sexta-feira, 10 de novembro de 2017

03 Romanos XIII, 8-10 (Nada complicado saber o que devemos fazer)

TC 31,6 A (Salt.: sem III)
Sexta-Feira da semana 31 do Tempo Comum.
São Leão Magno, Papa e doutor da Igreja, mo.

1917: 100 anos das aparições de NOSSA SENHORA em Fátima.
A autoridade de JESUS sobre Fátima:
«Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto.» (Lucas VI, 43-44a)

No Patriarcado de Lisboa, ano de reflexões sobre o VERBUM DOMINI
Bíblia: o Livro dos Livros onde está a PALAVRA DE DEUS (VERBUM DOMINI) que nos ensina - neste mundo que é só de passagem, uma páscoa - o mais importante de tudo, o que precisamos de saber para sermos felizes, fazermos os outros felizes e ganharmos a VIDA ETERNA.

***   ***  ***

Todo este assunto se encontra no seguinte sítio («site» em inglês):

AQUI, letra P (PALAVRA DE DEUS).

***   ***   ***

Meus irmãos:
Não devais a ninguém coisa alguma, a não ser o amor de uns para com os outros, pois, quem ama o próximo (CARIDADE) cumpre a LEI. De facto, os mandamentos que dizem:

«Não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não cobiçarás»,

e todos os outros mandamentos, resumem-se nestas palavras:

«Amarás ao próximo como a ti mesmo».

A CARIDADE não faz mal ao próximo. A CARIDADE é o pleno cumprimento da LEI.
(Romanos XIII, 8-10)

«A CARIDADE é o pleno cumprimento da LEI»

Com DEUS, tudo fica simplificado: a CARIDADE:

Só disso se vive no CÉU, onde ninguém tem necessidade de nada, mas a plenitude de todos os bens. Por isso, a CARIDADE não tem nada a ver com obras caritativas e outras idéias erradas, mas com o amor do próximo, por amor e no AMOR DE DEUS, pois é uma amor sobrenatural.

É o AMOR DE JESUS, que assumiu a nossa humanidade para SE fazer próximo de nós, não só como nosso DEUS, que o é, mas também como um de nós, nosso IRMÃO. Podemos nos dirigir a DEUS como nosso DEUS, mas também de modo humano a DEUS, como nosso IRMÃO humanado, tendo como pai comum o Seu PAI e o ESPIRITO SANTO que clama em nós: «ABBÁ! PAI!».

Por amor de nós (CARIDADE), JESUS humilhou-SE, assumindo a nossa humanidade (ENCARNAÇÃO), humilhando-SE ainda mais até à morte de CRUZ (PAIXÃO) para nos dar a VIDA (RESSURREIÇÃO).

É certo que na Terra, onde há irmãos em dificuldades, um dos efeitos da CARIDADE é socorrer o próximo e realizar as benditas obras de caridade, pois o amor do próximo não deixa ninguém indiferente a quem sofre, mas não é isso que é CARIDADE, antes é um efeito dela, desse amor sobrenatural pelo próximo.

Como podemos cumprir a LEI? Também as leis civis da sociedade, quando estas não vão contra a LEI DE DEUS, pois não temos o direito de praticar a injustiça. Tudo que vai contra a LEI DE DEUS é injustiça, vai contra o Direito.

Com DEUS no coração fica tudo simplificado:

«A CARIDADE é o pleno cumprimento da LEI»

Nada complicado saber o que devemos fazer para nos salvar, vivendo a paz e alegria neste mundo e, depois, a felicidade eterna da VISÃO BEATÍFICA DE DEUS.

Estamos numa selva de leis porque nos complicámos, ao nos afastar de DEUS. Mas sempre podemos, e o mundo inteiro também pode..., podemos voltar para DEUS, para a simplicidade e alegria de vida, para a salvação de JESUS CRISTO, fruto da Sua CARIDADE.

Diante da selva de leis, e de tantas regras também, fica-se a pergunta:

Onde está a liberdade, no meio de tantas e tão complicadas leis, quando tudo é simplificado na LEI DE DEUS?

E nada está acima da LEI DE DEUS, nada A pode cancelar:

Vale ontem, hoje e sempre. O pecado é sempre pecado: ontem, hoje e sempre.

Qualquer lei humana que vá contra a LEI DE DEUS, que está simplificada na CARIDADE, torna-se crime legalizado. É pela LEI DE DEUS, a LEI NATURAL inscrita no coração humano, que todos seremos julgados, e jamais pelas complicadas e confusas leis humanas, que afastando-se do DIREITO NATURAL para inventar direitos subjectivos, aprova leis que vão contra o Direito, leis que são, por isso, injustiça e discriminação.

«Não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não cobiçarás», e todos os outros mandamentos, resumem-se nestas palavras: «Amarás ao próximo como a ti mesmo». A CARIDADE não faz mal ao próximo. A CARIDADE é o pleno cumprimento da LEI.

E DEUS, NOSSO SENHOR, liberta o homem de tudo que o subjuga, não o deixando ser feliz e viver em paz consigo, com DEUS e com o próximo, é só nos convertermos a ELE.

Uma boa sexta-feira, o sexto dia da semana, e até amanhã, se DEUS quiser!