TP 6,3 C (Salt.: sem II)
Terça-Feira da semana 6 do Tempo Pascal.
- São Agostinho de Cantuária, Bispo, mf
*** *** ***
Tudo que foi publicado sobre este assunto até agora, pode ser visto na página deste blog «Ordem Alfabética de Publicações no Blog». Letra «S» de «Sinais dos Tempos».
*** *** ***
Alguém disse que estamos na "era" da "inteligência".
Era entre aspas (") porque, na verdade, só temos duas eras em relação ao plano de salvação da humanidade, depois da queda de Adão e Eva: antes de Cristo e depois de Cristo. A era depois de Cristo vai até ao final da história e é marcada pela tempo do ESPÍRITO SANTO depois de PENTECOSTES. Relativo à inteligência, a modernidade até a rejeitou e optou pela entre aspas, os critérios subjectivos.
Estamos na "era" da inteligência ou da falta de inteligência?
Observe o que se passa no mundo em pecado grave: é fruto de inteligência? Ou da falta dela? Sem DEUS nada podemos.
O que é inteligência? Já que se tornou moda e fala-se muito dela. Quais os atributos que nos permitem dizer que uma criatura tem o dom da inteligência?
Estando em Lisboa, por exemplo, vi um depósito de lixo para papel, que se apresentava como inteligente, é o que estava lá escrito. Diante destes depósitos de lixo não quero nada com eles, pois, se não lhes agradar o que lá colocar, corro o risco de ouvir alguma grosseria não programada. Não programada, porque esta criatura diz ser inteligente, capaz, portanto, de um palavrão não programado. Na verdade, não diz que é inteligente, porque não fala, foi alguém (inteligente) que escreveu isso. Mas se não fala como pode ser inteligente? Claro que poderia imitar a fala humana, mas não teria a mínima consciência do que fala nem do que diz, para ser inteligente. Se não tem vida própria, como pode ser inteligente?
A chamada inteligência artificial não tem nada a ver com inteligência, mas com programação. Os eventos que gera são o fruto de uma programação humana. Um computador é uma máquina programável e só isso. Um robot, por exemplo, não pode conhecer coisas, pois nem tem vida própria.
Os animais são muito mais que um computador: podem conhecer coisas, embora não as possam compreender, pois são criaturas sem inteligência, mas conhecem coisas. Já o homem, este sim, tem o potencial de poder compreender alguma coisa do que conhece. Do que conhece, porque, para compreender ou não algo, tem que ser sobre algum conhecimento.
Todas as acções dos seres humanos, e também dos animais, não são programadas: os animais seguem o instinto que DEUS lhes deu. O homem age em função do que pensa. Um computador não pensa nem o tal depósito de lixo.
Observando este mundo, que caminha nas trevas, e não vê os sinais de DEUS, diria que estamos, isso, sim, na "era" da falta de inteligência, da falta de juízo.
Em 31 de Outubro de 1981, NOSSA SENHORA advertiu:
| «O Ocidente fez progredir a civilização, mas sem DEUS, como se eles fossem os próprios criadores.» |
E isso é falta de juízo, falta de inteligência. Por causa dessa tentação original e actual, perdeu-se o paraíso terrestre. Enquanto o mundo não se voltar para o SENHOR, não poderá ser feliz nem ter futuro. JESUS é o Salvador e sem ELE não há salvação.
«O SENHOR ressuscitou e fez brilhar sobre nós a Sua LUZ. ELE, que nos remiu com o Seu SANGUE. O SENHOR ressuscitou, louvai o SENHOR. Aleluia! Aleluia!» Continuação de uma boa PÁSCOA, neste 38º dia do Tempo Pascal, e até amanhã, se DEUS quiser!
Sem comentários:
Enviar um comentário