terça-feira, 21 de julho de 2020

07 Mensagens de DEUS para o nosso bem ((A salvação não está nos nossos merecimentos (Salmo XLVIII, 8-9))

TC 16,3 A (Salt.: sem IV)
Terça-Feira da semana 16 do Tempo Comum.

São Lourenço de Brindes, Presbítero e doutor da Igreja, mf.



1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.

***   ***   ***

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog», letra M, «Mensagens de DEUS para o nosso bem».

***   ***   ***

O homem não pode pagar o seu resgate, não pode pagar a DEUS a sua redenção. É muito caro o resgate da sua vida e ele nunca pagará o suficiente, para prolongar indefinidamente a sua vida e não experimentar a corrupção da morte.
(Salmo XLVIII, 8-9)

Isso de pensar que o homem se pode salvar com as suas próprias forças, é a heresia de Pelágio, mas é assim mesmo que muitos, em todos os tempos, caíram no orgulho de Pelágio.

Sabemos como é verdade que uma coisa é saber o que devo fazer e DEUS quer que façamos, cumprir com a Sua LEI, que está no coração humano:

«A LEI (NATURAL) está muito perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a praticares.»
(Deuteronómio XXX, 14)

«Que diz a Escritura, afinal? É junto de ti que está a palavra: na tua boca e no teu coração. Esta palavra é a da fé que anunciamos.»
(Romanos X, 8)

Outra coisa é eu fazer o que devo fazer, cumprir com a LEI, e é aqui que posso falhar, fraquejar, se a GRAÇA DE DEUS não vier em meu auxílio.

Mas mesmo assim, qual o valor das minhas boas acções, diante de DEUS? Como posso reparar as minhas faltas, de dimensão infinita, se as minhas obras são sempre finitas?

O homem não pode pagar o seu resgate, não pode pagar a DEUS a sua redenção. É muito caro o resgate da sua vida e ele nunca pagará o suficiente, para prolongar indefinidamente a sua vida e não experimentar a corrupção da morte.

Quem pagou por mim, por cada um de nós, foi JESUS. Só ELE podia fazer isso, porque a Sua pessoa é divina, a Segunda Pessoa da SANTÍSSIMA TRINDADE, os Seus merecimentos humanos, realizados pela Sua pessoa divina são infinitos.

No tempo de JESUS, ELE Mesmo acusou muitos dos fariseus, saduceus, doutores da Lei, por imporem ao povo leis que eles mesmos violavam às escondidas. Era a hipocrisia.

Não é no cumprimento da LEI (NATURAL)

- que está no meu coração, que se resumiu num decálogo dado a Moisés, que JESUS veio levar a perfeição, isto é, ensinar como olhar para a LEI do modo como DEUS realmente quer que A cumpramos, no amor -,

mas na fé no SENHOR, que traz a GRAÇA de A cumprir como DEUS quer e é nosso dever: amá-l'O acima de todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo.

«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS) Boa noite e até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: