sexta-feira, 8 de abril de 2016

03 Quem como DEUS? (36)

TP 2,6 C (Salt.: sem II)
Sexta-Feira da semana 2 do Tempo Pascal.

***   ***   ***

Todo este assunto, desde o início, encontra-se


***   ***  ***

Embora sejam coisas diferentes, a Filosofia e a poesia, os jovens juntaram poetas e filósofos para saber o que pensam sobre DEUS.

Aristóteles não deve ter lido o Antigo Testamento, mas vai dizer que se prova que DEUS existe pelos efeitos que os nossos sentidos podem apreender. Foi esse o método desenvolvido mais tarde por São Tomás de Aquino nas cinco vias:

Embora seja invisível aos olhos da natureza mortal, DEUS reconhece-se através das Suas obras.

SENHOR, nosso DEUS, como é admirável o Vosso NOME em toda a Terra! A Vossa majestade está acima dos céus. Quando contemplo os céus, obra das Vossas mãos, a Lua e as estrelas que lá colocastes, que é o homem para que VOS lembreis dele, o filho do homem para dele VOS ocupardes? Fizestes dele quase um ser divino, de honra e glória o coroastes.
(Salmo VIII, 2.4-6)

Fr. Baron, político e filósofo, fundador do Empirismo, vai reconhecer que o saber profundo só nos pode aproximar de DEUS; que o superficialismo é que nos afasta de DEUS:

Um conhecimento supérfluo da Filosofia afasta-nos da Religião, enquanto um conhecimento profundo da mesma reaproxima-nos dela.

Vários cientistas - Metafísica e Ciência - deram testemunho disso mesmo: as suas descobertas e raciocínios os fizeram abertos para receberem o dom da fé de DEUS - o conhecimento profundo que adquiriram dessas descobertas e raciocínios os aproximaram de DEUS.

O representante máximo do iluminismo, F. M. Aroeut, de pseudónimo Voltaire, reconhece que não pode deixar de reconhecer que a natureza prova que DEUS existe:

Se DEUS não existisse, teria que ser inventado, mas ELE existe. Toda a natureza o proclama.

Primeiro, reconhece que a Religião é a dimensão mais importante de todas para o homem - mais do que economia, ciência, artes, etc. DEUS (Religião) é o que há de mais importante para o homem, povo, nação, Estado, para qualquer pessoa física ou jurídica - reconhece Voltaire quando fala em inventar DEUS, se não existisse -, que o homem sem DEUS não atinge o seu fim, não se realiza, não pode alcançar a felicidade, só ilusões. Mas logo reconhece Voltaire que nem é preciso inventar DEUS, toda a CRIAÇÃO  fala do CRIADOR. E ainda bem, porque o homem podia querer inventar algum deus à sua imagem e semelhança decaída pelo pecado original! E infelizmente até se tem inventado deuses que nada têm a ver com DEUS... Mas Voltaire reconhece essa necessidade...

Escreve Rousseau:

Medito sobre a ordem da natureza para a admirar e para adorar o sábio CRIADOR que nela SE manifesta.

Diderot, escritor e filósofo iluminista, apresenta um contra-exemplo, para destruir os argumentos dos que dizem que DEUS não existe (numa argumentação dedutiva, basta um contra-exemplo para provar que uma teoria é falsa). Diz Diderot:

Os olhos e as asas de uma borboleta bastam para destruir os argumentos dos que negam a DEUS.

Kant, filósofo alemão:

A razão indigna-se - com (toda a) razão... -, com a idéia de que tudo é produto do acaso. Há duas coisas que nos enchem de admiração: o céu estrelado por cima de nós e a lei moral dentro de nós.

Seneca, escritor e filósofo romano, diz que é mentiroso quem diz não acreditar em DEUS:

A fé em DEUS está inscrita em todos os corações. Mentem os que dizem não acreditar na existência de DEUS, pois, durante a noite e quando estão sozinhos, também eles duvidam!

E se duvidam, como podem ter a certeza de que DEUS não existe? Ou duvidam, ou têm a certeza - uma coisa ou outra. Estão a mentir, diz Seneca. O ateísmo nunca teve argumentos racionais para o que afirma, e os ateus deviam nada dizerem para não se contradizerem no que afirmam.

Santo Agostinho mete o dedo na ferida dos que dizem não crer em DEUS:

Ninguém nega a existência de DEUS, se não tiver interesse em que ELE não exista.

Mas será que DEUS vai deixar de existir se eles não acreditarem que DEUS existe? O ser humano costuma ter esse comportamento de alienação. Por causa disso, ficam agressivos com os crentes, porque estes não os deixam esquecer que DEUS existe. Mas se esquecessem que DEUS existe, deixaria DEUS de existir? É sempre um comportamento irracional:

Ninguém nega a existência de DEUS, se não tiver interesse em que ELE não exista.

Mas isso, de negar que DEUS existe por razões que não são as da razão, não é um comportamento racional. O estadista indiano Gandhi chega a enfatizar sobre as evidências que os nossos sentidos podem apreender e a nossa inteligência deduzir em relação à existência de DEUS:

Não hesito em dizer que estou mais persuadido da existência de DEUS do que da nossa própria presença neste lugar.

Do Santo Padre Pio XII:

Contradizendo afirmações superficiais, ... a verdadeira Ciência descobre DEUS e, conforme vai progredindo, aproxima-se cada vez mais d'ELE.

O conhecimento maior sobre a CRIAÇÃO só nos pode aproximar mais do CRIADOR, tal como os especialistas de pintura, quando contemplam uma pintura, sabem mais do seu autor, que está desconhecido, podendo mesmo chegar a descobrir quem é, que algum não especialista que contemple a mesma pintura (este verá menos, conhecerá menos sobre o pintor desconhecido, mas sabe que existe, é óbvio!). De Calvino:

Primeiramente, conhecemos DEUS como nosso CRIADOR, que nos mantém no ser através do Seu PODER (VONTADE), que nos dirige na Sua PROVIDÊNCIA, que nos protege com a Sua BONDADE e nos cumula com toda a espécie de bençãos.

O que diz Calvino, faz-me lembrar uma mensagem da RAINHA DA PAZ:

Meus filhos, é pela VONTADE DE DEUS que sois e existis, mas sem a VONTADE DE DEUS não sois nada. 

Escreve Langbehn, escritor alemão:

Aquele que nega a existência de DEUS parece-se com aquele que nega a existência do Sol: de nada lhe serve, pois continua a brilhar.

Que adianta dizer «eu não creio em DEUS»? DEUS vai deixar de existir por causa disso? Não seria mais racional buscar a Sua misericórdia, pois só temos essa vida finita para isso?

Foi no primeiro dia que tudo teve o seu início, na CRIAÇÃO - foi no DOMINGO (primeiro dia da semana) -, e foi nesse dia que JESUS RESSUSCITOU para nos ressuscitar da vida dos mortos e nos dar a VIDA ETERNA: um bom DOMINGO, uma boa semana, ALELUIA! E até amanhã, se DEUS quiser!