sábado, 30 de setembro de 2017

07 Um Santo DOMINGO!

TC 25,7 A (Salt.: sem I)
Sábado da semana 25 do Tempo Comum.
Santa MARIA no Sábado, mf.
São Jerónimo, Presbítero e doutor da Igreja, mo.

Hoje à tarde, Vésperas I de DOMINGO.

1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.

***  **  **

Todo este assunto se encontra no seguinte sítio («site» em inglês):

AQUI, letra U.

***  **  **

Do EVANGELHO deste DOMINGO:

Naquele tempo, disse JESUS aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo:

«Que vos parece?

Um homem tinha dois filhos. Foi ter com o primeiro e disse-lhe:

‘Filho, vai hoje trabalhar na vinha’.

Mas ele respondeu-lhe:

‘Não quero’.

Depois, porém, arrependeu-se e foi. O homem dirigiu-se ao segundo filho e falou-lhe do mesmo modo. Ele respondeu:

‘Eu vou, senhor’.

Mas de facto não foi. Qual dos dois fez a vontade ao pai?».

Eles responderam-LHE:

«O primeiro».

JESUS disse-lhes:

«Em verdade vos digo: Os publicanos e as mulheres de má vida irão diante de vós para o REINO DE DEUS. João Baptista veio até vós, ensinando-vos o caminho da justiça, e não acreditastes nele; mas os publicanos e as mulheres de má vida acreditaram. E vós, que bem o vistes, não vos arrependestes, acreditando nele».
(Mateus XXI, 28-32)

São dois irmãos, um, representando o POVO da Antiga Aliança: disse «sim» à aliança com DEUS, mas foi infiel, preferindo viver da ilusão e da esterilidade da vida do pecado e da falsidade.

O povo hebraico viveu no meio de povos pagãos que disseram «não», preferindo viverem na miséria e tristeza da vida no pecado e do pecado, porque ainda não tinham compreendido o convite de DEUS, NOSSO SENHOR, à verdadeira alegria e paz, à vida com sentido e colorido, à liberdade dos filhos de DEUS. Mas aos poucos, vendo como viviam os cristãos, foram-se convertendo espontaneamente ao cristianismo:

Arrependeu-se - reconciliou-se com DEUS (com JESUS) - e foi (viver a vida da graça baptismal).

Mas a PALAVRA DE DEUS é sempre actual e actualizada, ELA é uma advertência aos cristãos actuais, para que não se tornem infiéis, por faltar a conversão diária que permite a verdadeira conversão, a do coração, e uma advertência também para o mundo ocidental, que conheceu tamanha graça e depois apostatou.

«O REINO DO CÉU é comparável a um rei (DEUS PAI) que preparou um banquete nupcial para o seu filho (JESUS CRISTO). Mandou os servos (MENSAGEIROS) chamar os convidados para as bodas, mas eles não quiseram comparecer. De novo mandou outros servos, ordenando-lhes: ‘Dizei aos convidados: O meu banquete está pronto; abateram-se os meus bois e as minhas reses gordas; tudo está preparado. Vinde às bodas.’ Mas eles, sem se importarem, foram um para o seu campo, outro para o seu negócio. Os restantes, apoderando-se dos servos, maltrataram-nos e mataram-nos. O rei ficou irado e enviou as suas tropas, que exterminaram aqueles assassinos e incendiaram a sua cidade. Disse, depois, aos servos: ‘O banquete das núpcias está pronto, mas os convidados não eram dignos. Ide, pois, às saídas dos caminhos e convidai para as bodas todos quantos encontrardes.’ Os servos, saindo pelos caminhos, reuniram todos aqueles que encontraram, maus e bons, e a sala do banquete encheu-se de convidados.»
(Mateus XX, 2-10)

Estamos a entrar no mês de Outubro, que é o mês do Rosário e Outubro Missionário.

Um Santo DOMINGO, o primeiro dia da semana, e até amanhã, se DEUS quiser!