TC 21,5 B (Salt.: sem I)
Quinta-Feira da semana 21 do Tempo Comum.
(Dia de) Santa Mónica, mo.
Dia do nascituro
Todos os dias são dias do nascituro.
*** *** ***
Todo este assunto, desde o início, encontra-se
AQUI.
*** *** ***
O DEUS que criou o mundo e tudo quanto nele se encontra, ELE, que é o SENHOR do Céu e da Terra, não habita em santuários construídos pela mão do homem, nem é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa, ELE, que a todos dá a vida, a respiração e tudo mais. Fez, a partir de um só homem, todo o género humano, para habitar em toda a face da Terra; e fixou a sequência dos tempos e os limites para a sua habitação, a fim de que os homens procurem a DEUS e se esforcem por encontrá-l'O, mesmo tacteando, embora não se encontre longe de cada um de nós. É n'ELE, realmente, que vivemos, nos movemos e existimos. (Actos XVII, 24-28a)
ELE, que a todos dá a vida, a respiração e tudo mais.
Fixou a sequência dos tempos e os limites para a sua habitação, a fim de que os homens procurem a DEUS e se esforcem por encontrá-l'O, mesmo tacteando, embora não se encontre longe de cada um de nós. É n'ELE, realmente, que vivemos, nos movemos e existimos.
É n'ELE, realmente, que vivemos, nos movemos e existimos.
Quem descobrir isso
- vivemos, nos movemos, existimos em DEUS, presente espiritualmente (transcendentemente) em toda a CRIAÇÃO (analogia: como o homem, criado à imagem de DEUS, a sua alma está em todo o seu corpo humano, mas não é o corpo; é a forma e a vida do corpo) -,
que São Paulo descobriu, a presença de DEUS nele, na sua vida e em todas as coisas, viverá já no CÉU com os pés na terra.
NOSSA SENHORA, através da vidente Mirjana, disse que o pecado do mundo nem seria aquilo que poderíamos pensar, mas não procurar DEUS. É este pecado que dá origem a tantos pecados, pecados até hediondos e monstruosos, porque o homem sem DEUS cai sob o jugo do príncipe deste mundo. Diz a RAINHA DA PAZ:
Todas as pessoas adultas têm capacidade para saber que DEUS existe. O pecado do mundo consiste nisto: não se interessam por DEUS. As cidades, as regiões estão cheias de igrejas e mesquitas, mas as pessoas não entram nelas para perguntar: «Como devo viver?» Aqui está precisamente o pecado do mundo: não se interessa por DEUS.
Todas as pessoas adultas têm capacidade para saber que DEUS existe.
Pode - a pessoa adulta -, não saber explicar porque DEUS existe - como também pode saber de muitas outras coisas sem saber explicar -, mas DEUS deu condições ao homem para alcançar essa que é a verdadeira sabedoria de vida: viver com DEUS já nesta vida de passagem. Uma vida sem DEUS é triste e estulta, além de pôr em perigo a vida eterna com DEUS, sem a qual o homem nunca alcançará o seu fm, que é ser feliz.
E esse é o pecado do mundo, porque se as pessoas buscassem DEUS (oração), sabendo que ELE existe (toda a CRIAÇÃO fala de DEUS), não haveria os males que existem no mundo, tanto mais, quanto mais se está afastado de DEUS! O príncipe deste mundo nada pode contra o homem libertado por JESUS CRISTO: não pode mais enganá-lo, alimentá-lo na mentira da soberba, que cria a ilusão de liberdade e autonomia, nem obrigá-lo a pecar com a ilusão de bem que as tentações mentirosamente sugerem.
O pecado do mundo consiste nisto: não se interessam por DEUS.
Pergunta-se porque DEUS permite tanto mal no mundo, e chamam de mal ao que é efeito do verdadeiro mal, o pecado. Porque não perguntar antes porque não se buscou o REINO DE DEUS?
Poderíamos, se fôssemos racionais - mas o pecado estragou a razão humana... -, não nos interessar por mais nada, salvo por DEUS. Não nos interessar por DEUS, nunca! Jamais! É claro que o interesse por DEUS levaria necessariamente ao amor do próximo, ao interesse pelo próximo, e o mundo seria outro, uma paraíso terrestre a caminho do CÉU.
O pecado do mundo consiste nisto: não se interessam por DEUS.
E o número de descrentes é bem maior do que poderíamos pensar:
As cidades, as regiões estão cheias de igrejas e mesquitas, mas as pessoas não entram nelas para perguntar (a DEUS): «Como devo viver?» (O que esperas, SENHOR, de mim? Qual a Tua VONTADE?) Aqui está, precisamente o pecado do mundo: não se interessa por DEUS.
Não se interessar por DEUS - quando é um dever de toda criatura inteligente, para viver dignamente, adorar só DEUS em vez de criaturas... -, isso é verdadeiramente perverso. Também pratiquei a estupidez. Mas a SAGRADA ESCRITURA - não vou citar aqui as imensas passagens... - já havia ensinado que isso iria acontecer no futuro, o pecado da apostasia.
Revelações privadas de La Salette e Fátima, por exemplo, vieram lembrar isso mesmo das SAGRADAS ESCRITURAS.
Uma das "asneiras da Rússia" bem actual é uma sociedade alimentada de orgulho (alimentada de cegueira...). O orgulho (a mentira de si mesmo) domina a inteligência - do homem ou do anjo - em nome duma falsa liberdade e de uma falsa autonomia. O orgulho escraviza o homem, não deixa prevalecer a vontade, inclinada a buscar o bem que a inteligência vê como bem.
NOSSA SENHORA - isto é uma advertência - diz que, aqueles que vão para o Inferno, são os que já o vivem na Terra, devido ao pecado muito grave e à sua separação com DEUS. Depois da sua morte, não fazem senão continuar esse "inferno". E ainda diz:
Os homens que vão para o Inferno não querem receber nenhuma graça de DEUS. Não se arrependem, não param de jurar nem de blasfemar. Escolhem viver no Inferno e não encaram a possibilidade de o deixar.
Temos uma boa imagem disso na visão do Inferno de Dante: Satanás está preso por um rio congelado, rio congelado porque ele bate infindavelmente as suas asas, não permitindo ao rio se descongelar. Se o rio se descongelasse, sabe ele, ficaria livre, mas o seu orgulho obriga-o a continuar a bater as asas.
Assim tem sido o mundo na sua falsa liberdade e falsa autonomia: prefere, diz o orgulho, ser infeliz como um napoleão, a reconhecer que DEUS é o SENHOR. Não aceita a justiça de que só DEUS é o SENHOR, mas passa a ter muitos senhores para o escravizar e viver na ilusão da falsa liberdade. E de facto, fica bem dependente de uma série de senhores, que mandam nele.
A chamada modernidade está cheia desse orgulho e convencimento. Para isso contribuiu o príncipe deste mundo.
No dia 20 deste mês, em 1917, deu-se a 4ª aparição de Fátima, em Valinhos, e NOSSA SENHORA estava triste, e disse:
Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o Inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas.
Esta é a única real tragédia que pode acontecer ao homem, perder DEUS para sempre. A Irmã Lúcia, diante das heresias, muitas vezes teve que lembrar que o Inferno existe. DEUS respeita a liberdade das Suas criaturas, não vai obrigar ninguém a se salvar. O maior interessado em criar a mentira de que o Inferno não existe - verdade de FÉ da IGREJA -, e de que a vida é só esta vida e acabou, é Satanás, o que é compreensível!
DEUS tem enviado muitos sinais aos homens para lhes dizer que é preciso mudar de rumo. DEUS deseja salvar o homem e envia sinais. Apresento uma foto de Nossa Senhora de Lurdes tirada numa base militar espanhola que sobreviveu ao fogo que aconteceu nessa base. São sinais de DEUS para lembrar que ELE e a MÃE DE DEUS existem, que a vida, como quer Satanás que os homens acreditem, não é só isto, mas há uma vida que durará para sempre com ou sem DEUS:
O fogo rodeou a imagem, mas não ousou tocar nela. Mas não é só isso: mesmo rodeando - o que já é milagre, não há nem pode haver explicação natural -, o calor teria sido tanto que queimaria e racharia a imagem e queimaria também as flores que embelezam a imagem. As flores não tomaram conhecimento do fogo, nem a imagem. É como se tal fogo não tivesse existido. Não é um, mas mais de um milagre. Os homens continuarão cegos? Continuarão a dizer que não crêem em DEUS (como desculpa, mas tal desculpa não pode enganar DEUS)? Quantos mais sinais serão necessários para lembrar aos homens que DEUS existe, que o que JESUS disse - é preciso procurar saber o que JESUS disse... - é verdade?
O fogo não atingiu a imagem nem as plantas que embelezam a imagem, uma verdadeira ilha de paz e de vida, que a RAINHA DA PAZ quer oferecer aos que se abrirem a ELA (o mal - o fogo - não terá condições de fazer o mal a quem se abandonar à MÃE DO CÉU), no meio de tanta morte, de tanta destruição, de tanto sofrimento e miséria presentes neste mundo; de tantas trevas e falsas alegrias por se ter rejeitado JESUS CRISTO, o SALVADOR, por não se buscar o SALVADOR, a salvação, eis o pecado do mundo. Eis o que diz a imagem: há um mundo destruído por falsos valores, mas não pode atingir os que se abandonam à MÃE DE DEUS.
As rosas, presentes nessa imagem, têm a ver com NOSSA SENHORA: são belas, como bela é a nossa MÃE DO CÉU: exalam o perfume da oração que chega até DEUS e aceitam, por amor - amor verdadeiro e plena liberdade -, os espinhos da vida em favor dos pecadores. A rosa é a rainha das flores e, por isso, muito tem a ver com NOSSA SENHORA. Ninguém rezou como ELA, ninguém amou como ELA, mesmo nos espinhos da Sua vida.
Continuemos a olhar para o trabalho dos jovens, em relação aos antiteístas, que espalharam e continuam a espalhar as "asneiras da Rússia" pelo mundo inteiro. Um mundo que se deixou escravizar pelo orgulho, isto é, pela cegueira e mentira de si mesmo.
O político soviético Lenine estabelece em 1917 a ditadura bolchevista. Escreve Lenine:
Prefiro um milionário ou um capitalista que negue DEUS a um camponês ou um operário que acreditem n'ELE. (Lenine)
O que lhe importava, pois, ao estabelecer o Leninismo, não era o operário, mas ser inimigo de DEUS. Por detrás, está a idéia errada de que a riqueza, ser homem rico, afasta de DEUS e ser pobre aproxima o homem de DEUS. Há tantos pobres, cuja pobreza é ainda mais grave, pois não buscam DEUS, e há ricos que vivem a vida cristã, JESUS teve alguns ricos do Seu tempo como Seus amigos.
NOSSA SENHORA, quando fala do pecado do mundo, não diz que isso se aplica aos ricos, mas a todos, ricos e pobres (materialmente) (existe uma pobreza muito mais miserável, a pobreza espiritual). Tudo isso foi manipulado e conduzido pelo príncipe deste mundo, porque o natural, na natureza humana, é procurar a felicidade, procurar DEUS. O mundo tornou-se artificial, anti-natural, porque foi alienado pelo príncipe deste mundo de modo muito engenhoso e manhoso.
Diz Lenine que é inimigo de si mesmo:
Sou inimigo pessoal de DEUS.
O homem sem DEUS se auto-destrói, portanto, Lenine é inimigo de si mesmo. É tudo doentio, sombrio e triste:
Milhões de pecados, de actos de violência e de epidemias físicas são menos perigosos que a valiosa idéia de DEUS. Um padre que violenta uma rapariga é muito menos perigoso que um padre embuído das idéias de DEUS. Pois é fácil afastar o primeiro (manipular, tirar-lhe a liberdade), mas o outro, que crê, é mais difícil (só afastando-o), mas nenhum burguês estará de acordo com o seu afastamento. (Lenine)
É claro que um cristão fiel não segue idéias, mas JESUS CRISTO, Lenine era um ignorante sobre o que é ser cristão, mas percebe-se a sua intenção, quando fala de idéias. Dando desconto a essa ignorância, Lenine quer dizer que um verdadeiro marxista e um verdadeiro cristão se reconhece pela sua atitude perante DEUS. O marxista doentiamente e sem razões, salvo as inexplicáveis e ocultas, odeia DEUS (e segue idéias e teorias humanas cheias de erros). No cristão domina o amor a DEUS (procura, com o auxílio da GRAÇA, seguir a VONTADE DE DEUS, segue JESUS) e, daí, necessariamente o amor ao próximo. Por isso, Engels escreve:
O amor a todos os homens é completamente absurdo. (Engels)
Porque o amor a DEUS nos conduz a verdadeiramente amar o próximo, é absurdo?! Absurdo é o que ele diz: enquanto no homem não habitar o amor de DEUS e do próximo, o homem não poderá se realizar, será escravo do desamor e do ódio, escravo de todo tipo de violência.
Queridos filhos, rezai, para que chegue o REINO DO AMOR (o REINO DE DEUS) ao mundo inteiro. Como os homens ficaríam felizes, se o amor reinasse!
De acordo com os dados estatísticos da Cruz Vermelha, o "humanismo" (tão desumano!) marxista na União Soviética custou a vida a 49 milhões de pessoas, sem contar as vítimas da guerra.
Bucharine, conselheiro de Lenine, exige a destruição da idéia da CARIDADE cristã, do amor do próximo, que é, diz ele, o inimigo mais perigoso do comunismo. No entanto, é disso que se vive no CÉU...
Temos de combater a religião. Isto é o ABC de todo o materialismo e, portanto, também do marxismo. (Lenine)
E ainda:
A Rússia em si não me interessa. Ela é só um meio necessário para se passar à revolução mundial. (Lenine)
O ateísmo é irracional, reconhece Gardavsky:
Embora esta atitude seja absurda, não acreditamos em DEUS. (Gardavsky)
Escrevem os jovens:
Marx nunca nega a existência de DEUS. Na sua vida, pelo contrário, DEUS foi uma realidade determinante. Mas Marx O odiava e, consequentemente, também o homem, que foi chamado à amizade eterna com DEUS.
Marx quer vingar-se por ódio e cria uma filosofia antiteísta na qual substitui a verdade pela dialética (materialista), e o espírito é negado pelo materialismo.
Segundo Marx, nenhuma novidade para a Filosofia, o homem, como ser dotado de espírito (reconhece isso, mas não lhe interessa a verdade), pode chegar ao conhecimento de DEUS através do raciocínio e da verdade. Por isso, Marx quer impedir que ele possa chegar a este conhecimento criando uma filosofia e uma ordem social que eliminem o espírito e a verdade e, portanto, qualquer raciocínio. É a alienação da sociedade.
Deseja abolir o ser pensante no homem, substituindo-o pelo Estado que garante a assistência social.
O Estado não garante nada nem pode, nenhuma criatura pode garantir coisa alguma, só DEUS pode, mas o que está por detrás disso tudo é a idéia errada de Marx, de que o homem, satisfeito materialmente não precisa nem pensa mais em DEUS. Faz então do Estado um ídolo perverso e criminoso. O homem sem espírito e verdade, isto é, só com o corpo, sentimento e sensualidade, não está acima do nível do animal.
Meu SENHOR, meu DEUS, só a TI eu obedeço.
E se, livre e conscientemente, com a liberdade que me destes, obedeço a autoridade legítima, não o faço por obediência a criaturas, mas porque é da Tua VONTADE obedecer a autoridade legítima.
Não tenho criatura nenhuma por senhor a quem obedecer. Isso é indigno do homem.
Só a TI obedeço como acontece no CÉU e ninguém, nem a liberdade genuína, tem razões de queixa.
É verdadeira escravidão e o rebaixamento da dignidade humana - ao mais baixo nível! -, quando o homem obedece antes a criaturas que a VÓS.
É verdadeira escravidão e o rebaixamento da dignidade humana - ao mais baixo nível! -, quando o homem obedece antes a criaturas que a VÓS.
Quando o homem, até por questão de justiça, reconhece que só TU, o CRIADOR, és o SENHOR, então ele encontra a sua plena realização, a sua plena liberdade, a verdadeira paz a caminho da verdadeira felicidade.
Até amanhã, se DEUS quiser!