TQ 5,5 C (Salt.: sem I)
*** *** ***
De um senhora idosa, em conversa com o ainda cardeal e futuro Papa Francisco, contado pelo Santo Padre:
Se o SENHOR não perdoasse tudo, o mundo não existiria.
Como é verdade e podemos acrescentar que tal perdão - perdão de tudo, de todos os pecados -, nos foi alcançado pela CRUZ de JESUS: aproximamo-nos da semana do AMOR (ou SEMANA SANTA).
Do Papa Francisco:
O SENHOR não se cansa de perdoar! Somos nós que cansamos de pedir perdão.
Como é verdade! A vigilância e oração constante é fundamental. Sem a conversão diária, caímos no risco do nosso amor a DEUS esfriar (tibieza). A vigilância e oração, a conversão diária, permite tomar cosnciência de como é fácil cairmos e não nos cansarmos de logo pedir desculpa a JESUS (ao Seu PAI e ao ESPÍRITO SANTO). E agradeçamos, e muito, também a MARIA, quando o pecado poderia ter sido muito mais grave - perigo! - do que foi. E se devia ensinar isso a quem está longe da graça de DEUS, DEUS lhe perdoa e muda a sua vida, se o pecador quiser.
Viver a misericórdia de DEUS é desejar e pedir como o salmista uma coisa que DEUS nunca vai negar, tal favor, se nós o quisermos, tão bom que é!:
SENHOR, em VÓS confio. Digo: «Sois o meu DEUS.» O meu destino está nas Vossas mãos. (Salmo XXX,15-16a)
O Santo Padre tem lembrado onde está a prioridade da IGREJA: nos pobres. Não é discriminação aos menos pobres - a IGREJA, imitando JESUS, ama a todos igualmente -, mas porque são os pobres os mais necessitados. Os mais pobres de todos são os nascituros, dizia a Beata Madre Teresa de Calcutá. Talvez se pense acertadamente que os mais pobres de todos são os que estão (horrorosamente, diga-se de passagem!) a morrer de fome, padecendo necessidades básicas do seu corpo: alimento, saúde, casa, educação, transportes - saúde e educação envolve também o espírito. Mas o mais pobres de todos, na verdade, são os pecadores, a pobreza na dimensão espiritual é a mais grave de todas, o mau estado da alma humana é pobreza maior (carência de bens) que o estado de carência do corpo. São estes que estão no caminho da perdição, foi sobretudo para eles que JESUS veio e NOSSA SENHORA intervém, como MÃE deles, de modo particular. De todas as formas, o pobre será sempre o pobre no corpo e na alma, porque o ser humano é corpo e alma. Se devemos olhar e defender os direitos de todos, com agravantes quando são violados os dos mais indefesos, como os dos nascituros (pecado hediondo), e o que é pobre materialmente, tem graves carências das cinco necessidades básicas materiais - alimentação, saúde, casa, educação e transportes -, os mais pobres de todos são os pecadores (muitas vezes carecendo também dos bens materiais, só tem males, cruzes), razão porque a RAINHA DA PAZ faz-nos uma advertência, que tem muito a ver com o pedido do Santo Padre, sobre a misericórdia:
EU vos peço, com coração materno, mas também vos advirto, filhos Meus, para que a solicitude (atenção) por aqueles que não conheceram o Meu FILHO seja para vós a primeira prioridade (seja a vossa primeira prioridade). Não permitais que, observando-vos e a vossa vida, não desejem conhecê-l'O. Com o Rosário na mão e o amor no coração, vinde coMIGO. (KM 20120302,2-3.7a)
Diz JESUS, sobre os mais pobres de todos, que há mais alegria no CÉU por um só pecador que se converta do que por 99 justos que não precisam de conversão. A despropósito: e há mais tristeza no CÉU por só justo que peque, que por 99 pecadores habituados e no hábito de pecar. O bom testemunho - só possível na conversão diária a DEUS - é muito importante e NOSSA SENHORA nos pede isso e essa tomada de consciência. Depois, a RAINHA DA PAZ nos dá as graças que precisamos. Infelizmente, é preciso dizer, não é condição necessária para converter um incrédulo: há o factor liberdade e o perigo do orgulho é o grande obstáculo para o pecador se converter e descobrir com a própria vida que DEUS não se cansa de perdoar, quando o pecado não é, claro, o da presunção, pecado contra o ESPÍRITO SANTO: «peco à vontade porque DEUS é bom, DEUS é PAI, perdoa sempre». Por isso, deitemos no cesto do lixo o orgulho, deixemos que JESUS nos perdoe, ELE perdoa todo e qualquer pecador que queira o Seu perdão, muda totalmente a sua vida, limpa todo o seu passado como se nunca tivesse existido, torna-se o pecador uma criatura nova.
Para a semana que vem, a semana do AMOR SEM MEDIDAS ou SEMANA SANTA, NOSSA SENHORA pede o seguinte (não nos esqueçamos que é a semana maior do amor):
Queridos filhos, desejo que venhais aqui coMIGO adorar JESUS sem cessar. Meus filhos, inclinai-vos diante d'ELE. Inclinai-vos diante do Seu CORPO pelos sofrimentos que ELE padece por vós e pelo mundo inteiro; diante do SANGUE que derramou por vós. Não vos permitais passar de outro modo estes dias, mas antes vivei tudo o que JESUS viveu coMIGO.
Como devemos amar, para verdadeiramente amarmos; para haver verdadeira CARIDADE, que é o que diferencia de outros "amores" puramente humanos?
Queridos filhos, hoje, convido-vos ao amor. Filhinhos, amai-vos uns aos outros com o AMOR DE DEUS.
É isso que faz a diferença, é isto, de revolucionário (as outras revoluções são superficiais ao lado desta), que JESUS veio trazer e dar, que só JESUS nos podia trazer e dar, poder amar alimentado no AMOR DE DEUS (a fonte desse amor sendo o ESPÍRITO SANTO). O dom do ESPÍRITO SANTO, este é o maior de todos os dons, o PROMETIDO DO PAI que JESUS nos alcançou pelo Seu sacrifício na CRUZ e RESSURREIÇÃO.
Até amanhã, se DEUS quiser!
Sem comentários:
Enviar um comentário