segunda-feira, 24 de agosto de 2020

07 Mensagens de DEUS para o nosso bem (Quem é JESUS para ti? (Mateus XVI, 13-20))

 TC 21,2 A (Salt.: sem I)
Segunda-Feira da semana 21 do Tempo Comum.

São Bartolomeu, Apóstolo, festa.


Nasceu em Caná. O apóstolo Filipe conduziu-o a JESUS. Diz a tradição que depois da ascensão do SENHOR pregou o EVANGELHO na Índia e aí recebeu a coroa do martírio.

1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.

***   ***   ***

Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog», letra M, «Mensagens de DEUS para o nosso bem».

***   ***   ***

Naquele tempo, JESUS foi para os lados de Cesareia de Filipe e perguntou aos Seus discípulos:
«Quem dizem os homens que é o FILHO DO HOMEM?».

Eles responderam:
«Uns dizem que é João Baptista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou algum dos profetas».

JESUS perguntou:
«E vós, QUEM dizeis que EU sou?».

Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse:
«TU és o MESSIAS, o FILHO DE DEUS vivo».

JESUS respondeu-lhe:
«Feliz de ti, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que t'O revelaram, mas sim Meu PAI que está nos Céus. Também EU te digo:
"Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a Minha IGREJA, e as portas do Inferno não prevalecerão contra ELA. Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus."»

Então, JESUS ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ELE era o MESSIAS.
(Mateus XVI, 13-20)

JESUS é DEUS e sabe muito bem o que os homens pensam d'ELE, bem como o que os discípulos pensam d'ELE. Faz a pergunta para os por à prova. ELE já sabe qual a resposta de São Pedro.

Muitas vezes, o SENHOR fez perguntas, também aos fariseus, saduceus, etc, não, porque não soubesse da resposta, mas como prova e testemunho. Era o momento de São Pedro testemunhar diante dos outros QUEM é ELE.

Este EVANGELHO foi lido ontem, DOMINGO (TC 21,1 A), e comento só hoje, porque não tive tempo para fazê-lo ontem. É São Pedro o escolhido d'ELE, do PAI, do ESPÍRITO SANTO. Não é um talento de São Pedro, mas um dom de DEUS, neste caso, um dom muito especial, ver no SENHOR a divindade:

«Feliz de ti, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que t'O revelaram, mas sim Meu PAI que está nos Céus.»

São Pedro era melhor que os outros? Nem pensemos nisso, que só DEUS sabe. Mas DEUS escolheu São Pedro porque nada de São Pedro LHE é oculto, DEUS sabe o que está no coração daquele pescador, talvez rude, mas simples. E as razões da escolha de DEUS podem ser mais de uma, inclusivé, mostrar aos orgulhosos, que DEUS não precisa de escolher os que têm mais talentos para realizar por um homem uma coisa acima das obras humanas. Seja lá o que fôr, DEUS sabe o que está no coração de São Pedro, e, acredito pessoalmente, opinião minha, está não só a fraqueza de São Pedro, como também o amor a DEUS, seu SENHOR. E DEUS o escolheu pelo que viu no coração de São Pedro.

«Feliz de ti, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que t'O revelaram, mas sim Meu PAI que está nos Céus.»

O dom é de DEUS, mas o acolher o dom ou não, depende do uso da nossa liberdade. Apesar dos possiveis defeitos, estava em São Pedro, nas suas limitações, o desejo de amar a DEUS acima de todas as coisas. Como pescador, temente (no amor) a DEUS, não ia pescar sem LHE pedir a Sua bênção. Homem de oração. E DEUS fez d'ELE o doutor dos doutores. Em PENTECOSTES, São Pedro não seria mais o que teólogos modernistas andam por aí dizer de São Pedro.

O que o mundo pensa de JESUS, podemos ver nos livros, nos filmes, agora, até em aplicações para telemóveis, computadores, etc. Está presente a fantasia, a difamação e a mentira, e até  ofensa e sacrilégio. E ganha-se muito dinheiro, sobretudo, quando envolve a difamação e falar mal da Sua IGREJA. É fácil publicar livros e fazer filmes, quando se trata de difamar a IGREJA e ensinar coisas erradas sobre o SENHOR. Dá dinheiro e fama.

Mas também se pode pensar bem do SENHOR, são idéias boas, bem intencionadas, mas bem longe da realidade de QUEM é JESUS:

«Uns dizem que é João Baptista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou algum dos profetas».

Menos mal! Mas longe da verdade sobre QUEM é JESUS. Para já, JESUS não pode ser conhecido fora da Sua IGREJA. Uma coisa é o ter ouvido falar, outra, conhecer. ELE e a Sua IGREJA formam um só CORPO, o CORPO MÍSTICO cuja cabeça é ELE Mesmo - JESUS! -, e o Seu princípio vital - a alma da IGREJA -, é o ESPÍRITO SANTO.

Há quem fale mal da IGREJA. Está a falar mal de JESUS, que nunca conheceu.

Mas ficaria mal a um cristão não saber também QUEM é JESUS. Devemos respeitar quem não queira acreditar sobre o que a IGREJA ensina sobre JESUS, mas nunca renegar a fé no SENHOR. JESUS é o salvador do mundo. Mas JESUS faz-te agora uma pergunta, a cada um de nós, membros do Seu CORPO: QUEM é, pessoalmente, JESUS para ti?

São Pedro, a cabeça visível d'ESSE corpo místico (o Vigário de Cristo), respondeu e em todos os tempos da história da salvação, estará a responder pela IGREJA, ele, e os seus sucessores, os Papas:

«TU és o MESSIAS, o FILHO DE DEUS vivo»,

e assim, a IGREJA:

«TU és o MESSIAS, o FILHO DE DEUS vivo»,

Como membro d'ESSA igreja, o POVO DE DEUS, quem é JESUS para ti? Pergunta-te JESUS.

«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS) Continuação de uma boa semana, já no seu segundo dia (segunda-feira) e até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: