Hoje, é dia de Santa Teresa do Menino Jesus e isso vale não só no mundo inteiro, mas na Criação inteira, visível e invisível. Entrámos também no mês dedicado de modo especial às missões, o Outubro Missionário. É também o mês do Rosário. Tudo isso vale na Criação inteira (muito mais do que no mundo). Ao contrário do que muita gente deve pensar, o chamado «mês do Rosário» inicia-se em 1 de Outubro e termina em 2 de Novembro, inclui os dois primeiros e especiais dias do mês de Novembro. Não sei qual a razão disso (se alguém souber, agradeço um comentário, mesmo que seja sem impressões digitais, isto é, anónimo).
Continuarei, porque ainda não acabou, a colocar as mensagens de NOSSA SENHORA relativo à palavra-chave «DEUS». Depois, ainda terei que considerar as palavras «AMOR DE DEUS», «DEUS CRIADOR», «PAI» e excluir as que têm presente «DEUS». Entretanto, dou início às mensagens em que NOSSA SENHORA fala do Seu FILHO com a palavra-chave «JESUS»; mais tarde, incluirei a palavra-chave «FILHO», onde terei que excluir as mensagens onde aparece «JESUS», para não se repetirem, e, claro só considerar as que não se referem a nós, mas a JESUS.
Antes das mensagens, acrescento uma mensagem onde NOSSA SENHORA usa de ironia, quem sabe, seria para nós e para mim impensável NOSSA SENHORA fazer uma coisa dessas, mas, com essa ironia, mostra onde se costuma encontrar os nossos problemas de oração:
«Convidei-vos a rezar três horas por dia e vós o haveis começado, mas olhais sempre para o relógio e, preocupados, perguntai-vos quando terminarão os vossos deveres. Assim, durante a oração, estais tensos e preocupados. Imergi-vos na ORAÇÃO. A única coisa essencial é deixar-vos conduzir pelo ESPÍRITO SANTO na profundidade! Só assim podereis ter uma verdadeira experiência de DEUS. Assim, também o vosso trabalho irá bem e ainda vos ficará tempo livre. Vós tendes pressa: quereis mudar as pessoas e as situações para alcançardes rapidamente os vossos objectivos. Não vos canseis, mas deixai-vos guiar por MIM e vereis que tudo correrá bem.»
É uma das primeiras mensagens d'ELA, para os paroquianos de Medjugorje, mas serve para todos nós. ELA, na vida espiritual, convida-nos ao amor, no lugar do dever. O amor já cumpre o dever e do melhor modo possível, a tal ponto que tudo corre melhor e até sobra muito mais tempo do que se não tivéssemos dado um tempo para a oração. Com NOSSA SENHORA, tudo corre bem. Também nos lembra que devemos ter paciência no alcance dos nossos objectivos, que é DEUS, é JESUS, e tudo isso com uma ironia que diz tudo e não ofende ninguém: tinha que ser mesmo de NOSSA SENHORA. As mensagens estão na ordem cronológica crescente:
1. Queridos filhos, LOUVADO seja JESUS!
2. No que respeita a uma mulher que quer deixar o marido porque ele a faz sofrer: «Que ela fique junto dele e aceite o sofrimento. JESUS também sofreu.»
3. Aos videntes, mas que serve para nós: «Vós sois e sereis sempre Meus filhos. Seguireis o caminho de JESUS. Ninguém poderá impedir-vos de propagar a fé de JESUS. É preciso crer firmemente.
4. Há somente um único mediador entre DEUS e os homens e esse é JESUS CRISTO.
5. Entre DEUS e os homens há um único MEDIADOR DE SALVAÇÃO, JESUS CRISTO. Tende fé n'ELE.
6. Queridos filhos, lêde o que está escrito sobre JESUS. Meditai e transmiti-o aos outros.
7. Rezai pelo menos cinco minutos por dia ao coração de JESUS e ao Meu coração e recebereis o AMOR DIVINO com que podereis amar os inimigos.
8. Queridos filhos, dedicai, todas as manhãs, pelo menos cinco minutos de oração ao SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS e ao Meu CORAÇÃO IMACULADO. O mundo esqueceu-se de venerar os sagrados corações de JESUS e de MARIA. Sejam colocadas, em cada casa, as imagens dos sagrados corações e cada família os venere. Suplicai ardentemente ao Meu coração e ao coração do Meu FILHO, e recebereis todas as graças. Consagrai-vos a NÓS. Não é necessário recorrer a orações particulares de consagração. Podeis também consagrar-vos com palavras vossas, segundo o que sentis.
9. Queridos filhos, rezai ao Meu filho JESUS. Voltai-vos, frequentemente, para o Seu SAGRADO CORAÇÃO e para o Meu CORAÇÃO IMACULADO. Pedi aos sagrados corações que vos encham do verdadeiro amor, com que podeis amar os vossos inimigos.
10. Queridos filhos, desejo que todas as famílias se consagrem todos os dias ao SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS e ao Meu CORAÇÃO IMACULADO (...).
11. Um padre pergunta se é preferível rezar a MARIA ou rezar a JESUS: «Suplico-vos: Rezai a JESUS! EU sou vossa MÃE e EU intercedo por vós, com ELE. Mas todas as orações vão a JESUS.» NOTA: Rezando a JESUS ou à Sua MÃE, obrigação moral nossa não só por ser a mãe de NOSSO SENHOR, já basta isso, mas também por ser nossa mãe, JESUS espera isso de nós, ou mesmo a um santo ou anjo, todas as orações têm que passar por JESUS, o único mediador entre DEUS e os homens, é isso que entendo deste ensinamento de NOSSA SENHORA, ELA, como ensina a IGREJA, medianeira de todas as graças.
12. Quando estiverdes no local das aparições ou na igreja, não vos deveis preocupar em tirar fotografias; empregai esse tempo a rezar a JESUS (...)
13. Não penseis que JESUS vai manifestar-SE outra vez no presépio. ELE renascerá nos vossos corações.
14. Queridos filhos, nesta tarde, peço-vos, de modo especial, para honrardes o coração do Meu filho JESUS. Pensai nas feridas do coração do Meu FILHO, esse coração ferido por tantos pecados.
15. Não vos deixeis enganar! Meu FILHO JESUS deseja dar-vos graças muito especiais através da Minha intercessão. JESUS sente-SE muito feliz, quando confiais n'ELE.
16. Pedirei ao Meu FILHO que vos dê a graça de sentir - nas provações a que Satanás vos sujeita - a vitória de JESUS.
17. Rezai com o coração e, na oração, abandonai-vos a JESUS.
18. Rezai do fundo do coração! Abandonai-vos a JESUS na oração.
19. Queridos filhos, ainda preciso das vossas orações. Decerto, perguntar-vos-ei a vós mesmos, para quê tantas orações. Olhai à vossa volta, queridos filhos, e vereis quão grande é o pecado que reina neste mundo. Rezai, pois, a fim de que JESUS vença. NOTA: Esta mensagem é impressionante e até poderia ser mal interpretada: JESUS vence sempre e nada nem ninguém pode impedir os Seus desígnios, mesmo com a liberadde das criaturas. Nesta mensagem, NOSSA SENHORA ensina que ELE quer que a Sua vitória (garantida pela Sua omnipotência, porque ressuscitou) esteja condicionado à nossa livre colaboração. Só DEUS pode fazer isso, como quer que tudo seja feito através de Sua MÃE. Podia fazê-l'O directamente, mas quer que seja realizado pela MÃE (papel único e determinante), pelos Seus anjos, santos e nós.
20. Queridos filhos, EU sou a vossa boa MÃE e JESUS é o vosso grande AMIGO. Não tenhais medo de nada, diante d'ELE, mas dai-LHE o vosso coração. Contai-LHE os vossos sofrimentos, do fundo do coração. Sereis, assim, animados na oração, com um coração livre, em paz, sem medo.
21. Natal... Queridos filhos, hoje, convido-vos a fazerdes algo de concreto por JESUS CRISTO. Desejo que cada família da paróquia traga uma flor até ao dia da alegria como sinal da abandono a JESUS. Desejo que cada membro da família tenha uma flor junto do presépio, a fim de que JESUS possa vir e ver o vosso abandono a ELE.
22. Natal... Queridos filhos, desejo que sejais como uma flor que vai florir no Natal por JESUS, uma flor que não cessará de florir depois do Natal. Desejo que os vossos corações estejam como os dos pastores [de Belém] diante de JESUS.
23. Por que lhe chamais meditações, uma vez que se trata de obras humanas? A verdadeira meditação é um encontro com JESUS, quando se descobre a alegria e a paz interior. Vós deveis saber que há apenas um DEUS e um único mediador, JESUS CRISTO.
24. 31 de Dezembro de 1984... Queridos filhos, a hora chegou em que o demónio foi autorizado a agir com toda a sua força e poder. A hora presente é a hora de Satanás. Muitos pretendem ver JESUS e a MÃE DE DEUS, e ouvir as Suas palavras, mas são, na verdade, mentirosos. É um grande pecado, é preciso rezar muito por eles. Faço questão que se saiba o que se passa em Medjugorje. Contai tudo, para que todos se convertam. NOTA: Isto faz lembrar quando JESUS foi preso no horto, deixou bem claro que era ELE que permitia isso, que, de livre decisão Sua, por amor de nós, ia dar a Sua vida e recuperá-la para que n'ELE tenhamos a vida. ELE, então, disse para a multidão que O prendia: «Estando EU todos os dias convosco no Templo, não ME deitastes as mãos; mas esta é a vossa hora e o domínio das trevas.» (Lucas 22,53) Isto é, só agora deitma-LHE as mãos com permissão Sua: hora deles, do Mal, hora da Sua PAIXÃO. Hora curta, até à Sua RESSURREIÇÃO. Como a IGREJA e o discípulo não mais do que o Seu MESTRE, JESUS CRISTO, JESUS já havia dito que as perseguições seriam inevitáveis até à vitória final da IGREJA (como venceu CRISTO e vence a IGREJA por graça de CRISTO). Essa data talvez marque mais perseguição contra a IGREJA. Também essa mensagem, sobre a autorização que DEUS deu ao Inimigo de agir mais, faz lembrar o Livro de Job, quando DEUS permitiu a Satanás provar Job. Porque DEUS permitiu? Porque sabia que Job, com a Sua graça, venceria a provação. De DEUS só vem o bem... e bens até bem maiores da cruz causada pelo Inimigo.
25. Abri os vossos corações e oferecei a vossa vida a JESUS, para ELE poder operar por meio dos vossos corações e poder fortificar-vos na FÉ.
26. Queridos filhos, falhais, não por não terdes realizado grandes obras, mas porque vos esqueceis das pequenas coisas. De manhã, não rezais suficientemente, de modo a entrar no dia e assim vivê-lo tal como ensina JESUS. De tarde, não rezais suficientemente. Não sabeis entrar na oração. Não tomais sequer as devidas decisões e, por isso mesmo, não as realizais e ficais desanimados. Ora, deveis reagir com esta necessidade [de rezar].
27. Queridos filhos, hoje, convido-vos a trabalhar na igreja. Amo-vos a todos de modo igual e desejo que todos trabalhem, cada um, segundo a sua capacidade. EU sei, queridos filhos, que podeis fazê-lo. Deveis ser corajosos e oferecer pequenos sacrifícios pela IGREJA e por JESUS, a fim de que todos fiquemos contentes.
«No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo logo de manhã, ainda estava escuro, e viu retirada a pedra que o tapava.» (João 20,1)
Estamos a nos aproximar do grande dia, o DOMINGO, primeiro dia da semana, dia da RESSURREIÇÃO. Um bom DOMINGO para todos (os leitores, claro!), uma boa entrada na nova semana «com o pé direito» (nada de superstições!), celebrando o SENHOR, nossa PÁSCOA. ALELUIA!