domingo, 27 de maio de 2012

DOMINGO

TP 8,1 Ano B
DOMINGO DE PENTECOSTES.
S. Agostinho de Cantuária, Bispo.

Nota: é claro que hoje não se faz memória de S. Agostinho de Cantuária em nenhuma celebração litúrgica da IGREJA em nenhum lugar do mundo: é PENTECOSTES.


JESUS RESSUSCITOU. ALELUIA! ALELUIA!


Com o ESPÍRITO SANTO, tornou-se possível o louvor a DEUS, isto é, tornou-se possível o que era impossível a nós mesmos, aleluia! Os discípulos de CRISTO - é preciso trabalhar nisso, pela conversão diária -, não dependem da sorte ou do azar, de atitudes de optimismo ou de pessimismo, ou de seja lá o que fôr; só de DEUS, é isso que o ESPÍRITO SANTO nos ensina e eu tenho que aprender (com ELE). Eu não venço o mundo, nem posso, é JESUS que vence em mim, no Seu CORPO MÍSTICO, a IGREJA: fora dela - pecadora nos seus membros (como eu sou pecador e seu membro), mas santa na CABEÇA e para onde caminha infalivelmente, para a santidade plena,
já alcançada pela VIRGEM SANTÍSSIMA, Sua imagem -, estamos fora de JESUS.

---   ---   ---
Da carta apostólica «DIES DOMINI», do beato João Paulo II, logo no início, ao falar do DOMINGO, o dia maior da semana (e primeiro dia), temos esta passagem:

O DIA DO SENHOR - como foi definido o DOMINGO, desde os tempos apostólicos -, mereceu sempre, na história da IGREJA, uma consideração privilegiada devido à sua estreita conexão com o próprio núcleo do mistério cristão. O DOMINGO, de facto, recorda, no ritmo semanal do tempo, o dia da ressurreição de CRISTO. É a PÁSCOA da semana, na qual se celebra a vitória de CRISTO sobre o pecado e a morte, o cumprimento n'ELE da primeira criação e o início da nova criação (cf. 2 Cor 5,17). É o dia da evocação adorante e grata do primeiro dia do mundo e, ao mesmo tempo, da prefiguração, vivida na esperança, do último dia, quando CRISTO vier na glória (cf. Act 1,11; 1 Tes 4,13-17) e renovar todas as coisas (cf. Ap 21,5).

Os sete dias da semana passarão, mas não passará o DOMINGO, tornado DOMINGO sem ocaso. Recorda o beato João Paulo II: primeiro dia do mundo. Por isso, primeiro da dia da semana, e de facto assim é.

Continuação de um bom DOMINGO (e nova semana) e até amanhã, se DEUS quiser. Este DOMINGO é especialíssimo: o PROMETIDO DO PAI desceu sobre a IGREJA nascente para A confirmar e torná-l'A adulta no testemunho e missão. Deu-se a plenitude do mistério pascal.

Sem comentários: