SS 1 A (Salt.: sem II)
DOMINGO DA PAIXÃO DO SENHOR
São Vicente Ferrer, Presbítero, mf.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está a PALAVRA DE DEUS (VERBUM DOMINI) que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e ganharmos a VIDA ETERNA.
*** *** ***
Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra «P» de «PALAVRA DE DEUS».
*** *** ***
O SENHOR DEUS disse à serpente:
«Por teres feito isto, serás maldita entre todos os animais domésticos e entre os animais selvagens. Rastejarás sobre o teu ventre, alimentar-te-ás de terra todos os dias da tua vida. Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta esmagar-te-á a cabeça e tu tentarás mordê-la no calcanhar.»
(Génesis III, 14-15)
Está aqui estabelecida uma guerra entre ESTA mulher e a Serpente, que representa um ser hóstil a DEUS e ao ser humano, Satanás:
«Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta esmagar-te-á a cabeça e tu tentarás mordê-la no calcanhar.»
Satanás será sempre inimigo da humanidade, mas a vitória será da MULHER.
Esta vitória, tão impossível a nós - como se diria, Satanás tem a faca e o queijo na mão -, será realizada por JESUS CRISTO. ELE já venceu. Mas JESUS (DEUS) gosta da nossa colaboração, que façamos a nossa parte. ELE faz a parte principal, mas quer a nossa colaboração e, de modo muito especial e singular, da de Sua MÃE.
DEUS não precisaria, mas quer a colaboração dos Seus filhos. ESTA mulher, por um lado, relativo a uma pessoa muito especial, com uma missão singular, única, é a MÃE DE JESUS, nossa MÃE, MÃE DA IGREJA. Uma mãe que luta pelos Seus filhos, irmãos dos Seu FILHO. Satanás procura feri-l'A no calcanhar - levar à perdição esses Seus filhos resgatados pelo Seu FILHO na CRUZ, com muito sofrimento para ELE e para ELA -, mas o seu orgulho borbulhante será esmagado pela humildade da MÃE DE JESUS, a serva do SENHOR, nossa CORREDENTORA.
Mas na nossa colaboração, como membros do CORPO MÍSTICO DE CRISTO e POVO DE DEUS, ESTA mulher é a IGREJA, também MÃE nossa e ESPOSA de CRISTO. Também ESTA mãe luta pelos Seus filhos, gerados pelo baptismo, contra Satanás, o príncipe deste mundo. Ele tem o domínio sobre este mundo e, com todo o seu poder, persegue ESTA mulher e os Seus filhos. Podemos ver isso no mundo: qual é a religião, a única religião que é perseguida e, isso, desde o início, desde a sua fundação? Qual? São Paulo lembra a quem enfrentamos. Não são os homens, embora esses possam ser usados por Satanás para atacar a IGREJA, mas Satanás e os seus demónios. Mas a soberba de Satanás será esmagada por ESTA mulher. As portas do Inferno nunca prevalecerão contra a MULHER, apenas tentará atingir-LHE o calcanhar:
«Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta esmagar-te-á a cabeça e tu tentarás mordê-la no calcanhar.»
Resumindo, quem vencerá, será JESUS CRISTO. Já venceu e veremos a realização plena dessa vitória no dia do Juízo Final, final da história da salvação. Já aconteceu e acabámos de entrar na SEMANA SANTA para trazermos ao presente este acontecimento histórico da PAIXÃO, MORTE REDENTORA, RESSURREIÇÃO, GLORIFICAÇÃO e envio do ESPÍRITO SANTO, isto é, para trazermos ao presente o mistério da PÁSCOA, da vitória de JESUS, nossa vitória, vitória da VIRGEM MARIA, vitória da IGREJA.
Nós, ainda nesta batalha, que é espiritual, interior, ainda estamos nela, mas já vencemos, está garantido, porque QUEM venceu foi CRISTO e a nossa fé, a fé da IGREJA n'ELE.
Como disse, nessa vitória, está a MULHER. Por um lado, é NOSSA SENHORA, que ao longo da história, como dom especial de DEUS, continua a ensinar, a recordar as palavras de JESUS para vivê-las, e a proteger-nos através das Suas aparições. ELA nos fala do triunfo do Seu CORAÇÃO IMACULADO. ELA pede a nossa colaboração, a nossa parte, como membros do CORPO MÍSTICO, a IGREJA, a MULHER que luta contra Satanás, mas que já venceu, porque a Sua CABEÇA, CRISTO, já venceu.
No Livro do Apocalipse, aparece ESSA mulher vitoriosa do Livro do Génesis, que tanto significa MARIA, quanto a IGREJA:
Depois, apareceu no céu um grande sinal: UMA mulher vestida de Sol, com a Lua debaixo dos pés e com uma coroa de doze estrelas na cabeça. Estava grávida e gritava com as dores de parto e o tormento de dar à luz.
(Apocalipse XII, 1-2)
JESUS havia dito, na Ceia com os apóstolos, que a mulher sente as angústias das dores do parto, mas, quando tem o filho recém-nascido consigo, a alegria é tanta que o que passou de dores é como se nunca tivesse existido. Pela Sua PAIXÃO, a Sua MÃE muito sofreu. Depois d'ELE, ninguém mais sofreu tanto quanto a MÃE DAS DORES, que se tornou nossa MÃE, dom de JESUS (de DEUS) para nós na Sua PAIXÃO: MÃE na ordem da GRAÇA.
E foi desse parto que nasceu a IGREJA, concebida na ENCARNAÇÃO e nascida no mistério PASCAL. O parto foi a PAIXÃO DO SENHOR.
No Livro do Apocalipse, como no Livro do Génesis, continua-se a descrever esta luta entra a MULHER e Satanás:
Apareceu ainda outro sinal no céu: era um grande dragão de fogo com sete cabeças e dez chifres. Sobre as cabeças tinha sete coroas e, com a sua cauda, varreu a terça parte das estrelas do céu e lançou-as à terra.
(Apocalipse XII, 3-4a)
Os chifres representam poder e de facto o príncipe deste mundo, enquanto DEUS o permitir, domina este mundo. Procura levar o homem à perdição, do mesmo modo como levou à perdição um número simbólico de anjos, para dizer que foram muitos os que se tornaram demónios, mas não foram a maioria. Perderam a beleza de DEUS e tornaram-se, como Satanás, criaturas monstruosas.
Depois colocou-se diante da MULHER que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando ELE nascesse.
(Apocalipse XII, 4b)
JESUS é o filho da VIRGEM MARIA, mas aqui não se fala do NATAL, do nascimento sobrenatural de JESUS de MARIA, mas do mistério pascal, especificamente, da PAIXÃO DO SENHOR. Claro que Satanás não conseguiu, nem poderia conseguir mesmo, os seus intentos: JESUS RESSUSCITOU ao terceiro dia, cumprindo as ESCRITURAS. Dessa paixão, nasceria a IGREJA, cuja alma é o ESPÍRITO SANTO enviado em PENTECOSTES na plenitude do mistério pascal. Nascemos também nós... Fomos gerados no seio da IGREJA pelo BAPTISMO. Padecemos dores? As dores foram as de JESUS e, para nós, a GRAÇA. ESSA mulher é a IGREJA, nós, seus filhos nascidos pelo baptismo, mas também é MARIA, também nossa MÃE na ordem da GRAÇA.
Claro que, Satanás, essa Serpente Soberba, vai lutar sempre contra ESSA mulher, para que os filhos - da IGREJA e da VIRGEM MARIA -, gerados pelo baptismo, se percam, não nasçam para a VIDA ETERNA na hora da sua passagem (páscoa) deste mundo para o outro. Pelo BAPTISMO, tornámos-nos filhos de DEUS, mas precisamos preservar-nos na GRAÇA para, na hora da morte, hora da nossa páscoa, ela ser feita em JESUS, nascendo para a VIDA ETERNA.
Depois colocou-se diante da MULHER que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando ELE nascesse.
Devorar, isto é, levá-lo à perdição na hora da morte.
Como maravilhoso dom de DEUS, a VIRGEM MARIA vai animando e reanimando os Seus filhos, que são os filhos da IGREJA, com a Suas aparições ao longo dos séculos, para vencerem as insídias dessa serpente. Não usa os métodos da Serpente, os do poder, mas faz pedidos humildes aos Seus filhos, esperando que eles A escutem e assim o Seu CORAÇÃO IMACULADO vença. A soberba de Satanás procura atingir o Seu calcanhar, mas será esmagada pela humildade da VIRGEM MARIA.
Mas a MULHER - a PALAVRA DE DEUS tanto pode se referir a uma, quanto à outra mulher - é também, e ao mesmo tempo, a IGREJA, que, pelos Seus pastores, ensina, orienta, ministra os SACRAMENTOS, etc, para fortalecer os Seus filhos nesse combate espiritual contra a Serpente:
ELA deu à luz um filho varão. (JESUS venceu) ELE é que há-de governar todas as nações com ceptro de ferro. (A desordem na CRIAÇÃO causada pelo pecado dos anjos e homens desaparecerá na NOVA CRIAÇÃO) Mas o FILHO foi-LHE arrebatado para junto de DEUS e do Seu trono. (ASCENSÃO) E a MULHER fugiu para o deserto onde DEUS LHE preparou um lugar, de modo a não LHE faltar aí o alimento (SACRAMENTOS, e outros meios não ordinários de salvação, além da proteção da VIRGEM MARIA, da nossa MÃE) durante mil duzentos e sessenta dias.
(Apocalipse XII, 5-6)
ESSE filho é JESUS, a mulher é MARIA. Mas é também a IGREJA. JESUS é o NOVO ADÃO, ELE é a CABEÇA e nós, membros do Seu CORPO MÍSTICO, a IGREJA, a mulher que luta contra a Serpente. Este mundo está sob o domínio de Satanás, mas só até ao tempo que está determinado por DEUS. Depois, perderá esse domínio destruidor, que desordenou a CRIAÇÃO.
Com a ASCENÇÃO de JESUS ao CÉU, todos nós subimos ao CÉU em esperança, como ensina São Paulo. Entretanto, ainda estamos, como filhos da IGREJA e da VIRGEM MARIA, no deserto da FÉ e das provações, mas estamos bem, temos os sacramentos e tudo mais na IGREJA, para nossa salvação e a VIRGEM MARIA de olho em nós, intercedendo por nós:
A MULHER fugiu para o deserto onde DEUS LHE preparou um lugar, de modo a não LHE faltar aí o alimento durante mil duzentos e sessenta dias.
Claro que a IGREJA militante já ultrapassou os mil duzentos e sessenta dias, este número é simbólico, o tempo da IGREJA que vai até ao Juízo Final.
Depois, travou-se uma batalha no CÉU: Miguel e seus anjos declararam guerra ao Dragão. O Dragão e os seus anjos combateram, mas não resistiram. E nunca mais encontraram lugar no CÉU: o grande Dragão, a Serpente antiga - a que chamam também Diabo e Satanás - o sedutor de toda a humanidade, foi lançado à Terra; e, com ele, foram lançados também os seus anjos.
(Apocalipse XII, 7-9)
Depois ou antes de CRISTO? Depois, ou antes do homem ter sido criado? DEUS não olha as coisas no tempo, n'ELE, tudo é um eterno presente. Aquilo que acontece no tempo desta história da salvação, está desde a eternidade no Seu PENSAMENTO. Assim, mesmo antes de criar o homem, já está no Seu PENSAMENTO, desde a eternidade, a VIRGEM MARIA, a IGREJA, cada um de nós, etc. Já está a vitória da MULHER sobre a Serpente. Em Apocalipse XII, 7-9, está a decisão que todos os anjos tiveram que livremente assumir, na fé, antes de poderem ver DEUS. O homem ainda não tinha sido criado. Alguns foram atrás de Satanás para a perdição, para a loucura.
Ao ver o projecto que DEUS tinha para o homem, Satanás ficou com inveja arrastou com ele outros anjos, que se tornaram, como Satanás, demónios.
Foram lançados à Terra... E a Serpente, como pai da mentira, enganou Eva, esta, a Adão. Mas DEUS não abandonou a humanidade, antes a redimiu pelo Seu FILHO:
Então ouvi uma voz forte no CÉU que aclamava:
«Eis que chegou o tempo da salvação, da força e da realeza do nosso DEUS e do poder do Seu CRISTO! Porque foi precipitado o Acusador (Satanás) dos nossos irmãos, o que os acusava diante de DEUS, dia e noite; mas eles venceram-no pelo SANGUE DO CORDEIRO e pelo testemunho da Sua PALAVRA e não amaram mais a vida que a morte.
(Apocalipse XII, 10-11)
Haverá no mundo uma teoria de conspiração, ou uma conspiração real? Às vezes escuto isso sobre teorias de conspiração. Nas conspirações existem as maquinações, isto é, planos para prejudicar alguém, este alguém pode ser uma pessoa ou um grupo de pessoas. Há sempre o conluio entre pessoas e grupos para prejudicar outrém, pessoa ou grupo de pessoas. Existe a trama secreta de pessoas ou grupo de pessoas para prejudicar alguém, pessoa ou grupo de pessoas.
Fantasias à parte, podemos dizer que sim, que uma delas é real, envolvendo maquinação, conluio e trama. Do primeiro ao último livro da Bíblia, a PALAVRA DE DEUS fala de uma luta que Satanás incansavelmente realiza contra o homem por ódio a DEUS, que leva também a odiar o homem e a CRIAÇÃO. Acábamos de ver agora mesmo algumas passagens da PALAVRA DE DEUS a dizer-nos isso mesmo. Esta é real. Isso é uma conspiração, se existem outras, para outras coisas, não sei, serão de coisas sem importância, mas esta é diabólica, da Serpente contra a MULHER.
Nessa guerra, vale de tudo para essa criatura, mas ela não pode fazer tudo o que gostaria de fazer, porque DEUS não deixa. Pode tentar o homem, levá-lo à mentira e só nisso já faz muitos estragos, mas para fazer mais estragos, procura homens e mulheres que se tornam seus colaboradores, o maior deles, o Anti-Cristo, pessoa ou grupo de pessoas que se opõem a CRISTO e, daí, à Sua IGREJA. O que é isso, senão uma conspiração? E esta é real e a mais perversa de todas, se não fôr a única.
Aqui, não temos uma teoria, mas uma conspiração real anunciada pela PALAVRA DE DEUS, que é a VERDADE. Mas essa conspiração fadará ao insucesso:
O SENHOR frustrou os planos dos pagãos, fez malograr os projectos dos povos. O plano do SENHOR permanece eternamente e os desígnios do Seu coração por todas as gerações.
Feliz a nação que tem o SENHOR por seu DEUS, o povo que ELE escolheu para Sua herança.
(Salmo XXXII, 10-12)
«Louvor e Glória a Vós, JESUS CRISTO SENHOR!» JESUS veio trazer ao mundo o homem novo, NOVA CRIAÇÃO. Só ELE pode fazer do homem velho de todos os tempos o homem novo. Há muitos salvadores do mundo, fazendo muito mal ao mundo, mas só ELE é o salvador do mundo. Entrámos, neste DOMINGO, na semana maior do ano, a SEMANA SANTA. Até amanhã, se DEUS quiser!
Sem comentários:
Enviar um comentário