TC 18,7 B (Salt.: sem II)
Sábado da semana 18 do Tempo Comum.
Santa MARIA no Sábado, mf.
(Dia de) São Domingos, Presbítero, mo.
Hoje à tarde, Vésperas I de DOMINGO.
*** *** ***
«EU sou REI. Para isto nasci e para isto vim ao mundo, para dar testemunho da VERDADE. Todo aquele que é da verdade ouve a Minha VOZ (O ESPÍRITO SANTO).»
Disse-LHE Pilatos:
«O que é a VERDADE?»
(João XVIII, 37b-38a)
Pilatos é mais um pragmático que não está interessado na verdade, mas na utilidade subjectiva, que até pode, em nome da utilidade subjectiva, aprovar o mal. Basta subjectivamente entender ser útil - associar a um bem (quando o bem só se pode associar à verdade e à beleza, e aí está a verdadeira utilidade, a objectiva...) -, ter o poder para impor o seu subjectivismo, o seu «eu acho», e o mal fica aprovado. Só que o mal, como deficiência de bem e de verdade, só pode ser mal, só pode ter maus efeitos, nada útil, falando objectivamente.
Mas Pilatos até consegue - porque não pode impedir -, de reconhecer a VERDADE que escuta na sua consciência e, n'ELA, uma verdade..., reconhece logo uma verdade:
«Não encontro n’ELE culpa alguma!» (João XVIII, 38c)
Mas a mentira do pragmatismo o dominava e esqueceu-se desta verdade reconhecida por ele:
Pilatos vendo que nada conseguia e que o tumulto aumentava, mandou vir água e lavou as mãos na presença da multidão, dizendo:
«Estou inocente do sangue deste JUSTO! Isso é convosco.»
Todo o povo respondeu:
«Que o Seu SANGUE caia sobre nós e sobre os nossos filhos!»
(Mateus XXVII, 24-25)
Ou seja, o povo assume a responsabilidade na morte desse INOCENTE - povo e os seus filhos, todos. E até é verdade, todos nós, pelos nossos pecados, somos responsáveis pela morte de JESUS, embora tenha sido o SENHOR que quis dar a Sua vida (humana) em reparação dos nossos pecados. Sem a Sua permissão, nenhum poder deste e de qualquer outro mundo poderia dar-LHE a morte, porque o SENHOR não é só verdadeiro homem a partir da ENCARNAÇÃO, mas verdadeiro DEUS desde toda a eternidade, o FILHO DE DEUS gerado do PAI - daí, FILHO -, mas não criado, gerado, sim, mas eternamente (sem princípio). Nada nem ninguém pode contrariar a VONTADE DE DEUS, que prevalece sempre, mesmo sem interferir na liberdade das criaturas inteligentes, as que possuem livre arbítrio. A felicidade do CÉU é ter-se cumprido plenamente - na nossa vontade -, a VONTADE DE DEUS, cuja VONTADE é dar a felicidade ao homem:
Faça-SE a Vossa VONTADE, assim na Terra como no CÉU.
Mas o povo disse a verdade diante do pragmático Pilatos: o SENHOR quer reparar as nossas faltas de dimensão infinita aos olhos de DEUS, mas somos nós os responsáveis. E foi pelo SANGUE do SENHOR, recaindo sobre nós e os nossos filhos, que todos - se o quisermos - fomos salvos.
Soltou-lhes, então, Barrabás. (Mt XXVII, 26a) Então, Pilatos mandou que levassem JESUS e O açoitassem. (João XIX, 1)
Emborra Barrabás, segundo uma tradição, se tenha convertido - JESUS já está a salvar pecadores... Que salve a todos! -, o povo preferiu Barrabás (o erro, a mentira, o homicida, as trevas) a JESUS (o SUMO BEM), mas foi inteiramente manipulado pelo poder local dos sumo sacerdotes. algo que deve ser observado.
Queridos filhos, renovai a oração diante da CRUZ. EU ofereço-vos graças particulares e JESUS dá-vos os dons extraordinários da CRUZ. Aceitai-os e vivei-os.
Meditai a PAIXÃO DE JESUS e uni-vos a ELE na vida.
NOSSA SENHORA nos lembra que Satanás (Lúcifer) pretende destruir tudo que é bom. Já São Paulo lembrava contra quem travamos combate e lembra a RAINHA DA PAZ aqui:
Não podeis travar o Mal que quer reinar no mundo e destruí-lo. Mas, por meio da VONTADE DE DEUS, todos juntos com o Meu FILHO, podeis mudar tudo e curar o mundo.
Não é JESUS CRISTO (a IGREJA) que precisa de se converter ao mundo - como anda a sugerir o mundo dominado pelo Mal -, mas o mundo - e os cristãos na IGREJA - é que precisam de se converter a JESUS CRISTO, se quiserem ser felizes e ter futuro bom.
Um bom DOMINGO, o primeiro dia da semana, sem o qual não existiriam os outros, mas não só isso, também é o dia mais importante da semana e, em relação à RECRIAÇÃO de todas as coisas pela RESSURREIÇÃO, o oitavo e definitivo dia da semana. E até amanhã, se DEUS quiser!