TQ 4,2 C (Salt.: sem IV)
*** *** ***
Por aqueles dias, Pedro levantou-se no meio dos irmãos - encontravam-se reunidas cerca de cento e vinte pessoas - e disse: «Irmãos, era necessário que se cumprisse o que o ESPÍRITO SANTO anunciou na ESCRITURA pela boca de David a respeito de Judas, que foi o guia dos que prenderam JESUS. Ele, efectivamente, era um dos nossos e tinha recebido uma parte do nosso ministério. Está escrito no Livro dos Salmos: "Fique deserta a sua habitação e não haja quem nela resida". E ainda: "Receba outro o seu encargo". Portanto, de entre os homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o SENHOR JESUS viveu no meio de nós, a partir do baptismo de João até ao dia em que nos foi arrebatado para o Alto, é indispensável que um deles se torne, connosco, testemunha da Sua RESSURREIÇÃO». Designaram dois: José, de apelido Barsabas, chamado Justo, e Matias. Fizeram, então, a seguinte oração: «SENHOR, VÓS que conheceis o coração de todos, indica-nos qual destes dois escolhestes para ocupar, no ministério apostólico, o lugar abandonado por Judas, que foi para o lugar que merecia.» Depois, tiraram à sorte, e a sorte caiu em Matias, que foi incluído entre os onze Apóstolos. (Act I,15-17.20-26)
É DEUS QUEM faz as escolhas:
Fizeram, então, a seguinte oração: «SENHOR, VÓS que conheceis o coração de todos, indica-nos qual destes dois escolhestes para ocupar, no ministério apostólico, o lugar abandonado por Judas, que foi para o lugar que merecia.» Depois, tiraram à sorte, e a sorte caiu em Matias, que foi incluído entre os onze Apóstolos.
Poderia parecer com o que se faz hoje, por exemplo, na política, na eleição do presidente de um clube de futebol, etc, mas é só aparências. Não tem nada a ver. É verdade que há os que não crêem, mas não muda nada aquilo que é da tradição da IGREJA, desde as origens, pedir a DEUS que indique o Seu escolhido, a Sua vontade, etc.
JESUS mesmo o disse, que é ELE QUEM faz as escolhas:
Não fostes vós que ME escolhestes, mas EU vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. EU assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao PAI em Meu NOME, ELE vos conceda. (João XV,16)
Também na missão que o ESPÍRITO SANTO dá a São Barnabé e São Paulo, a eleição vem sempre depois da oração, pedindo a DEUS que manifeste a Sua vontade:
Havia na igreja, estabelecida em Antioquia, profetas e doutores: Barnabé, Simeão, chamado ‘Níger’, Lúcio de Cirene, Manaen, companheiro de infância do tetrarca Herodes, e Saulo. Estando eles a celebrar o culto em honra do SENHOR e a jejuar, disse-lhes o ESPÍRITO SANTO: «Separai Barnabé e Saulo para o trabalho a que EU os chamei.» Então, depois de terem jejuado e orado, impuseram-lhes as mãos e deixaram-nos partir. (Act XIII,1-3)
Boa noite e até amanhã, se DEUS quiser!
Sem comentários:
Enviar um comentário