quarta-feira, 26 de agosto de 2015

06 Mateus XXIII, 29-32 (Não nos julguemos melhores que os outros)

TC 21,4 B (Salt.: sem I)
Quarta-Feira da semana 21 do Tempo Comum.

Dia do nascituro. Todo o dia é dia do nascituro.

***   ***   ***

«Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque edificais os sepulcros dos profetas e ornamentais os túmulos dos justos; e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo dos nossos pais, não teríamos sido cúmplices na morte dos profetas’. Assim dais testemunho contra vós mesmos, confessando que sois os filhos daqueles que mataram os profetas. Completai então a obra dos vossos pais». (Mateus XXIII, 29-32)

Das leituras de hoje, no EVANGELHO, temos a passagem acima.

‘Se tivéssemos vivido no tempo dos nossos pais, não teríamos sido cúmplices na morte dos profetas’.

Como é que sabem? Esta certeza é muito comum, neste mundo, que vive de mentiras e acredita nelas: julgamos que somos diferentes dos outros, que somos melhores do que os outros e isso é uma grande mentira que vem do orgulho e da facilidade com que julgamos os outros, pois nos achamos melhores do que eles:

‘Se tivéssemos vivido no tempo dos nossos pais, não teríamos sido cúmplices na morte dos profetas’.

Quanta certeza!... Será verdade? Diz um ditado que não devemos dizer que dessa água nunca beberemos:

Não digas: «Dessa água, nunca beberei».

Se calhar, só DEUS sabe, beberíamos muito mais dessa água do que o que dela bebeu. Seremos mesmo diferentes dos outros, sem a graça de DEUS em nosso auxílio? JESUS diz que não, que isso é mentira:

Completai então a obra dos vossos pais.

Por falta de humildade, vão até ser piores que os seus pais, pois JESUS se refere à Sua PAIXÃO: crucificarão o PROFETA dos Profetas, JESUS CRISTO.

Sem DEUS nada somos, nada podemos e passamos a acreditar em muitas tolices. Actualmente, o mundo está cheio de tolices e o pior é que há quem acredite nelas, porque a educação está em decadência. Todas elas têm a intenção de negar a CRIAÇÃO (negar a realidade das coisas) e ofender DEUS (ódio a DEUS), e é visível ao olho nú. Mas é de bom senso provocar-se DEUS, o SENHOR?... Quem como DEUS?! Há uma justiça e ela não falhará para quem negou a misericórdia de DEUS nesta vida.

A grande novidade de JESUS CRISTO, a única coisa verdadeiramente nova, é o Seu REINO, o REINO DE DEUS que Adão perdeu, caindo sob o jugo do reino das trevas. Diz São Paulo:

Não cessamos de dar graças a DEUS, porque, depois de terdes recebido a PALAVRA DE DEUS por nós pregada, vós A acolhestes, não como palavra humana, mas como ELA é realmente, PALAVRA DE DEUS, que permanece activa em vós, os crentes. (1 Tessalonicenses II, 13)

PALAVRA DE DEUS, que permanece activa em vós, os crentes.

Sem a fé, a PALAVRA DE DEUS não pode actuar, fica parecida a uma palavra humana, embora seja PALAVRA DE DEUS. Com a fé - requer a humildade e o amor -, a PALAVRA DE DEUS se torna GRAÇA e VERDADE que salva, que livra o crente de ser igual ou até pior que os que estão sob o jugo do espírito do Mal.

Quantos, já nesta vida, que é só uma passagem, conhecem a felicidade do CÉU na Terra, um pouco disso, como conheceu o salmista?

SENHOR,

Onde poderei ocultar-me ao Vosso ESPÍRITO?
Onde evitarei a Vossa PRESENÇA?
Se subir ao céu, VÓS lá estais;
se descer aos abismos (dos oceanos), ali VOS encontrais.

Que bom! Que consolo! Tudo está nas mãos de DEUS.

Se voar nas asas da aurora,
se habitar nos confins do oceano,
mesmo ali a Vossa MÃO me guiará
e a Vossa DIREITA me sustentará.

DEUS está em toda a parte, de modo transcendente, é verdade, mas presente. DEUS não nos perde de vista, ou deixaríamos de existir. E além demais providencia dando-nos tudo o que precisamos, até para os que, por ignorância culposa, pois O odeiam, não O conhecem. Se O conhecessem, não poderiam deixar de amá-l'O. Procurem o SENHOR, porque só n'ELE está a salvação.

Se disser: «Talvez as trevas me hão- de ocultar
e a luz, em volta de mim, se fará noite»,
nem as trevas têm para VÓS escuridade:
a noite brilha como o dia 
e a escuridão é clara como a luz.

(Salmo CXXXVIII, 7-8.9-10.11-12)

Notemos o que diz o salmista:

A noite brilha como o dia e a escuridão é clara como a luz.

A pior de todas as cruzes é a cruz do pecador, a cruz sem CRISTO (sem DEUS). Cruz de desespero, onde a esperança não existe. Para quem buscou a misericórdia do SENHOR, as provações desta vida são nada, pois a misericórdia de DEUS o acompanha:

A noite brilha como o dia e a escuridão é clara como a luz.

Continuação de uma boa semana!