TC 09,1 B (Salt.: sem I)
9º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
- São Marcelino e São Pedro, mártires, mf.
1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)
Bíblia: o Livro dos Livros onde está PALAVRA DE DEUS que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e, na passagem em CRISTO JESUS, ganharmos a VIDA ETERNA.
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Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra «Q» de «Quem como DEUS?».
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Na Filosofia estudamos em Teodicéia aquilo que podemos conhecer de DEUS à luz natural da razão: explicar, como é exigido no conhecimento científico, porque ELE existe (e porque nada se explicaria sem DEUS) e aquilo que é próprio de DEUS. Isto permite, sem precisar do auxílio da REVELAÇÃO ter uma compreensão por analogia ou semelhança de DEUS e porque necessariamente existe. Essa compreensão vem do que observamos, com os nossos sentidos, na Criação, cuja razão da sua existência é DEUS. Nada pode existir por si mesmo. Tal como um entendedor de arte pode, observando uma pintura, conhecer alguma coisa do pintor, apesar de nunca o ter visto ou conhecido.
A humanidade inteira e de todos tempos sempre manifestou e deixou provas da sua crença na existência de DEUS. Até os que dizem não crer em DEUS, nunca o dizem com convicção. Podem até negar a sua existência com ódio, mas nunca com certeza. Mesmo porque, se perguntasses a um deles onde está a prova de que não existe, não saberiam responder, a não ser com desvios no nada a ver, para explicar o que não explicou, foi para outro assunto. Mas pode-se provar e explicar porque DEUS existe.
Assim, a crença na existência de DEUS - deturpada ou menos deturpada até DEUS ter-SE feito homem para dizer QUEM é - é universal, da mesma forma que, quando alguém vê uma pintura, sabe que existe um pintor em qualquer lugar do mundo e em qualquer tempo da história.
DEUS é incompreensível para qualquer criatura inteligente, humana ou angélica. Isto não significa que não podemos conhecer DEUS. Para que serviria ter-nos criado criaturas inteligentes? Não podemos é entender DEUS a não ser por analogia com a Criação. Observamos a beleza na Criação e podemos ter idéia de DEUS ser a BELEZA INCRIADA e INFINITA. O ramo da Filosofia (Metafísica) que tem como objecto DEUS, é a Teodiceia.
DEUS é DEUS, só ELE e apenas ELE é grande, e nós todos somos criaturas. A diferença entre o CRIADOR e a criatura é infinita. Na verdade, a diferença entre DEUS e toda a Sua criação, Criação inteira, é infinita. Recorremos à Matemática - que pertence à Criação visível - para termos uma compreensão por analogia e dizemos que a diferença entre DEUS e a Criação inteira é infinita. Assim, já teremos uma idéia sobre essa diferença, mas é muito mais do que isso, que a Matemática poderia dizer, não podemos compreender, nem criatura alguma inteligente, sobre a grandeza de DEUS. Mas surpreendentemente, ESSE deus, na pessoa do FILHO, que é a segunda pessoa da SANTÍSSIMA TRINDADE, se tornou compreensível à maneira humana.
Em JESUS, que é também o CRISTO anunciado pelos Profetas do Antigo Testamento, há uma pessoa e duas naturezas: a pessoa é DEUS, divina, e as naturezas são a divina desde toda a eternidade, e a humana a partir da ENCARNAÇÃO, assumida para sempre nELE.
Nessa natureza humana, como assim é com qualquer ser humano, existe uma alma humana criada por DEUS no momento da concepção biológica (do «crescei e multiplicai-vos») e um corpo gerado dessa concepção biológica, fruto da união conjugal do homem com a mulher. A concepção biológica no seio da VIRGEM MARIA foi sobrenatural e sem a semente do homem. MARIA é virgem antes, durante e depois do parto: não só nos diz a REVELAÇÃO, como também nos diz a luz natural da nossa razão, se acreditamos que JESUS - que deu e continua a dar imensas provas da Sua divindade - é DEUS, que só podia ser assim com a MÃE DE DEUS. Só quem não acredita na divindade de JESUS (que a Sua pessoa é divina), que assumiu a nossa natureza humana - um corpo de MARIA e uma alma criada por ELE mesmo, por DEUS para o corpo humano -, poderia pôr em causa a virgindade de MARIA. Se é baptizado, abandonou a FÉ, é um apóstata.
JESUS não tem pai humano, o Seu PAI é DEUS PAI, a primeira pessoa da SANTÍSSIMA TRINDADE. SÃO JOSÉ, escolhido entre todos os homens de todos os tempos para ser esposo da VIRGEM MARIA, é pai putativo de JESUS. Sem dúvida, quão grande é SÃO JOSÉ, que DEUS escolheu - a ele e não a outro homem de todos os tempos - para essa vocação e missão. Ele é o bendito entre os homens.
Muitas vezes, quase como provocação, para dizer que o filho é mais da mulher do que do homem, dizia uma amiga minha, que é da mulher que todos nascem. Hoje eu responder-lhe-ia, na brincadeira, mas é verdade, que a terra (a mulher) não pode germinar nada (dar à luz o filho) se a semente não for lançada à terra (sem o homem). E assim é, sob a bênção divina do «crescei e multiplicai-vos» no Reino Animal e Vegetal, embora neste reino a semente seja levada pelo vento ou por outras criaturas animais. O filho tanto é da mãe, quanto do pai, de ambos, mas não lhes pertencem: tudo pertence a DEUS. Os filhos são dons de DEUS para os pais. E os pais devem tomar consciência disso e ajudar os filhos a crescerem no AMOR DE DEUS. Tristes serão os filhos de pais vivendo o ateísmo prático: filhos e pais; felizes os filhos e pais de família conscientes destas verdades e que colocam DEUS no centro.
Portanto, a terra (mulher) nada germina sem a semente (homem) e a semente a germinar na terra (a se desenvolver no seio da mulher), não é terra (não é corpo da mulher), mas distinto da terra (o filho, outro ser).
«Sois VÓS, SENHOR, que estimulais o ser humano, pequena criação Vossa, a louvar-VOS, porque nos criastes para VÓS, e o nosso coração está inquieto, enquanto não descansa em VÓS.»
(Santo Agostinho)
Só no SENHOR encontraremos a paz e a felicidade do CÉU, sem medidas nem fim, nem ameaça de fim.
SENHOR,
que descestes do CÉU sem deixar o CÉU,
fazendo-SE um de nós para nos salvar,
e ao mundo adoentado pelo pecado:
fazei de nós sal da terra,
luz do mundo,
Vosso fermento,
mensageiros alegres da Vossa PALAVRA
e do Vosso AMOR,
e dos apelos de MARIA para a conversão do mundo.
Amen.
São JOSÉ,
Guarda amoroso do divino INFANTE,
de Sua MÃE e vossa esposa
e da IGREJA, Seu CORPO MÍSTICO,
rogai por NÓS!
«EU vim para que tenham vida e a tenham em abundância.» (JESUS) Continuação de um bom DOMINGO. A Sra. Humildade ensinou-me a dizer: até amanhã, se DEUS quiser!
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