terça-feira, 12 de março de 2013

05 Mateus X,29-31

TQ 4,3 C (Salt.: sem IV)

***   ***   ***
 
«Não se vendem dois pássaros por uma pequena moeda? E nem um deles cairá por terra sem o consentimento do vosso PAI! Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados! Não temais, pois valeis mais do que muitos pássaros.» (Mateus X,29-31)
 
Nem um deles cairá por terra sem o consentimento do vosso PAI!
 
O que é que JESUS quer dizer com isso? Que DEUS é omnipotente, consegue tudo, mesmo sem violar a liberdade que nos deu. Quando JESUS nos ensinou a pedir ao PAI para que se cumpra a Sua vontade, não significa que a Sua vontade não se cumpre, mas pedimos que a nossa vontade coincida com a de DEUS. Assim é no CÉU e ninguém tem razões de queixa.
 
DEUS não foi contra a liberdade de Herodes, quando não deixou que Herodes fizesse o que pretendia: matar JESUS recém-nascido. A sua liberdade perversa não conseguiu contrariar a vontade de DEUS: a PALAVRA DE DEUS não pode ser contrariada. JESUS muitas vezes disse ainda não ter chegado a Sua hora, embora já O quisessem matar quando esteve em Nazaré, onde viveu grande parte da Sua infância, e só quando chegou a Sua hora, os que O queriam matar conseguiram o seu intento, antes, não. Aconteceu tudo como JESUS queria, embora em nenhum momento violou a liberdade dos Seus inimigos. Anteriormente, já tinham até enviado soldados para O prenderem, que vieram sem JESUS e dizendo nunca terem visto alguém falar como ELE falava. Em nenhum momento, JESUS violou a liberdade de alguém, mas não houve nada que não tenha sido como ELE quis. Enquanto a nossa vontade não coicindir com a de DEUS, estaremos expostos ao mal e sofrimento, como frutos do mau uso da nossa liberdade ou do mau uso da liberdade dos outros, e DEUS permite isso acontecer por saber, daí, tirar um bem. Tudo está nas mãos de DEUS.
 
Sobre os sucessores de São Pedro, não sei se houve maus papas ou não, não compete a mim julgá-los ou tirar conclusões deles. Cabe a DEUS o julgamento. Mas suspeito sempre sobre a maldade de algum deles, segundo se diz, porque a mentira é uma "virtude" do Inimigo para atacar a IGREJA. Nada há-de ficar oculto, lembra-nos JESUS. Na Antiga Aliança, Saul (e também Salomão, que até fez uma oração bonita pedindo a sabedoria para bem governar) foi eleito por DEUS (ou pelo ESPÍRITO SANTO, tanto faz! É a mesma coisa) tornando-se o Ungido do SENHOR (o Cristo); mais tarde tornou-se infiel, por causa do maior pecado que o POVO DE DEUS costuma cometer, dando origem aos males, a desobediência. O futuro escolhido de JESUS seria o rei David que, quando teve Saul nas suas mãos, que o perseguia e o queria matar, só disse (mais ou menos isso): DEUS me livre de tocar no Ungido do SENHOR! Um ungido já infiel a DEUS.
 
Houve - além das habituais tentativas de interferência do Inimigo, através do poder temporal - algum sucessor de São Pedro que se tornou infiel? Nem quero perder tempo com isso. Mas houve até um falso Papa, e o POVO DE DEUS, sem o ESPÍRITO SANTO interferir na liberdade do POVO DE DEUS, conseguiu saber muito bem quem era o verdadeiro e o falso Papa.
 
Agradeçamos a DEUS pelo Papa Bento XVI e continuemos, como Bento XVI nos pediu, a rezar pelo próximo sucessor de São Pedro: rezemos para que os cardeais eleitores sejam dóceis a JESUS (ao ESPÍRITO SANTO, a DEUS, ao PAI), para que, na liberdade que DEUS lhes deu, possam escolher o próximo sucessor de São Pedro segundo o coração de JESUS, que conduza a IGREJA segundo o coração de JESUS.
 
Boa noite e até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: