o início, o Diabo sabe onde está o seu prejuízo, e o cristianismo é perseguido. Por detrás da perseguição, está a cegueira que não deixa ver os factos. Gamaliel é sábio e dá um conselho sábio aos seus parceiros, que perseguiam os cristãos:
No meio da discussão, levantou-se um homem no Sinédrio, um fariseu chamado Gamaliel, doutor da Lei venerado por todo o povo, e mandou sair os Apóstolos por uns momentos. Depois disse:
«Israelitas, tende cuidado com o que ides fazer a estes homens.
Há tempos, apareceu Teudas, que dizia ser alguém, e seguiram-no cerca de quatrocentos homens. Ele foi liquidado e todos os seus partidários foram destroçados e reduzidos a nada.
Depois dele, nos dias do recenseamento, apareceu Judas, o Galileu, que arrastou o povo atrás de si. Também ele pereceu e todos os seus partidários foram dispersos.
Agora vou dar-vos um conselho:
Não vos metais com estes homens: deixai-os. Porque se esta iniciativa, ou esta obra, vem dos homens, acabará por si mesma. Mas se vem de DEUS, não podereis destuí-la e correis o risco de lutar contra DEUS».
Eles aceitaram o seu conselho. Chamaram de novo os Apóstolos à sua presença e, depois de os terem mandado açoitar, proibiram-nos falar no nome de JESUS e soltaram-nos.
Os Apóstolos saíram da presença do Sinédrio cheios de alegria, por terem merecido serem ultrajados por causa do nome de JESUS. E todos os dias, no Templo e nas casas, não cessavam de ensinar e anunciar a boa nova de que JESUS era o MESSIAS.
(Actos V, 34-42)
Notemos o que diz Gamaliel, com tanta sabedoria:
«Se esta iniciativa, ou esta obra, vem dos homens, acabará por si mesma. Mas se vem de DEUS, não podereis destuí-la e correis o risco de lutar contra DEUS».
Eles aceitaram o conselho, mas insistiram em proibir os Apóstolos de falarem de JESUS. É claro que eles nem ligaram para a proibição, porque antes se deve obedecer a DEUS, que aos homens.
Mas podemos ver a dureza do coração do homem velho: eles fartaram-se de ver JESUS a fazer milagres, aquilo que só DEUS pode fazer, mas O crucificaram, não aceitaram o REINO DE DEUS. São Pedro tinha acabado de curar um paralítico em nome de JESUS e eles viram isso acontecer, que só DEUS pode realizar. Vendo ser obra de DEUS, só podiam concluir que São Pedro era homem santo e que JESUS continuava, agora, ressuscitado, a fazer milagres através dos Seus apóstolos, mas não, na dureza dos seus corações só queriam que não se falasse de JESUS.
Hoje, o homem tem telemóveis e computadores, mas se não foi libertado pelo SENHOR - uma recriação e coração novo -, continua a ser o homem velho de antigamente, porque, o que faz novo, não são as coisas, nem a Ciência, nem a tecnologia, nem nada, mas o coração humano. É daí que partem as coisas boas ou as coisas más:
«O que sai do homem, isso é que torna o homem impuro. Porque é do interior do coração dos homens que saem os maus pensamentos, as prostituições, roubos, assassínios, adultérios, ambições, perversidade, má fé, devassidão, inveja, maledicência, orgulho, desvarios. Todas estas maldades saem de dentro e tornam o homem impuro.»
(Marcos VII, 20-23)
Diante do mal do mundo, a única pergunta possível é a seguinte:
Porque não acolhemos o REINO DE DEUS, a fé em JESUS CRISTO, porque aqui está a razão do mal no mundo:
«O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o que é bom; e o mau, do mau tesouro tira o que é mau; pois a boca fala da abundância do coração.»
(Lucas VI, 45)
«A boca fala da abundância do coração.»
Se DEUS não habitar no nosso coração como o nosso tesouro, quem habitará nele? O Diabo não faz cerimónias desde Adão e Eva. Que é que poderá sair daí?
Para terminar, só se fala do Sr. Covid19, a criatura mais famosa do momento, embora, sendo um micróbio, não possa dar autógrafos. Há quem diga que foi provocado. Se foi provocado, DEUS sabe, vê tudo, estaríamos diante de um monstruoso crime contra a humanidade. Mas não importa, porque a injustiça nunca ficará impune para quem rejeitar a misericórdia, tudo está nas mãos da vontade soberana de DEUS.
O que é o mais importante sobre o Sr. Covid19? É saber se foi provocado ou não? É saber se já está em acção uma trama para destruir a economia mundial e depois aparecerem os falsos salvadores do mundo com a democracia mundial de governo único? Não! Nada disso é o mais importante.
A mensagem mais importante de todas, que o Sr. Covid19 vem dizer ao mundo que vive como se DEUS não existisse e vive como se a natureza tenha aparecido por aí por passes de mágica, é que sem DEUS nada somos, nada podemos.
O Sr. Covid19, provocado ou não, é um mal que DEUS, na Sua VONTADE SOBERANA (INFALÍVEL, nada nem ninguém pode contrariá-la), permitiu acontecer, porque sabe que vai sair daí um bem. Mostra que quando não queremos - porque somos livres - que a nossa vontade seja a de DEUS (não LHE suplicamos humildemente para que a Sua vontade seja a nossa, esse inestimável favor), só fazemos asneiras, quando não é o caso de cometermos o crime, e daí vem o mal e o sofrimento, produtos do pecado no mundo.
O SENHOR ressuscitou e fez brilhar sobre nós a Sua LUZ. ELE, que nos remiu com o Seu SANGUE. O SENHOR ressuscitou, louvai o SENHOR. Aleluia! Aleluia! Continuação de uma boa PÁSCOA, neste 13º dia da PÁSCOA, e até amanhã, se DEUS quiser!
Sem comentários:
Enviar um comentário