quarta-feira, 27 de abril de 2016

08 Mateus VI, 1 (Trabalhando para o REINO DE DEUS, não busquemos recompensas)

TP 5,4 C (Salt.: sem I)
Quarta-Feira da semana 5 do Tempo Pascal.

NOTA: Ontem foi o dia do aniversário da canonização do Santo Condestável. (Dra. História de Portugal) Se os portugueses fossem um pouco do que foi o Santo Condestável, Portugal seria muito maior do que é, com a necessária benção de DEUS.

***   ***   ***

«Guardai-vos de fazer as vossas boas obras para dardes nas vistas; de outro modo, não tereis nenhuma recompensa do vosso PAI que está no CÉU.» (Mateus VI, 1)

JESUS não está a dizer para não fazer boas obras diante dos homens, por exemplo, em voluntariado, gratuito e desinteressado, pensando no bem do próximo, levando-lhe o que é mais importante de tudo, o REINO DE DEUS, sem o qual não há salvação para ninguém:

«Vós sois o sal da Terra. (Bom testemunho) Ora, se o sal se corromper (infidelidade), com que se há-de salgar? (Dar gosto? Temperar?) Não serve para mais nada, senão para ser lançado fora e ser pisado pelos homens. (Pelo mau testemunho, só serve para ser gozado, ridicularizado e o NOME DE DEUS difamado, quando DEUS não tem nada a ver com isso) Vós sois a luz do mundo. (Boa palavra, palavra de verdade e bondade) Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem se acende a candeia para a colocar debaixo do alqueire, mas sim em cima do candelabro, e assim alumia a todos os que estão em casa. Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, de modo que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso PAI, que está no CÉU.» (Mateus V, 13-16)

O que JESUS diz é para não fazer isso com a intenção de receber recompensas e aplausos do mundo. São paupérrimas e passageiras recompensas, as do mundo, comparadas com a que DEUS pode dar. Quem fizer isso, não, por amor a DEUS e ao próximo - amor gratuito -, mas para receber aplausos, para dar nas vistas, já tem a sua recompensa:

«Em verdade vos digo: Já receberam a sua recompensa.» (Mateus VI, 2b)

Não há trabalho mais importante, fundamental e precioso que o trabalho dos que anunciam o REINO DE DEUS aos homens - sob o jugo de tantos reinos que não os deixam ser livres, mas escravos desses reinos. Só este trabalho salva o homem, já neste mundo passageiro e cheio de misérias por causa do pecado, e depois dá a VIDA ETERNA: aquilo que todo o homem, conscientemente ou não, anseia e busca, poder ver DEUS, a felicidade sem medidas e infindável. É um trabalho que deve ser voluntário, isto é, inteiramente livre de outros interesses menores e até desprezíveis, que não seja o bem do próximo, por amor de DEUS.

Como está na SAGRADA ESCRITURA, dito pelo próprio SENHOR, o salário de tal trabalho, na Sua VINHA, é a VIDA ETERNA, para trabalhadores de primeira à última hora. Em qualquer hora, nesta vida finita, podemos tomar a decisão de buscar a misericórdia de DEUS e passar a trabalhar para que outros tenham a mesma felicidade de alcançarem essa misericórdia de DEUS. E existirá maior remuneração do que esta, maior recompensa do que esta? Nada deste mundo pode pagar uma redenção definitiva para o homem, como canta o salmista. É tudo que o homem e mulher quer, deseja, busca, e DEUS dá GRATUITAMENTE.

Aleluia e até amanhã, se DEUS quiser!

Sem comentários: