sexta-feira, 22 de abril de 2016

04 Génesis I,1 - II,4 (A CRIAÇÃO e o OITAVO DIA)

TP 4,6 C (Salt.: sem IV)
Sexta-Feira da semana 4 do Tempo Pascal.

***   ***   ***

No princípio, quando DEUS criou os céus e a Terra, a Terra era informe e vazia, as trevas cobriam o abismo e o ESPÍRITO DE DEUS movia-SE sobre a superfície das águas. DEUS disse: «Faça-se a luz.» E a luz foi feita. DEUS viu que a luz era boa e separou a luz das trevas. DEUS chamou dia à luz, e às trevas, noite. Assim, surgiu a tarde e, em seguida, a manhã: foi o DOMINGO.

DEUS disse: «Haja um firmamento entre as águas, para as manter separadas umas das outras.» E assim aconteceu. DEUS fez o firmamento e separou as águas que estavam sob o firmamento das que estavam por cima do firmamento. DEUS chamou céus ao firmamento. Assim, surgiu a tarde e, em seguida, a manhã: foi a segunda-feira.

DEUS disse: «Reúnam-se as águas que estão debaixo dos céus, num único lugar, a fim de aparecer a terra seca.» E assim aconteceu. DEUS chamou terra à parte sólida, e mar, ao conjunto das águas. E DEUS viu que isto era bom. DEUS disse: «Que a terra produza verdura, erva com semente, árvores frutíferas que dêem fruto sobre a terra, segundo as suas espécies, e contendo semente.» E assim aconteceu. A terra produziu verdura, erva com semente, segundo a sua espécie, e árvores de fruto, segundo as suas espécies, com a respectiva semente. DEUS viu que isto era bom. Assim, surgiu a tarde e, em seguida, a manhã: foi a terça-feira.

DEUS disse: «Haja luzeiros no firmamento dos céus, para separar o dia da noite e servirem de sinais, determinando as estações, os dias e os anos; servirão também de luzeiros no firmamento dos céus, para iluminarem a Terra.» E assim aconteceu. DEUS fez dois grandes luzeiros: o maior para presidir ao dia, e o menor para presidir à noite; fez também as estrelas. DEUS colocou-os no firmamento dos céus para iluminarem a Terra, para presidirem ao dia e à noite, e para separarem a luz das trevas. E DEUS viu que isto era bom. Assim, surgiu a tarde e, em seguida, a manhã: foi a quarta-feira.

DEUS disse: «Que as águas sejam povoadas de inúmeros seres vivos, e que por cima da terra voem aves, sob o firmamento dos céus.» DEUS criou, segundo as suas espécies, os monstros marinhos e todos os seres vivos que se movem nas águas, e todas as aves aladas, segundo as suas espécies. E DEUS viu que isto era bom. DEUS abençoou-os, dizendo: «Crescei e multiplicai-vos e enchei as águas do mar e multipliquem-se as aves sobre a terra.» Assim, surgiu a tarde e, em seguida, a manhã: foi a quinta-feira.

DEUS disse: «Que a terra produza seres vivos, segundo as suas espécies, animais domésticos, répteis e animais ferozes, segundo as suas espécies.» E assim aconteceu. DEUS fez os animais ferozes, segundo as suas espécies, os animais domésticos, segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra, segundo as suas espécies. E DEUS viu que isto era bom. Depois, DEUS disse: «Façamos o ser humano à NOSSA (DEUS UNO E TRINO) IMAGEM, à NOSSA SEMELHANÇA, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. DEUS criou o ser humano à Sua IMAGEM, criou-o à imagem de DEUS; ELE os criou homem e mulher. Abençoando-os, DEUS disse-lhes: «Crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a Terra. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se movem na terra.» DEUS disse: «Também vos dou todas as ervas com semente que existem à superfície da Terra, assim como todas as árvores de fruto com semente, para que vos sirvam de alimento. E a todos os animais da Terra, a todas as aves dos céus e a todos os seres vivos que existem e se movem sobre a Terra, igualmente dou por alimento toda a erva verde que a terra produzir.» E assim aconteceu. DEUS, vendo toda a Sua obra, considerou-a muito boa. Assim, surgiu a tarde e, em seguida, a manhã: foi a sexta-feira.

Foram assim terminados os céus e a Terra e todo o seu conjunto. Concluída, no sábado, toda a obra que tinha feito, DEUS repousou, no sábado, de todo o trabalho por ELE realizado. DEUS abençoou o sábado e santificou-o, visto ter sido nesse dia que ELE repousou de toda a obra da CRIAÇÃO.

Esta é a origem da criação dos céus e da Terra.
(Génesis I,1 - II,4)

Saibamos agradecer a DEUS CRIADOR por tudo que existe de bens. Existem e DEUS os mantém existindo, na Sua PROVIDÊNCIA, em criação contínua.

O homem pecou, ao acreditar na mentira da Serpente, trazendo a desordem que causa sofrimento, doença, envelhecimento e morte. Estava o homem condenado à pena eterna, mas DEUS teve misericórdia e reparou em SI Mesmo, ao assumir a nossa humanidade, as injustiças do homem, que podemos ver hoje, com mais clareza, quantas - e com quanta crueldade às vezes elas acontecem - pelas notícias que chegam até nós.

Foi na sexta-feira - o dia em que o homem tinha sido criado - que a reparação aconteceu pela PAIXÃO e MORTE REDENTORA do SENHOR. No DOMINGO seguinte, nova semana (NOVA CRIAÇÃO), JESUS RESSUSCITOU. Como houve uma RECRIAÇÃO (HOMEM NOVO), que será levada à plenitude no Juízo Final, esse dia é também chamado o OITAVO DIA. Na semana de 7 dias, o OITAVO DIA é o primeiro. Por isso, assim diz a SAGRADA ESCRITURA:

Tendo ressuscitado de manhã, no primeiro dia da semana (o DOMINGO), JESUS apareceu primeiramente a Maria de Magdala, da qual expulsara sete demónios. (Marcos XVI,9)

Louvado seja DEUS, NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, por todas as coisas que ELE criou e mantem existindo, e até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: